Elevador Lacerda – Salvador, Bahia


Elevador Lacerda, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Como no post anterior dedicamos um espaço para falar sobre a Sorveteria A Cubana, que possui unidades no Pelourinho e na Praça Municipal, onde também se localiza um dos mais famosos postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que compõe a linda vista para a Baía de Todos os Santos.

Elevador Lacerda e Mercado Modelo (abaixo), Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Segundo verbete extraído da Wikipedia, o Elevador Lacerda “foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896)”. Ainda sobre o Elevador, “após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportavam vinte passageiros cada. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006″.

Vista do Elevador Lacerda, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Acima podemos ver parte da vista do Elevador. Vale a pena reservar um tempo para conhecer este projeto arquitetônico, que é símbolo da união da cidade baixa com a cidade alta, um elo entre duas realidades dividindo a mesma cidade. A vista de cima é belíssima e para descer ou subir no elevador custa apenas 5 centavos. Organize seu tempo e dedique um pouco do mesmo para apreciar uma das vistas mais belas da cidade.

Elevador Lacerda, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.
**Comentários ofensivos serão deletados.

Um comentário

  1. [...] e é o principal acesso para os maiores cartões-postais da cidade: a Praça Cayru, que abriga o Elevador Lacerda e o acesso ao Pelourinho. Praça Cayru. Salvador, Bahia. Imagem: Janaína [...]


Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail Anuncie_aqui_no_Jeguiando

Pesquisar

  Lojinha_do_Jeguiando     Guia_Destinos_de_Inverno Produtos_Submarino

Destaques do Jeguiando

    Interior_de_Sao_Paulo Canadá_topo2

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: