Caros jeguiantes, em nossas andanças pelo Litoral Norte da Bahia visitamos a tranquila e pacata Jauá – cheia de lembranças e histórias que povoaram minha infância e a do Erik -, a Praia do Forte, sua vila e o Projeto TAMAR e hoje dedicaremos este post à Itacimirim, suas águas quentes, seu vilarejo e suas lagoas. Visitar as praias do Litoral Norte é uma opção de roteiro para quem esteja de viagem marcada para Salvador, mas que queira conhecer também o que tem de bom além dos limites da cidade. Pela proximidade com a capital baiana (cerca de 50 km partindo do aeroporto), o visitante pode passar um dia curtindo areia e mar e depois voltar para a cidade, sem grandes transtornos. 🙂
- Itacimirim, praia de águas quentes rodeada de Mata Atlântica e lagoas
Localizada a cerca de 48 km de Salvador (partindo do aeroporto Luís Eduardo Magalhães – que para mim sempre será 2 de Julho!!! -) e entre Guarajuba e Praia do Forte, Itacimirim (que, em indígena, significa Pedra Pequena) reúne praias tranquilas, ideais para quem gosta de paz, sossego e que corre de muvuca! O vilarejo é pontuado de várias casas de veraneio (muitas disponíveis para locação) e de pequenas pousadas, voltadas para aqueles que não querem passar apenas um dia em meio a tanto sossego, mas um fim de semana inteiro ou até mesmo uma temporada de férias.
Itacimirim é conhecida por reunir, em uma mesma faixa litorânea, praias de perfis diversos, ou seja, cada uma possui uma característica particular. A Praia da Barra, por exemplo, é rodeada por manguezais e é onde se localiza a Barra do Rio Pojuca; a Praia das Ondas e a Praia do Peru são ideais para a prática do surf; a Praia do Porto é conhecida pela sua barreira de corais e por suas piscinas naturais (ideal para crianças); e, por fim, a Praia da Espera, também pontuada de piscinas naturais e onde ficam ancoradas as embarcações dos pescadores, que residem no vilarejo.
Além de reunir praias para todos os gostos, o vilarejo de Itacimirim também é rodeado por lagoas, pequenas corredeiras e mata atlântica, para quem gosta de banhos de água doce e de um pouco mais de contato com a natureza e ideal para a prática de algumas modalidades esportivas e atividades náuticas, como surf, windsurf, snorkeling e mergulho.
Assim como na Praia do Forte e em Jauá, quem não quiser levar sombreiros, cadeirinhas e toda sorte de trambolhos, a faixa litorânea abriga várias barraquinhas, que servem bebidas e petiscos, algumas até refeições. Só fique atento para o horário de funcionamento dessas barracas. Quando a praia está tranquila demais, sem muita gente circulando, estes estabelecimentos acabam fechando cedo.
Se você está planejando passar mais de um dia por lá, assim como citei anteriormente, as opções são as pequenas, mas charmosas, pousadas ou a locação de casas de veraneio. Atente-se apenas para o tempo que pretende passar por lá e a quantidade de pessoas que irão com você. Se a família ou o grupo de amigos é grande e a estadia é razoavelmente longa talvez valha a pena alugar uma casa e dividir as despesas e atividades. Se não quer ter trabalho, a estadia for curta e mesmo que vá em grupos grandes talvez o ideal seja optar por uma pousada.
E aí? Gostaram da dica? Se gostaram e se estiverem de passagem por Salvador, aproveite a semana do Dia dos Namorados para curtir a pessoa que ama rodeado de paz e tranquilidade. Nunca é demais arranjar um tempinho para aproveitar a companhia de quem divide com você a vida. 😉
- Outras informações
– Localização: 48 km partindo do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Estrada do Coco. Bahia.
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
tudo o que eu queria: fugir do frio de Sampa!
Tá danado o frio aqui, mia fia! Tá danado!
[…] diário de bordo da bahia (2009) | LINK 32. @jeguiando | itacimirim – litoral norte da bahia | LINK 33. @celsomizerani | livramento de nossa senhora | LINK 34. @diademochileiro | guia de trancoso | […]