No início do ano, decidimos organizar uma viagem em família para algum destino do Nordeste, que fosse facilmente acessível de carro e que estivesse a menos de oito horas de Salvador (nosso ponto de partida na ocasião). Como já estávamos há algum tempo com a ideia fixa de conhecer o Cânion do Xingó, decidimos aproveitar aqueles dias de férias que tínhamos à disposição para reunir a família e viajar. Depois de montarmos o roteiro e pensarmos na logística da viagem, era hora de fechar a hospedagem.
Há algumas opções em termos de logística para fazer o passeio do Cânion do Xingó. Há quem escolha fazer o bate e volta entre Aracaju e o cânion ou entre Maceió e o atrativo, mas eu, sinceramente, considero o passeio bem cansativo quando feito dessa forma. Dessa forma, fui pesquisar opções que envolvessem pernoitar em alguma cidadezinha e as que mais me chamaram a atenção foram Piranhas e Canindé do São Francisco. Acabei optando, por fim, por Piranhas, porque, além de fotogênica, a cidade tem uma relação profunda com a história do Cangaço (que é um assunto que me interessa), pois foi exatamente lá que os corpos de Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros foram expostos após o assassinato do bando pela Volante.
- Pousada O Imperador – Onde se hospedar em Piranhas, AL
Depois que decidimos fazer de Piranhas a nossa base, comecei a pesquisar referências de hotéis ou pousadas na região. Grande parte das referências que li apontava para a Pousada Pedra do Sino como uma boa opção de hospedagem, principalmente por conta de sua localização privilegiada (a poucos passos do Mirante Secular, de onde é possível ter uma vista panorâmica incrível da cidade). No entanto, na época em que havíamos decidido viajar, não encontramos mais quartos disponíveis e, como estávamos em quatro, o jeito foi procurar uma alternativa.
Depois de uma busca, acabamos encontrando a Pousada O Imperador, localizada a 200 metros do centro histórico da cidade, fato que já me animou bastante. Havia a possibilidade de não dependermos do carro para acessar o centrinho, que é onde tudo literalmente acontece em Piranhas, e o melhor: havia dois quartos restantes (um com cama de casal e um triplo, onde acomodaria meu irmão e minha mãe).
A Pousada O Imperador está localizada na Praça Itabira de Brito, a apenas 200 metros do centro histórico, a 89 km do Aeroporto Paulo Afonso, a 6 km da Estação Rodoviária de Piranhas e a 12 km dos Cânions do Rio São Francisco.
A pousadinha funciona em um antigo casarão e está recém-reformada, ou seja, tudo ainda está cheirando a novo (quando estivemos lá, em fevereiro de 2014, o empreendimento tinha aberto suas portas há poucos meses).
O hotel soma ao todo dezenove acomodações, divididas nas categorias Duplo Casal, Triplo Solteiro e Quádruplo 1, todas equipadas com TV de tela plana (com TV a cabo), ar condicionado, frigobar e banheiro privativo.
- Acomodações
Como citei anteriormente, demos muita sorte em encontrar duas acomodações disponíveis na pousada na época de nossa visita à cidade de Piranhas. Erik e eu ficamos hospedados no quarto Duplo Casal (que segue o mesmo padrão da Triplo Solteiro, que mostramos nas fotos) e meu irmão e minha mãe ficaram na Triplo. Tudo funcionava e estava muito limpo. Não tenho absolutamente nenhuma crítica em relação aos quartos. Atenderam muito bem à nossa necessidade.
- Café da manhã
Uma das coisas que eu mais gosto em uma viagem pelo Nordeste é provar o café da manhã de seus hotéis e de suas pousadas. Para mim, particularmente, o café da manhã nordestino é imbatível, principalmente pela grande variedade de itens regionais, que me remete às lembranças afetivas de infância.
Apesar de aparentemente simples, o café (incluso na diária) conta com muitos itens, como bolos variados, cuscuz de milho (o cuscuz tradicional nordestino), banana da terra cozida, inhame, uma grande variedade de frutas (inclusive regionais), sucos, iogurtes, pães, café e chás. Saímos de lá satisfeitos.
- Impressões gerais sobre a Pousada O Imperador
Funcionando em um antigo casarão completamente reformado, a 200 metros do centro histórico de Piranhas, a Pousada O Imperador é uma boa opção para quem está de viagem marcada para o destino.
Os pontos fortes da hospedagem é o atendimento atencioso; os quartos em perfeito estado de funcionamento e limpeza; a localização privilegiada; o café da manhã farto e o Wi-Fi gratuito.
Os pontos fracos resumem-se primordialmente à grande quantidade de escadas (o que pode dificultar bastante a hospedagem de um viajante que sofra com algum problema de mobilidade) e o fato do casarão não contar com estacionamento (para nós não foi um problema, pois conseguimos estacionar tranquilamente na rua, em frente à pousada). No mais, reitero que é uma boa opção de hospedagem em Piranhas!
Serviço
– Localização: Praça Itabira de Brito – Centro Histórico, Piranhas-AL.
– Tel.: (82) 3686-3407/ 3686-3325/ 9634-9013.
– Site oficial: www.pousadaoimperador.com.br
– Contato: reservas@pousadaoimperador.com.br
Encontre os hotéis mais baratos no site da Rumbo.pt: http://www.rumbo.pt/hoteis/
- Leia mais:
– Cânion do Xingó: Conheça o oásis do sertão
– Piranhas, Alagoas: O que fazer, onde comer e outras dicas
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.Este post é um oferecimento do nosso parceiro Rumbo.
Eu estava procurando mesmo um lugar para me hospedar em Piranhas, mas a Pousada do Sino está sempre cheia. Já estava desistindo de ficar na cidade. Obrigado pela dica.
Deja
Olá, Dejanira.
A pousada O Imperador atende bem quem está buscando uma base para o passeio ao Cânion do Xingó. É simples, mas as acomodações são confortáveis e o café é muito bom. =)
Grande abraço,
Jana.
Belas dicas. Parabéns pelo trabalho. Abs