Minas Gerais, desde sempre, povoou meu imaginário. A primeira vez que quis conhecer o estado foi durante a minha adolescência, quando li A Ladeira da Saudade, de Ganymédes José, obra infanto-juvenil que se passava em Ouro Preto. O livro contava a história de dois personagens que se apaixonaram entre os casarões coloniais, as ladeiras calçadas de pedras, os biscoitos de polvilho e o pão de queijo e entre inúmeras referências à Marília de Dirceu, do poeta Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu uma das histórias de amor mais conhecidas da literatura brasileira. Anos atrás, tive a oportunidade de conhecer Ouro Preto, em uma passagem rápida à cidade. A vontade de explorar Minas só cresceu, então este ano resolvemos montar um roteiro de viagem, por o pé na estrada e conhecer um dos estados mais ricos em termos de memória histórica do país, além de ser, sem dúvidas, um dos estados também de povo mais simpático, acolhedor e chegado a um dedo de prosa.
- Pousada do Ó, Tiradentes, Minas Gerais – Localização privilegiada entre o centro histórico e a Igreja Matriz
Durante nosso planejamento de viagem, decidimos optar por ficar em Tiradentes na maior parte dos dias e de lá partirmos para conhecer os demais destinos. Foi a nossa atitude mais acertada, pois a cidade, além de extremamente tranquila e segura, possui uma boa estrutura para receber turistas: restaurantes – atente-se apenas para o fato de que os restaurantes não funcionam no ritmo das grandes cidades e a maioria não aceita cartões -, lojinhas e boas pousadas (de variados preços). Por ser uma cidade pequena, não há muitas agências bancárias, mas o visitante pode partir para São João Del Rei, a 10 km de Tiradentes, quando precisar fazer saques.
Outro ponto de acerto em nossa viagem foi a nossa hospedagem na Pousada do Ó, que conta com uma localização privilegiada na cidade. A pousada está a poucas pernadas da Igreja Matriz e a poucas pernadas também do centro histórico, o que diminuiu consideravelmente a dependência do carro, mesmo em dias de chuva. Para quem viaja para a cidade sem carro, o fator localização acaba ajudando também, pois grande parte dos restaurantes se concentram no centro histórico e em suas cercanias. Além de estar bem situada, a pousada é agradável – os quartos são arejados e confortáveis -, conta com um atendimento simpático e acolhedor e é um ambiente tranquilo, ideal para quem quer descansar. O local, inclusive, é indicado pelo Guia Lonely Planet Brasil.
- Acomodações
A Pousada do Ó funciona em um antigo casarão colonial e seu jardim tem vista para a Serra de São José. O casarão conta com 11 apartamentos: sendo oito do tipo Standard (padrão) e três apartamentos Especiais (Luxo) – ficamos hospedados no número 11, um apartamento especial com um charmoso jardim de inverno. Os móveis – grande parte deles – são de madeira de demolição, tradição de Minas.
Os apartamentos do padrão Standard são equipados com TV 14″, cama (1,88 x 1,48 m), colchão de espuma (D-33), frigobar, ventilador, chuveiro elétrico, banheiro privativo com box blindex e acesso à internet sem fio (wireless). Já os apartamentos Especiais (Luxo) são equipados com TV 21″ de tela plana, cama queen (1,98 x 1,58 m), colchão de molas, frigobar, banheiro privativo com box, ventilador, jardim de inverno e acesso à internet sem fio (wireless).
- Café da Manhã
Simples, porém variado, o café da manhã da Pousada do Ó tem pãozin de queijo, biscoitinhos, bolos (geralmente dois tipos – o de laranja estava uma loucura! -), croissants, frutas, cereais, pães, frios, café, suco e iogurte, tudo servido em joguinhos americanos de tapeçaria, valorizando os produtos locais – Minas, além de artefatos em pedra sabão, madeira e papel machê, também produz muitos artigos de tapeçaria.
- Outras informações:
– Localização: Rua do Chafariz, 25. Centro, Tiradentes, MG.
– Tel de contato: +55 (32) 3355-1699 – (32) 9116-1057.
– Site oficial: Pousada do Ó
– Cartões: Aceita as bandeiras Visa e Mastercard.
– Confira aqui se esta pousada pode ser reservada através do Booking e não perca tempo!
– PROMOÇÃO/ DESCONTO: Leitor do Jeguiando ganha 10% de desconto na hospedagem até dezembro de 2013 (desconto não é válido para eventos e feriados). Procurar por Alan.
– Agradecimentos: A Alan, por nos receber com toda a atenção e carinho.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Oi Érik e Janaína!
O Post ficou ótimo (comentários e fotos), mas acho que o Jegueton passou dos limites com a namoradeira, avise pra ele, que, em Minas, para pegar na mão, só depois de um mês de namoro. Grande abraço, Alan.
Jana, tenho muita vontade de conhecer Tiradentes. Adorei o post! Bjoo
que delíiiiicia! Morro de vontade de conhecer Minas! *-*
[…] a Rua do Chafariz. Esta rua, pontuada de antigos casarões coloniais, pousadinhas aconchegantes (a Pousada do Ó, onde ficamos hospedados, fica lá), também abriga, além da principal igreja da cidade, a Casa da […]
Jana, minha bloqueira preferida, como estão as coisas? Bariloche ano que vem em. Hehehehe. Achei muito legal essas dicas. Visitarei a cidade no final do ano, fazendo um grande circuito por Minas. Ouro Preto, Tiradentes, Mariana… Essa proposta de 10% ainda existe? Grande beijo.
Gabi, é só falar com o Alan Gandra que você é leitor do Jeguiando. :DDDD
Uhmmm… Esse Jegueton é danadinho… De olho na namoradeira da Pousada do Ó!!! Rsrsrsrs
Hahaha o Jegueton tava doido para ficar com a mineira 😀
[…] e pela confiança em nosso trabalho; a Alan Gandra, pela receptividade e por nos hospedar na Pousada do Ó; e à Estalagem do Sabor, por nos receber tão […]
[…] e pela confiança em nosso trabalho; a Alan Gandra, pela receptividade e por nos hospedar na Pousada do Ó; a Ana e Paulo pelo dedo de prosa e pelo […]
[…] e pela confiança em nosso trabalho; a Alan Gandra, pela receptividade e por nos hospedar na Pousada do Ó; e a Paulo, proprietário do Aldeia Bar, pelo dedo de prosa e por nos apresentar à gastronomia […]
Quando estava pesquisando lugares para ficar em Tiradentes não achei praticamente nada na internet falando da Pousada do Ó (em julho/2011). Acabei ficando em outro lugar, que recomendo (Pousada Richard Rothe), mas que era mais caro que aí. Fiz hoje meu post sobre isso e coloquei o link para esse post aqui, que com certeza facilita a vida de quem está procurando hospedagem em Tiradentes: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/hospedagem-ouro-preto-tiradentes.html
Gostaria de saber,o valor da diária para casal e se á disponibilidade para o dia 01/01/14 obrigado.
Olá Roseli Tomaz!
Ainda temos disponibilidade para o dia 01 de janeiro. O valor da diária no apartamento standard para duas pessoas (casal) é R$200,00 e no apartamento Especial/Luxo R$250,00. Os seguidores do Jeguiando possuem um desconto de 10% sobre estes valores. Atenciosamente, Alan Gandra