O litoral norte baiano, partindo de Salvador, é pontuado de praias com características distintas e que atraem visitantes de múltiplos perfis todos os anos, seja na baixa ou, principalmente, na alta temporada. Rústicas ou bem estruturadas para o turista exigente, outras pontuadas de casas de veraneio, de águas calmas ou ideais para surfar, o certo é que o litoral norte da Bahia conta com praias para todos os gostos. Há pouco tempo, publicamos um post sobre Jauá, de águas tranquilas, rústica, localizada a um pouco mais de meia hora de carro de Salvador. Buraquinho, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim são outros exemplos que você encontrará ao longo da Estrada do coco e Linha Verde e hoje dedicaremos este post a uma das praias mais bem estruturadas para o turista exigente, principalmente estrangeiros: a Praia do Forte.
- Praia do Forte: de aldeia de pescadores à praia estruturada para o turismo
Localizada no município baiano de Mata de São João, a pouco mais de 50 km de Salvador, a Praia do Forte foi deixando de ser apenas um vilarejo habitado por pescadores e artesãos e local de veraneio de soteropolitanos para se tornar uma das praias mais bem estruturadas para o turismo do litoral norte baiano. Aos poucos, a pequena vila foi sendo urbanizada, ganhando restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes, lojas, pousadas e hotéis, tornando-se atraente para os viajantes que não abrem mão de conforto, mesmo em viagens que envolvam atividades e contato com a natureza.
A pequena vila é ponto de convivência de realidades distintas: a do pescador, que ainda se lança ao mar para seu sustento; a do artesão, que produz peças a serem comercializadas nas ruas e na praia; dos empreededores, que viram na Praia do Forte uma possibilidade de montarem seus negócios e, de quebra, ainda ganharem qualidade de vida; e dos turistas, que movimentam a economia local. O ponto interessante nesta dinâmica é o fato de que muitos habitantes nativos trabalham nestes empreendimentos, o que prova que turismo gera renda e é importante para a economia do ponto de vista micro e macro.
- Um dia na Praia do Forte
Pela sua proximidade de Salvador, muitos soteropolitanos pegam estrada só para passar um dia na Praia do Forte, assim como turistas em visita à cidade, que tenham interesse em conhecer outras paragens fora dos limites da capital baiana. Para quem não quiser levar cadeiras, sombreiros, ao longo dos 12 km de praia, há várias barraquinhas que oferecem o serviço. Lá, você pode pedir uns petiscos, tomar água de coco, cerveja e deixar o dia passar!
- Infraestrutura da Praia do Forte
Como citei anteriormente, com a chegada de empreendedores, a Praia do Forte foi sendo estruturada para a recepção de turistas, que, em vez de passar apenas um dia por lá, queiram passar um fim de semana ou até mesmo uma temporada. O vilarejo ganhou então a presença de hotéis e pousadas, de preços e de níveis de conforto variados. Ou seja, há opções para todos os bolsos.
Além da presença de várias opções de hospedagem, o local ainda conta com serviços variados concentrados no vilarejo, para que o visitante não tenha que sair da região. Agências de viagem, padaria, farmácia, entre outros serviços você encontra por lá.
Lojas variadas também estão espalhadas pelo vilarejo, desde as que comercializam artesanato e objetos de arte as que comercializam perfumes, roupas, sapatos e acessórios – muitos até de grife. O que mais se destaca, no entanto, na Praia do Forte é a presença de uma grande variedade de espaços gastronômicos, de bares, lanchonetes, restaurantes a bistrôs, dedicados a sabores regionais e internacionais.
- Outros atrativos turísticos da Praia do Forte:
Além do mar, das praias de areia fofa, a Praia do Forte ainda conta com uma série de atrações turísticas em seus arredores, como o Castelo Garcia D’Ávila, o Projeto Tamar, o Projeto Baleia Jubarte e ainda uma série de atividades de ecoturismo, como snorkeling nas piscinas naturais, boia-cross, tirolesa, passeios a cavalo etc.
– Castelo Garcia D’Ávila
Um dos grandes atrativos da Praia do Forte é a presença do único castelo construído em terras brasileiras: o Castelo Garcia D’Àvila. O local foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Lá, você poderá visitar as ruínas do castelo em estilo medieval.
– Projeto Tamar
Voltado para a conservação marinha, o Projeto Tamar (Tartaruga do Mar) dedica-se à pesquisa e conservação das tartarugas marinhas, algumas delas em processo de extinção. Lá, você poderá aprender sobre a vida destes animais e ainda ver algumas espécies de perto, além de alguns peixes e um tanque com tubarões lixa. Ideal para levar crianças.
– Projeto Baleia Jubarte
Na mesma linha de preservação da vida marinha, o Projeto Baleia Jubarte, ligado ao Instituto Baleia Jubarte, é um espaço educativo e de pesquisa, que visa promover a proteção da espécie. A criação da segunda base do Instituto na Praia do Forte deu-se pelo fato de se intensificar a visitação destes animais à costa da Praia do Forte. Lá, você poderá observar as jubartes em alguns momentos do ano.
- Outras informações
Localização: Mata de São João. Estrada do Coco. Litoral Norte da Bahia.
Imagens: Castelo Garcia D’Ávila – Prefeitura de Mata de São João
Imagens: Jubarte – André Seale
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Adorei o post!
Que vontade de ir lá!
E cada comida deliciosa!
Ah! Vou ter de ir!
Adorei o lugar!
Belas fotos!
Parabéns!
Obrigada, Beta. 🙂
Há muito no litoral baiano para conhecer: praias tranquilas, bem rústicas, outras bem estruturadas. Tem de td! 🙂
Qnd viajar por aquelas bandas, reserve uns dias para conhecer. 🙂
Beijão, minha cara!
Jana.
nào vejo a hora de ver tudo isso de pertinho reservei semana passada um hotel na praia do forte que chama tivoli espero que seja perto quero muito conhecer o projeto tamar ah e apropósito comprei minha ospedagem num site de viagens bem bacana viu quem quizer da uma olhadinha ele se chama (Zarpo)tem umas coisas interessante abraços!!!
Opa! Que bacana, Caetano! Esperoq eu aproveite bastante. O litoral baiano possui praias bem acolhedoras e sei que você vai se divertir!
Abraços,
Jana.
Ola Janaina muito obrigado vou me divertir muito abraços!!
[…] | projeto tamar – praia do forte | LINK 63. @jeguiando | belezas da praia do forte | LINK 64. @jeguiando | projeto tamar | […]
[…] e a nossa viagem foi dividida em dois momentos: nossa estadia em Salvador e a nossa estadia na Praia do Forte, situada no Litoral Norte Baiano. A Praia do Forte, localizada no Município de Mata do São João, […]
Com relação as praias da região da praia do forte, são boas praias para se pegar ondas? Temos algumas praia boa para isto?
[…] do flamengo em salvador | LINK 111. @jeguiando | praia do forte – litoral norte da bahia | LINK 112. @karlalarissa | feriado no paraíso de águas claras: m de são paulo | LINK 113. […]