A história de Tiradentes teve seu ínicio no século XVIII e está alinhavada à febre do ouro, que se instaurou no estado de Minas Gerais. A região, que hoje abrange a cidade, ficou conhecida pelas altas concentrações de ouro de superfície em comparação às demais localizações mineiras. Por esta razão, o que era um pequeno arraial acabou se desenvolvendo ao ponto de atingir o status de vila – a Vila de São João del Rei -, que assim permaneceu até 1889, quando passou a se chamar de Tiradentes. Grande parte dos seus casarões e igrejas permanecem originais e a maioria das edificações datam do século XVIII. A cidade, quase que em sua totalidade, é pontuada de casarões coloniais e o seu coração é o Largo das Forras, centro histórico onde grande parte dos estabelecimentos (restaurantes, bares e lojinhas) estão reunidos. Ficamos hospedados a poucos metros do centrinho, na Pousada do Ó, o que nos fez passear pelo local várias vezes, o observando em suas diversas nuances – em dias ensolarados, durante a chuva e à noite.
- Largo das Forras – Centro Histórico de Tiradentes, Minas Gerais
O Largo das Forras foi assim nomeado por ter sido o local onde os escravos recebiam sua carta de alforria, em tempos de fim de escravidão. Hoje, os antigos casarões coloniais, que antes abrigavam as famílias mineiras, foram sendo reconfigurados e adaptados ao turismo, atividade que se tornou sinônimo de subsistência para muitos dos habitantes de Tiradentes. Bares, restaurantes, lojinhas e até opções de hospedagem são encontrados neste pequeno centro, além de edificações e monumentos históricos.
- Monumentos e edificações históricas do Largo das Forras, Tiradentes, Minas Gerais
Dentre os monumentos e edificações históricas que você encontrará no Largo das Forras estão: o busto de Tiradentes, erigido em 1892, em homenagem ao centenário de sua morte; a sede da prefeitura, que funciona em um dos mais antigos casarões coloniais da cidade e que data de 1720, e a capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza, de 1771.
- O que fazer no centro histórico de Tiradentes, Minas Gerais?
Além de caminhar pelo centrinho e conhecer suas edificações históricas, o Largo das Forras conta com opções para os visitantes, em termos de gastronomia, hospedagem e compras.
– Lazer para os pequenos: Para quem vai viajar com os pequenos, a dica no centrinho fica por conta dos passeios de charretes, que se encontram estacionadas no largo só esperando os visitantes.
– Compras no Largo das Forras, Tiradentes, Minas Gerais: Em Tiradentes, grande parte das lojinhas se dedica basicamente à comercialização de doces em geral (que valem muito à pena!) e ao artesanato, envolvendo desde peças de decoração à tapeçaria. A diversidade do artesanato é grande, as peças são lindas e, se você não tiver cuidado, volta falido para casa. Nas lojinhas de doce, trouxe para casa goiabada em compota e cervejas mineiras, mas há também uma grande variedade de biscoitinhos, da tradicional goiabada cascão, de queijos, doce de leite, etc.
– Gastronomia – Bares e restaurantes no Largo das Forras, Tiradentes, Minas Gerais: Não fizemos todas as refeições em Tiradentes, porque visitamos outras cidades também durante nossa viagem a Minas Gerais. Tínhamos programado de conhecer alguns restaurantes, mas, nos dias em que estavam abertos, estávamos em outros locais. Dentre os bares e restaurantes localizados no Largo das Forras e que visitamos estão: o Templário, um café agradável, com preço de São Paulo; o San Felici, com boa massa, mas nada de excepcional e o Bar do Celso, restaurante super simples, mas de comida caseira bem feitinha e com um preço que cabe no bolso. O restaurante em Tiradentes, que realmente valeu muito a visita, foi, sem dúvidas, o Spaguetti, localizado próximo ao centro, mas não no Largo das Forras.
Além dos restaurantes que visitamos, ainda há uma lista de opções que você encontrará no Largo das Forras e ao longo do centro histórico. São eles:
– Bar Sapore D ´Italia. Largo das Forras, n. 23, Centro, Tel.: (32) 3355-124;
– Bar Conto De Réis. Largo das Forras, n. 49, Centro, Tel.: (32) 3355-1780;
– Doce Diferença Café. Rua Ministro Gabriel Passos, n. 262, Centro. Tel.: (32) 3355-1320;
– San Felice Ristorante. Largo das Forras, n. 86, Centro. Tel.: (32) 3355-2340;
– Trattoria Via Destra. Rua Direita, n. 45, Centro Histórico. Tel.: (32) 3355-1906;
– Casazul Bistrô Latino. Rua da Cadeia s/ nº. Tel.: (32) 3355-1868;
– Restaurante da Matriz. Rua da Câmara, n. 88, Centro. Tel.: (32) 3355-1848 / ( 21) 9177-1073;
– Casa Tavarana.Rua Frederico Ozanan, n. 320 c , Centro. Tel.: (32) 3355-1860/06;
– Theatro da Villa. Rua Padre Toledo, n. 157, Centro Histórico. Tel.: (32) 3355-1533;
– Restaurante Padre Toledo. Rua direita, Centro;
– Sabor de Minas. Rua ministro Gabriel Passos, n. 62, Centro. Tel.: (32) 3355-1632;
– Tragaluz Restaurante Casa. Rua direita, n. 52, Centro. Tel.: (32) 3355-1424;
– Restaurante Divino Sabor. Rua Min Gabriel Passos, 300, Centro. Tel.: (32) 3355-1633.
Informação importante: Fique atento ao fato de que nem todos os restaurantes aceitam cartões de débito ou crédito e não abrem todos os dias da semana. Alguns restaurantes só abrem nos fins de semana, outros não abrem nas segundas ou nas terças, ou seja, a dinâmica de uma cidade pequena é bem distinta das grandes cidades e é preciso estar preparado, porque às vezes programamos de conhecer um local e o encontramos fechado. Reúna, durante a programação de sua viagem, o maior número de informações sobre o destino e aproveite a temporada sem grandes surpresas! 😉
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Tiradentes é inesquecível! Pra mim a melhor cidade histórica!!!
Rafa, sem dúvidas a cidade que mais aproveitei foi Tiradentes! Não consegui aproveitar bem São João del Rei, por causa do trânsito maluco e dos flanelinhas, que, como nas grandes cidades, tentaram nos extorquir de tudo que é jeito. Adoro Ouro Preto, mas também tivemos problemas com trânsito e flanelinhas, mas ainda assim recomendo a visita. Tiradentes, no entanto, foi a melhor experiência, em termos de tranquilidade, segurança e pela cidade em si, que é bacana demais para visitar! 🙂
Beijão,
Jana.
Olá Jana,
Estou curtindo muito as postagens sobre as cidades históricas. Muito bom saber que Tiradentes ainda preserva a tranquilidade e segurança. Dá para se hospedar lá e visitar as outras?
beijos
ÉRika
Erika, minha nêga, sem dúvidas Tiradentes é a mais segura em relação às cidades históricas mais visitadas de Minas. Você pode se hospedar em Tiradentes e de lá passar o dia em outras cidades, como em São João del Rei, que fica só a 10 km de distância, e outras cidades como Resende Costa, Prados, Coronel Xavier Chaves etc. Ouro Preto, Mariana e Congonhas ficam mais distantes, a mais de 100 km, mas mesmo assim ainda acho q rola um bate-volta.
Beijão,
Jana.
Tiradentes e mesmo incrivel.