Dizem que em São Paulo você encontra de tudo. Em suas ruas e avenidas circulam pessoas de várias partes do mundo, que vieram para cá trazendo um pouco de sua cultura, de seus costumes, de sua gastronomia e, sobretudo, de sua história. Dizem também que São Paulo, devido à forte presença de imigrantes, não tem uma identidade. Penso, no entanto, que sua identidade é justamente essa: ser plural, antropofágica, fazendo justamente dessa mistura, do devorar, assimilar o outro para criar algo novo depois, o DNA dessa cidade tão camaleoa, mutante e avassaladora. São Paulo é, sobretudo, feita de gente.

Recentemente, em uma visita ao centro da capital paulista com uma grande amiga, conheci um daqueles lugarzinhos que carregam no DNA o perfil antropofágico de São Paulo, alinhavando uma referência direta ao passado da cidade, o café, com a brisa do futuro que pede passagem: é preciso abrir espaço e espaços para desconstruir velhas estruturas e tornar a sociedade mais inclusiva, consciente e sustentável. Entre as paredes coloridas do Café de Marte essas pautas são vivência: questionar a concepção de gênero binária, quebrar o padrão branco-cis-heteronormativo da nossa sociedade e apresentar alternativas à alimentação, que, no Brasil, é fortemente baseada em preparações à base de carne.

Café de Marte. Imagem: Janaína Calaça
Café de Marte. Imagem: Janaína Calaça

SOBRE O CAFÉ DE MARTE

Idealizado por Raquel Stapait, que decidiu deixar sua carreira em TI para viver entre o aroma do café e pessoas, o Café de Marte é um lugar para ir sem pressa, desacelerar da correria de São Paulo, conversar e experimentar sabores. Mas por quê Marte? Por quê alienígenas espalhados por todos os cantos?

Café de Marte.
Raquel Stapait, idealizadora do Café de Marte.

O alienígena é o forasteiro ou aquele que pertence a outros mundos, mas também é, para Raquel, uma imagem que traduz a não binariedade. Quando pensamos na imagem de um alien, não pensamos em seu sexo biológico nem em seu gênero, o que já comunica aos frequentadores do espaço que o café é um local que questiona e rompe com o padrão binário de gênero. Pelas paredes da casa, as frases espalhadas reivindicam o uso dos pronomes neutros e os trechos de poemas da idealizadora do café, poetisa e autora do livro A constelação infinita do peito, rompem com a lógica da massificação que atravessa nossos tempos: cada canto do café tem um pouco de Raquel e é um local singular justamente por isso.

NO CARDÁPIO

Além da especialidade da casa, ou seja, os cafés bem tirados e especiais (coado, prensa francesa, aeropress, expresso, americano, carioca, machiatto, mochaccino, flat white e disco voador, que é uma bebida surpresa), ideais para começar bem o dia ou simplesmente fazer uma pausa no fim da tarde, o Café de Marte serve também chás e infusões, matinais, como pão de queijo, pão na chapa, queijo quente (tradicional e vegano), misto quente e o interessantíssimo cuscuz curumin, criação da cozinheira do café, Daniela Sfeir, que leva banana da terra e ovo ou tofu mexido.

Drinks do Café de Marte.
Bolo de banana e bolo do dia.

O cardápio também conta com torradas com ricota defumada, creme de tofu, queijo, berinjela e azeitona, vegetais chapados e tomate confit, além de dadinho de tapioca (tradicional e vegano), salgados vegan variados e doces como banoffee, cheesecake, bolo de banana, torta cookie e bolo do dia.

Às quartas e aos sábados, a casa serve sua deliciosa feijoada, nas versões tradicional e vegana, e, aos domingos, a boa pedida é saborear o brunch do Café de Marte, servido com muito capricho. Para beber, não deixe de provar o Buraco bêbado, que é um drink surpresa elaborado pela equipe do café, e, para quem gosta de cerveja, a boa pedida é a Cerveja Barra Funda, uma Lager servida geladinha.

Minha amiga Tha saboreando o bolo de banana do Café de Marte.

ESPAÇO PET FRIENDLY

Para quem sai para dar umas voltas com seus bichinhos de estimação, o Café de Marte é um espaço pet friendly pensado para receber nossos peludos. Lá os bichinhos não só são bem-vindos como são mimados pela equipe da casa, e há até os clientes habitués, que sempre batem ponto no café. <3 <3 <3

Gosta de sair com seu bichinho de estimação? O Café de Marte é pet friendly.

E aí? O que achou desse café do outro mundo aterrissado na capital paulista? Se você curtiu nossa dica e estiver dando umas voltas pelo centro de São Paulo, não deixe de adicionar o Café de Marte ao seu roteiro. De ambiente acolhedor, atendimento impecável e atencioso, esse simpático café do outro mundo está esperando a todes de portas abertas. Seja abduzide a um ótimo dia! <3

SERVIÇO

Endereço: Rua Dr. Albuquerque Lins, 307. Barra Funda – SP. Na rua do Metrô Marechal Deodoro.

Tel.: (11) 3667-3393/(11) 95190-3713.

Horário de atendimento: De quarta a sábado, das 10h00 às 19h00. Domingos, das 9h00 às 17h00.

Instagram: https://www.instagram.com/cafe_de_marte/

   

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares