Nosso roteiro de viagem de São Paulo a Minas Gerais


Caros jeguiantes, andamos sumidos, mas estamos de volta!!! O sumiço foi por uma boa causa: entre os dias 18 a 22 de dezembro, fizemos uma viagem a Minas Gerais, no melhor esquema pé na estrada para visitar algumas cidades que integram a Estrada Real e o Circuito dos Inconfidentes. Como o tempo era curto, decidimos visitar inicialmente São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto, mas, como fomos pegos de surpresa pela chuva, que deixou algumas cidades em estado de emergência, acabamos tirando Congonhas do roteiro e acrescentando o vilarejo de Bichinho - imperdível para quem gosta de arte, artesanato e móveis antigos e de demolição -, Resende Costa – para quem é apaixonado por tapeçarias e bordados – e ainda deu tempo de visitar a Fazenda do Pombal, situada no munícipio de Ritápolis e onde Tiradentes nasceu.

Mapa São Paulo - Minas Gerais. Fonte: http://www.tiradentesgerais.com.br/maparodoviario.pdf

Fonte: http://www.tiradentesgerais.com.br/maparodoviario.pdf

- A viagem a Minas Gerais partindo de São Paulo:

Toda a nossa viagem foi feita de carro e usamos a mesma rota para ir e voltar. Partimos de São Paulo sentido Belo Horizonte pela Fernão Dias (BR 381) – passando por Mairiporã, Atibaia, Extrema, Camanducaia, Pouso Alegre, Varginha, Três Corações – e pegamos a BR 265 na altura de Lavras, passando por São João Del Rei para chegarmos a Tiradentes, onde ficamos hospedados na Pousada do Ó – ideal para quem quer otimizar a estadia na cidade, pela localização privilegiada (a poucos metros da Igreja Matriz e do centro histórico, onde se encontra a maior concentração de restaurantes e lojinhas da cidade). O trajeto de São Paulo para Tiradentes durou, mais ou menos, 6 horas (contando com paradas) e o nosso retorno (partindo de Ouro Preto sentido São Paulo) durou cerca de 9 horas (com três paradas).

Erik, Jegueton e Jana em Tiradentes, Minas Gerais. Imagem: Jeguiando

Erik, Jegueton e Jana em Tiradentes, Minas Gerais. Imagem: Jeguiando

Tiradentes foi o nosso ponto de partida para as outras cidades e vilarejos e só a deixamos no dia 21/12 para passar uma noite em Ouro Preto. Para quem busca tranquilidade e a imersão em um local histórico, sugiro realmente se hospedar na cidade por uns dias e de lá partir durante o dia para a visita a outros destinos. São João Del Rei, por exemplo, fica a apenas a 10 km de Tiradentes e Bichinho a 4km. Não gostamos muito de São João del Rei (mas é uma questão de perspectiva). Achei o trânsito meio caótico e a quantidade de flanelinhas querendo te cobrar (extorquir) pelo uso de um local público não ajudou em nada, por isso ainda acho que, pelas opções, tranquilidade e estrutura, Tiradentes foi uma escolha acertada. Mas falaremos da cidade, mais detalhadamente, nos próximos posts. :)

Distâncias de Tiradentes em relação a outras cidades mineiras e capitais. Fonte: http://www.tiradentesgerais.com.br/maparodoviario.pdf

Distâncias de Tiradentes em relação a outras cidades mineiras e capitais. Fonte: http://www.tiradentesgerais.com.br/maparodoviario.pdf

- Informações adicionais sobre a viagem de São Paulo a Minas Gerais:

Distância São Paulo – Tiradentes: Aproximadamente 473 km (6 horas de carro);

Distância Ouro Preto – São Paulo: Aproximadamente 610 km (9 horas de carro com 3 paradas);

Pedágios: Por volta de 4 (todos no valor de R$ 1,40);

Tanques de combustível gastos na viagem: Aproximadamente 2 tanques.

Jegueton, Jana e Erik durante a viagem a Minas Gerais. Imagem: Jeguiando

Jegueton, Jana e Erik durante a viagem a Minas Gerais. Imagem: Jeguiando

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.
**Comentários ofensivos serão deletados.

8 Comentários

  1. Adoro Minas e só de ler este post fiquei com vontade de voltar!
    Assim como vcs eu adorei Tiradentes! Posta mais para eu ir me deliciando!

  2. […] passagem rápida à cidade. A vontade de explorar Minas só cresceu, então este ano resolvemos, montar um roteiro de viagem, por o pé na estrada e conhecer um dos estados mais ricos em termos de memória histórica do […]

  3. eve disse:

    Boa tarde ..
    eu gostaria de saber quantas horas que da de são paulo ate o centro de Belo Horizonte ,de ônibus.
    e tambem se o õnibus rodoviaria passa la perto do centro de BH, fico no aguardo ate obrigado….

  4. marcos disse:

    ola eu gostaria de saber qual a rota mais facíl de são vicente a cidade de ouro preto minas gerais, com menos pedágio grato…

  5. Mayra Boppre disse:

    Nossa Janaína, como eu procurei nesse mundão da internet um post que falasse da viagem de carro SP-MG!
    Eu li que vocês não gostaram muito de São João del Rey, mas você teria alguma dica? A página sobre lá está sem nenhum post.

    Obrigada!
    Mayra

    • Oi, Mayra! Tudo bem? =)

      Mayra, mil desculpas pela demora em responder-lhe, mas estávamos viajando! =D

      Mayra, como São João Del Rey não nos chamou realmente a atenção, acabamos não escrevendo nenhum post ainda sobre o destino, porque demos prioridade a Tiradentes – de que gostamos muito.

      Mas sempre digo que gosto é pessoal e várias pessoas gostam muito de São João. Acho que é uma questão realmente subjetiva, por isso digo que seria bacana você conhecer tb a cidade e ver o que ela te diz . =))) Vale tentar!

      Um beijão!

      Jana.

  6. Daniele disse:

    olá gostaria de saber se vc acha perigoso ir fazer uma viagem assim com um BB de um ano meu marido saiu de férias e gostaríamos de conhecer minas mais estamos com receio de ir com o BB…bjs

    • Erik PZado disse:

      Oi Daniele, não sabemos muito da logística de viagens com crianças, mas linhas gerais os trechos de deslocamento são em serras, estradas de mão dupla e sinuosas. Há grande chance da criança enjoar e acabar se tornando um ponto de preocupação, viu.
      Conversando uma vez com o Márcio do A Janela Laranja, já ouvi ele citando que viagens com mais de 2 horas de duração já começam a ficar cansativas pra criançada e olha que hoje elas já estão maiorzinhas. Vale até dar uma passada no site dele pra ver se acha algumas dicas mais acertadas a viagens com pequenos. Nesse nicho há também o Viajando com Pimpolhos da Sut mie. Corre lá :D


Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail Anuncie_aqui_no_Jeguiando

Pesquisar

  Lojinha_do_Jeguiando     Guia_Destinos_de_Inverno Produtos_Submarino

Destaques do Jeguiando

    Interior_de_Sao_Paulo Canadá_topo2

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: