Entre as boas lembranças que tenho de minha infância e do início de minha adolescência certamente as mais táteis são as que reúno da época em que passava fins de semana e feriados no sítio de meus tios Menélio (in memorian) e de minha tia Enalva. O tempo passou, o sítio foi vendido, mas as lembranças ficaram. Recordações de tempos despreocupados, de dias de festa e de família unida.
Vivendo em São Paulo desde 2007, em meio à correria cotidiana, ao trânsito intenso e a um mar de prédios, não são raras as vezes em que desejo passar dias “no meio do mato”, só olhando as estrelas e ouvindo o som dos grilos. Nesses dias também, o lugar que busco em minha memória é o sítio de meus tios, o café da manhã à mesa comprida e rodeada por familiares e amigos, as árvores, a rede, o som do latido dos cachorros, o cheiro de terra e do café coado e as noites enfeitadas pelas estrelas. A lembrança do sítio é aquilo que busco quando sinto minha mente e meu corpo cansados e foi isso que busquei quando decidi passar uns dias em São Bento do Sapucaí. Queria paz, natureza, cachoeira, comida simples e boa e noites enfeitadas por estrelas.
Pesquisando opções de hospedagem em São Bento do Sapucaí que coubessem em meu bolso e que se aproximassem daquilo que eu buscava (paz, sossego e a atmosfera do saudoso sítio), acabei encontrando o Tocas do Lago, um Bed & Breakfast administrado pelo casal Ildefonso e Jéssica. Depois de ver algumas fotos e ler as avaliações positivas sobre o local, decidi fechar as reservas e aguardar meus merecidos dias de descanso após um ano de muito trabalho.
Tocas do Lago (Bed & Breakfast)
O bed & breakfast Tocas do Lago trata-se de um negócio familiar tocado pelo casal Ildefonso e Jéssica, que decidiu transformar a propriedade da família em um lugar para receber pessoas que desejam aproveitar o clima de “roça”, dias tranquilos e o contato com a natureza.
Quando digo que o casal toca o negócio não estou me referindo apenas à rotina administrativa do bed & breakfast, mas à toda dinâmica que envolve o lugar. São os dois que recebem os hóspedes, cuidam das instalações, servem o café da manhã (foi um prazer dividir a mesa com ambos), proporcionando ao visitante um atendimento pessoal e próximo e um acolhimento que dificilmente encontramos em grandes hotéis e resorts. O hóspede literalmente se sente como um convidado na propriedade, que tem ares de sítio e um lago onde o pôr do sol se reflete bonito nos fins de tarde.
Localização
O Tocas do Lago está muito bem localizado em São Bento do Sapucaí. A propriedade está a 0,5 quilômetro do centro, a 0,7 quilômetro de um supermercado, a 0,8 quilômetro do restaurante Sabor da Serra, a 6, 2 quilômetros do Complexo Pedra do Baú, a 11,2 quilômetros do Museu Felícia Leirner, a 12, 5 quilômetros do Palácio da Boa Vista, a 14 quilômetros do Pico do Imbiri, a 14, 1 quilômetros do Mosteiro de São João, a 14,2 da Casa da Xilogravura a 14,4 quilômetros do Centro de Lazer Tarundu e a 15 quilômetros da rodoviária.
O acesso à propriedade só se dá com carro, por uma estrada pavimentada. Alguns pontos são bastante íngremes, mas um carro 1.0 sobe. Nós estávamos em um Sandero 1.0, com bagagem, somos gordos, e o carro subiu. =D
A estrutura
Como desejam manter um atendimento bem próximo e pessoal aos hóspedes, o casal Ildefonso e Jéssica optou por construir poucas acomodações na propriedade, que conta com dois chalés quádruplos de 50 m² e um duplo de 30 m², todos equipados com TV de tela plana via satélite, com vista para o lago, jardim ou montanha. Além dos chalés, há a Cabana Lobo Guará, com capacidade para hospedar até dez pessoas. Localizada na parte mais alta da propriedade, a partir desse chalé é possível avistar a imponente Pedra do Baú. De lá, a 1200 metros de altitude, os hóspedes também podem assistir à queima de fogos que acontece na virada do ano.
No chalé onde ficamos hospedados, havia dois quartos independentes e um espaço de convivência com utensílios, micro-ondas e geladeira. Como o bed & breakfast não possui restaurante, esse espaço é providencial. Nós, por exemplo, levamos água, refrigerante e uns beliscos para a noite e armazenamos tudo na geladeira.
O Tocas do Lago oferece ainda Wi-Fi e estacionamento grátis para os hóspedes e o lago da propriedade é utilizado para a pesca esportiva.
Café da manhã
O café da manhã do Tocas do Lago é daqueles de roça, com queijo Minas, bolo, biscoito de polvilho, frutas, mel, geleias, pães, chocolate, iogurte, leite e café. Tudo é fresquinho, saboroso e servido com muito capricho pela Jéssica, que é uma das anfitriãs mais doces e queridas que tivemos a oportunidade de conhecer em nossas andanças.
Pet friendly
Se você tem um bichinho de estimação e quer levá-lo consigo em sua viagem, saiba que o Tocas do Lago é pet friendly. Além de conviver com as duas fofuras Frida e Tulinha, as mascotes da propriedade, você ainda poderá levar seus bichinhos para aproveitar uns dias nesse cantinho onde o descanso e a natureza andam de mãos dadas.
Nossas impressões
O Tocas do Lago é uma ótima opção para famílias e casais que desejem se hospedar em um local de atendimento mais pessoal. Ildefonso e Jéssica são ótimos anfitriões. O casal é atencioso e tenta tornar a experiência de seus hóspedes a melhor possível.
Na região, esse simpático Bed & Breakfast tem uma ótima relação custo-benefício, com diárias a partir de R$ 250,00, com café da manhã, Wi-fi e estacionamento inclusos, além de oferecer estrutura para a prática da pesca esportiva.
Vale a pena!
Serviço
- Endereço: Avenida Sebastião de Mello Mendes, 660. Paiol Grande. São Bento do Sapucaí
- Tel.: (12) 99746-1415
Gostou do post? Siga a gente em nossas redes sociais!
- Facebook: https://www.facebook.com/Jeguiando/
- Instagram: https://www.instagram.com/jeguiando/