Caros jeguiantes, entre os dias 25 e 31 de outubro, o Jeguiando partiu para a Bahia e a nossa viagem foi dividida em dois momentos: nossa estadia em Salvador e a nossa estadia na Praia do Forte, situada no Litoral Norte Baiano. A Praia do Forte, localizada no Município de Mata do São João, tem se configurado, cada vez mais, como um dos destinos mais bem estruturados para receber turistas no Litoral Norte Baiano e este fato é traduzido através da encantadora Vila dos Pescadores, pontuada de pousadas e hotéis confortáveis (como é o caso do Hotel Via dos Corais), por bons restaurantes – muitos deles de alta gastronomia (como o Restaurante Terreiro Bahia, da chef Tereza Paim, que tivemos a oportunidade de visitar) -, por lojinhas, ateliês de arte e ainda pelas inúmeras opções de atividades, principalmente voltadas para ecoturismo e turismo de aventura, como fazer caiaque no Rio Pojuca, participar de trilhas, observar as baleias Jubarte em alto mar nos meses de julho e agosto, fazer snorkeling nas piscinas naturais e muito mais. E, falando em turismo de aventura, que tal um passeio de quadriciclo pela Reserva da Sapiranga?
- Passeio de Quadriciclo na Reserva da Sapiranga, Praia do Forte, Bahia
Enquanto planejava a ida do Jeguiando para a Praia do Forte juntamente com Rosa Brandão, nossa anfitriã no aconchegante Hotel Via dos Corais, ela me perguntou se eu já conhecia as opções em ecoturismo e turismo de aventura da região e se tinha interesse em fazer algumas atividades. Em nossa primeira ida à Praia do Forte (que foi apenas um bate-volta), só tivemos tempo para conhecer a Vila dos Pescadores e o Projeto TAMAR. Agora, estávamos de volta, com um pouco mais de tempo (muito pouco tempo ainda diante das opções que o local tem a oferecer) e lá fomos nós para mais uma aventura!
Nosso parceiro nesta aventura foi o Bahia Adventure, que, prontamente, nos enviou uma programação básica para escolhermos as atividades que gostaríamos de fazer. Como o tempo ainda era curto, conseguimos agendar o passeio de quadriciclo pela Reserva da Sapiranga, com parada no Rio Pojuca para banho, tirolesa e passeio de caiaque e, no dia seguinte, o Pojuca Trip, que envolve o percurso pelo Rio Pojuca, flutuação em boias e trilha pela Mata Atlântica, além das opções de tirolesa e caiaque, também inclusas no passeio de quadriciclo.
No horário marcado, pontualmente o veículo do Bahia Adventure foi nos buscar (Clara Miyagui – minha grande amiga e companheira nesta viagem – e eu). Com calçados fechados (o uso é obrigatório), com repelente à vontade e protetor solar, partimos para nossa aventura. Chegando na sede de onde parte o passeio, fomos recebidos por nosso guia de ecoturismo, Hector Guazzo, um uruguaio super simpático com formação em educação física. Antes de partir para o passeio pela Reserva da Sapiranga pilotando o quadriciclo, todos do grupo tiveram que passar por um teste com Hector para comprovar que o visitante está apto a pilotar o equipamento.
Depois de tudo em ordem, partimos em fila indiana para a Reserva da Sapiranga. “Com 533,05 hectares de terra que envolvem uma porção secundária de Mata Atlântica, a reserva está inserida dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) Litoral Norte do Estado da Bahia, que vai desde o Rio Pojuca (Praia do Forte, no município de Mata de São João) até o Rio Real (Mangue Seco, divisa com o estado de Sergipe). A Reserva da Sapiranga tem este nome porque dentro da sua área possui um rio homônimo, que, na língua tupi-guarani, quer dizer “olho vermelho” (esta denominação se deu pelo motivo do rio possuir suas águas com coloração avermelhadas, devido à alta concentração de ferro) (Fonte: Fundação Gárcia D’Ávila).
O quadriciclo possui dois lugares, ou seja, Clara foi pilotando na ida e eu na volta. Durante todo o percurso na estradinha de terra, estivemos rodeados de vegetação e a aventura ficou por conta dos obstáculos do terreno acidentado. Hector nos guiava em uma moto, mostrando os locais mais tranquilos para passar. No fim da primeira metade do passeio, chegamos finalmente ao Rio Pojuca. Lá, pegamos uma canoa para a outra margem do rio para curtirmos a segunda metade do passeio, que envolvia uma tirolesa e um passeio de caiaque (ambas as atividades já são inclusas no pacote do Quadriciclo). Não percam, então, a segunda metade de nossa aventura pela Reserva da Sapiranga e pelo Rio Pojuca!
- Outras atividades de ecoturismo e turismo de aventura realizadas pelo Bahia Adventure
Além das atividades que fizemos durante nossa estadia na Praia do Forte, o Bahia Adventure ainda trabalha com as seguintes opções em ecoturismo e turismo de aventura: Expedição Imbassaí (que envolve passeio em uma canoa canadense, banho de rio/ mar, caminhada, passeio pelas dunas, conhecer o artesanato local); Sapiranga Adventure (flutuação em boias, tirolesa, caminhada, canoa havaiana e banho de rio); Fun Boat (lancha, banho de mar, snorkeling, praia e visita aos recifes); Floresta do Camurujipe (jeep, caminhada, banho de rio, em meio à Mata Atlântica); Jeep Tour Sapiranga (passeio de jeep, caminhada, banho no rio Sapiranga, visita ao Castelo Garcia D’Ávila); Voo Panorâmico de 15 minutos em um monomotor; Passeio para Mangue Seco (passeio de buggy, sand board – dia todo) e muito mais. Para maiores informações, acesse Bahia Adventure e monte sua programação! 🙂
- Agradecimentos:
– A Rosa Clara Brandão, pela confiança em nosso trabalho, por nos receber e por ter dado todo o suporte que precisamos em nossa estadia em Praia do Forte;
– A Tereza Paim, por nos receber em seu restaurante Terreiro Bahia com um incrível jantar;
– Ao Bahia Adventure, por nos proporcionar os passeios voltados para ecoturismo e turismo de aventura.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
[…] opções de atividades, principalmente voltadas para ecoturismo e turismo de aventura, andar de quadriciclo pela Reserva da Sapiranga, participar de trilhas, observar as baleias Jubarte em alto mar nos meses de julho e agosto, fazer […]
Olá, gostaria de poder tirar uma duvida, estou indo pra Bahia agora dia 23/09/15 pela primeira vez, e fiquei super animada com o passeio de quadriciclo na reserva de sapiranga, entrei no site pra ver e vi que pra comprar precisa entrar em contato com eles, será que se eu for la no dia sem comprar antes posso fazer o passeio de quadriciclo igual? Ou realmente preciso comprar antecipado?
Oi Taissa, tudo bom?
Acho que vale a pena entrar em contato diretamente com eles e conferir se eles fazem encaixes de última hora. Em geral a antecipação é necessária até mesmo para que a empresa tenha como alocar um profissional para acompanhar o grupo, ok?
Veja com eles e ficaríamos bem felizes e ver o seu feedback após o contato, assim, ajudaremos próximos leitores com essa dúvida! 😀
A obrigado por responder, bom vou ligar pra lá e ver com eles então pra deixar tudo certinho antes de ir então! 🙂
O mês de abril funciona normal?
Adriano, pode verificar diretamente com o pessoal da http://www.bahiaadventure.com/