Depois de quase quatro anos sem passar o São João no Nordeste, este ano Erik e eu resolvemos fazer diferente. Aproveitando a semaninha de folga do nosso casamento – 16 de junho -, arrumamos a mala e as mochilas e nos mandamos para Salvador. São João é uma das festas mais importantes e aguardadas pelos nordestinos ao longo do ano e, apesar de geralmente passar os festejos juninos com a família, resolvemos pegar estrada rumo à Praia do Forte para aproveitar a vibração da época e, de quebra, tomar uns banhos de mar e desacelerar do ritmo de São Paulo. Apesar de Salvador ser um destino fortíssimo no Carnaval, no São João a população prefere buscar as festas nas cidades interioranas da Bahia e foi o que fizemos. Em vez de enfrentarmos de 4 a 8 horas na estrada para curtir um forrozin, preferimos viajar para Mata de São João, onde se localiza a Praia do Forte.
- São João em Praia do Forte, BA
– Vila de Pescadores em clima de São João
Logo que chegamos em Praia do Forte e deixamos nossas malas no Hotel Via dos Corais (onde ficamos hospedados), partimos para dar uma volta pela Vila dos Pescadores – que é um charme – para matar as saudades. A vilinha estava totalmente enfeitada com bandeirolas coloridas e balõezinhos, que riscavam o céu azul sempre presente naquelas bandas. Pelas ruas estreitas, alguns habitantes vendiam fogos de artifício para iluminar as noites de São João, crianças brincavam com traque de massa (que em São Paulo é biribinha), e as casas estavam animadas com um forrozin e licor. Clima de interior e a alegria típica dos dias de São João no Nordeste.
– Atividades para preencher o dia antes de curtir o São João
Sugestão de passeios
Um dos pontos interessantes de passar o São João em Praia do Forte é a possibilidade de preencher o dia com várias atividades e, à noite, cair no forró (que este ano aconteceu no centro de Mata de São João, em Imbassaí e na própria Praia do Forte, com apoio da Prefeitura de Mata de São João e da Turisforte – a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte). Durante o dia, por exemplo, visitamos o Instituto Baleia Jubarte, o Castelo Garcia D’Ávila, passeamos pela vila, tomamos banho de mar e vimos um por do sol incrível na beira da praia. Sugiro também incluir passeios que envolvem ecoturismo e turismo de aventura como o passeio de quadriciclo pela Reserva da Sapiranga ou o Caiaque no Rio Pojuca, que já experimentamos e curtimos. Lá você também pode fazer snorkeling nas piscinas naturais ou conhecer o Projeto TAMAR. Infelizmente, em junho, as jubartes ainda não chegaram à costa, mas a partir de julho, você consegue vê-las por lá também.
Tour gastronômico
Já disse várias vezes que Praia do Forte é um importante polo gastronômico na Bahia. Vários e bons restaurantes se concentram por lá. Se, no ano que vem, você passar as festas juninas na região, não deixe de fazer um pequeno tour gastronômico pela Vila de Pescadores para provar desde pratos da gastronomia baiana a pratos da gastronomia nordestina e brasileira. Como sugestão, não deixe de conhecer o Terreiro Bahia da Chef Tereza Paim, a Vila Gourmet do Sobrado da Vila e provar as moquecas do Obá Moquecaria.
– Apresentações musicais
Este ano, as apresentações musicais foram distribuídas em três pontos: centro de Mata de São João, em Imbassaí e na própria Praia do Forte. A programação é voltada tanto para adultos quanto para crianças (ideal para quem viaja com filhos e busca opções para os pequenos também curtirem o São João). Em 2012, a programação contou com a presença de forrozeiros famosos no Nordeste, como Alcymar Monteiro, cantores de música sertaneja como Michel Teló e abriu espaço também para grupos locais, trios e blocos de forró da região e contou com apoio da Prefeitura de Mata de São João e da Turisforte – a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte).
– Comidas típicas
Para fechar o São João em Praia do Forte com chave de ouro, não podia deixar de falar sobre as comidas típicas juninas, que fazem a festa dos habitantes e visitantes da região. Tanto no centro de Mata de São João, em Imbassaí, quanto em Praia do Forte (na Vila dos Pescadores), barraquinhas de comidas típicas são armadas para vender os quitutes e sabores da época: bolo de milho, aimpim, tapioca, laranja, milho assado, milho cozido, amendoim cozido, licores de vários sabores, que dão o tom dos festejos. 🙂
E então? Se animou para o próximo São João?
- Outras informações:
– Localização: Município baiano de Mata de São João, a pouco mais de 50 km de Salvador.
– Informações turísticas: Turisforte – a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte
Agradecimentos:
A Rosinha, do Hotel Via dos Corais pela parceria, apoio e suporte.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Muito boa a dica! As fotos ficaram lindas e deixam qualquer pessoa com vontade de ir conhecer Praia do Forte. Parece que tudo é muito lindo e calmo e que o São João é uma festa agradável, comemorada por todos e sem riscos de acontecerem incidentes ruins. Além disso, não tem como não ficar com água na boca vendo os pratos preparados nos restaurantes locais. Deve ser tudo muito bom mesmo!
Gostei muito desta indicação .
gostaria de saber quais as atrações para o são joão 2013, fiquei animada com esse lugar agradeço
Oi, Lucy! Td bem?
Lucy, a programação deve sair no portal de Mata de São João. http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/index.php =)
Um grande abraço,
Jana.