Mercado Modelo – Salvador, Bahia


Mercado Modelo, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Já que os últimos posts foram dedicados ao Centro Histórico de Salvador e fizemos uma apanhado geral de locais bacanas para se visitar como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, A Cubana e o Bahia Café, hoje falaremos de uma das imagens que mais circulam de Salvador, que é a do Mercado Modelo. Segundo verbete extraído da Wikipedia, o Mercado Modelo foi Inaugurado em 1912 (…) e surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir itens tão variados como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé”.

Mercado Modelo, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

Infelizmente, fotografias na parte interna do Mercado não são permitidas em função da quantidade de artigos de arte. No seu interior, são vendidos artigos de artesanato, instrumentos, artigos de decoração, adornos, roupas, redes, bolsas, bijouterias, etc. Para quem busca um local para adquirir lembranças da cidade com ofertas mais centralizadas, o Mercado é uma boa opção. Além de voltado essencialmente para o comércio dos artigos citados acima, o espaço ainda conta com a estrutura de restaurantes, que servem os pratos tido como típicos da região: caruru, vatapá e as moquecas (deliciosas por sinal!). De quebra, o Mercado Modelo ainda possui a belíssima vista para a Baía de Todos os Santos. No subsolo do local ainda há galerias subterrâneas que também merecem ser visitadas. No seu pátio, funcionam também mais uma variedade de stands voltados para o comércio de artesanato. Recomendo a visita! Vale a pena! Para maiores informações, acessem o site oficial.

Mercado Modelo, Salvador. Imagem: Janaína Calaça.

Endereço: Praça Visconde de Cayrú. Comércio.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado – 9 às 19 horas. Domingos e feriados – 9 às 14 horas. Restaurantes – Até às 14 horas.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
6
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

8 Comentários

  1. celio disse:

    para muita gente é uma surpresa a informação da existência dessas galerias subterrâneas no mercado modelo de salvador.no texto aqui apresentado se fala que o mercado foi fundado em 1912 mas não se informa qu foi totalmente reformado (ou reconstruido) na década de 6(?)depois do incêndio que acabou com o mercado modelo antigo e a feira de água dos meninos,uma extensão uma do outro.e essas gasleris para que serviam?falta muita coisa a ser exoplicada sobre o mercado modelo.ou não?

  2. celio disse:

    gostaria de mandarmeu comentário para dora.mendonca@uol.com.br. é possível?

  3. meu nome é marina tenho 18 anos faço facudade e eu gostaria muito de conheçe o mercado modelo eu ja imagino o quanto ele deve ser lindo mais um dia eu ainda irei conheçe-lo:
    mais eu gostaria de e em salvador e conheçer lá eu ja fu…
    lá em salvador mais ñ tive a oportunidade de conheçe-lo.

  4. […] must). Enfim, mas depois de ter conhecido o Centro histórico e ter ficado com os pés inchados no Mercado Modelo e subido e descido no Elevador Lacerda cinco vezes. (gastando moedinha à toa) eu conheci o … […]

  5. lizandra disse:

    gostaria de saber se as lojinhas do mercado fornecem material para venda atraves de algum site ou meio da internet…tenho certeza q muitos comerciantes gostariam de ter seus materiais em suas lojas…como é meu caso q busco buzius africanos e contas de coral…entre outras pçs q existem lá!

  6. […] o visitante então decide: tomar um sorvete na Cubana, descer o Elevador Lacerda e visitar o Mercado Modelo ou ir direto para o Pelourinho? Agora a decisão é do viajante!  Elevador Lacerda, Baía de […]

  7. […] Ilha de Itaparica; em um passeio em frente às docas ou através de uma moqueca ao meio dia no Mercado Modelo, para apreciá-lo silenciosamente enquanto matava as saudades do dendê. Essa sempre foi a minha […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares