Uma das maiores e melhores propagandas para um estabelecimento ou produto ainda é a propaganda boca a boca. Melhores ainda que outdoors com celebridades sorridentes! Não adianta… Nada consegue competir com a dica de quem já esteve em algum lugar, gostou do que experimentou e passou a experiência adiante. Pelo menos nos quatro dias em que estivemos em Cunha desta vez, ouvimos três depoimentos diferentes e positivos sobre a Fazenda Aracatu. Ao final, um “passe lá” sempre acompanhava as dicas do que provar no local. Levando em consideração o velho ditado de que “onde há fumaça, há fogo”, lá fomos nós conferir o que havia de tão interessante a ser descoberto naquele pedacinho da cidade. =)
- Fazenda Aracatu, Cunha, SP – Um empório, um café, um antiquário ou tudo isso e mais um pouco
Para início de conversa, a Fazenda Aracatu é sim uma fazenda, mas seu principal atrativo turístico, por assim dizer, é a lojinha posicionada logo na entrada da propriedade. A lojinha, no entanto, nem sempre foi o que é hoje. Num passado não muito distante, figurava como uma simples banquinha onde eram vendidos alguns dos itens produzidos na fazenda, como leite, queijo e pinhão – um dos símbolos da cidade. Notando que a procura por seus produtos era grande, o casal Rodolfo e Lilian decidiu construir um grande galpão rústico para melhor receber seus clientes e a isso somar uma paixão compartilhada por ambos: a paixão por antiguidades.
O grande galpão, desta maneira, foi ganhando forma e identidade. A pequena banca passou a ser um misto de empório, café, sorveteria e antiquário, onde algumas das peças em exposição encontram-se à venda. A construção do galpão, inclusive, teve várias peças – resgatadas pelo casal – incorporadas à sua peculiar estrutura. Com um pouco mais de olhar atento, o visitante notará vitrais, vidraças e portas antigas, todas provenientes de demolições. A ideia foi construir uma loja com toques de sustentabilidade, aproveitando destroços e dando a eles novas configurações e utilidade.
Além de aproveitar itens de demolição para a concepção da loja, o casal Rodolfo e Lilian incorporou ao empório um antiquário, ou seja, além de poder adquirir itens produzidos na fazenda, como leite, queijo, doces, salames artesanais, compotas, pinhão, bolo de pinhão e produtos como shitake e vinhos, o local é também uma boa opção para quem aprecia peças antigas originais e não reproduções de estilo vintage.
Outra faceta da lojinha é o seu café/sorveteria. No café, é possível fazer uma parada para descansar e conversar, saboreando sucos, cafés, chás e sobremesas. Seu grande atrativo, no entanto, ainda é a grande variedade de sorvetes artesanais, de estilo italiano, à disposição, que raramente são dispensados devido ao friozinho típico de Cunha. Entre os sabores, Nutella, doce de leite, frutas vermelhas, café, limão, paçoca são alguns dos destaques. “Os sorvetes não são preparados com essências!”, orgulham-se os proprietários da fazenda, que utilizam grande parte das frutas e produtos da fazenda como matéria-prima para o preparo do doce.
Atestada a veracidade da propaganda boca a boca, reforçamos que vale a pena uma passadinha pela Fazenda Aracatu durante uma estadia em Cunha. Os sorvetes realmente são muito bons e, para quem gosta de produtos da roça e regionais, sugerimos experimentar os queijos e salames. A fazenda ainda comercializa leite pasteurizado de vaca Jersey e seus derivados, como coalhadas e iogurte; hortaliças orgânicas colhidas no dia; carne de cordeiro e ovos caipira; pães caseiros, bolos, doces regionais e pinhão. #FicaADica
- Outras informações:
– Localização: Estrada Cunha-Paraty, Km 56 (à beira do asfalto). Cunha, SP.
– Tel.: (12) 9604-4796/ 9976-9186.
– Contato: fazendaaracatu@hotmail.com
- Agradecimentos
Agradecemos ao convite da AD Comunicação & Marketing e da Secretaria de Turismo de Cunha para retornar à cidade.
Conheça nossa Fanpage!
http://www.facebook.com/Jeguiando
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Adorei o post sobre a Fazenda Aracatu. Já tinha ouvido falar, mas depois de ler o review decidi incluir na minha próxima visita à Cunha. Principalmente depois da foto de todas as comidinhas típicas de fazenda.
Essas paradinhas em estrada guardam muuuuitas preciosidade! 😀 Vale a pena uma parada, acredite!