Apesar de ter nascido e vivido grande parte de minha vida no Nordeste e, consequentemente, ter como referencial de beleza os recantos do litoral da Bahia principalmente, depois de minha mudança para São Paulo, que aconteceu em 2007, passei a ter contato com outras paisagens e com outro tipo de beleza natural. No lugar dos coqueiros, pinheirinhos e araucárias. No lugar de banhos de mar – tão comuns para mim -, banhos de rio e cachoeira passaram a fazer parte do meu cotidiano. Um outro tipo de beleza a ser admirada veio como bônus no pacote da mudança e da nova vida. Eu passava a ter o interior de São Paulo como possibilidade. =)
Sempre (sempre) gostei do estilo de vida no campo, do contato com os animais, da sensação dos pés fincados na terra, dos banhos em lagos e cachoeiras, do ovo de quintal, do leite da vaca, do céu estrelado e, principalmente da sensação do tempo – que, certamente, parece correr sempre mais devagar do que aquele em que me encontro inserida, morando em uma das capitais mais cosmopolitas do país.
Para fugir da correria, Erik e eu sempre damos um jeito de escapulir para o interior (seja a lazer ou a trabalho) para puxarmos o freio e lembrarmos de que há vida lá fora! Mesmo viajando a trabalho, voltar a Cunha, depois de mais de um ano e meio sem passar por lá, não poderia ter sido experiência melhor. Com mais tempo, conseguimos mergulhar um pouco mais na dinâmica da cidade, que ficou conhecida por abrigar fantásticos ceramistas do Brasil e por suas belezas naturais, resultante da presença da Serra do Mar e de seu rico ecossistema.
- Hotel Fazenda São Francisco – Clima de fazenda, contato com a natureza e tranquilidade em Cunha, SP
Versátil, Cunha é uma cidade que atende a diversos tipos de público. Na cidade, encontramos desde restaurantes de alta gastronomia a restaurantes fiéis à herança caipira do destino, que servem preparações simples, com sabor de comida caseira, e de atendimento próximo e caloroso. O mesmo se aplica às opções de hospedagem, que englobam desde charmosas e exclusivas pousadas a empreendimentos familiares, cuja premissa é mesclar o turismo rural ao turismo de habitação, que cresce bastante no interior de São Paulo, inspirados à proposta de muitos empreendimentos europeus. Nesta linha, encontra-se o Hotel Fazenda São Francisco, onde passamos nossa primeira noite em Cunha neste retorno ao destino.
Mantido pelo casal Francisco e Jacqueline, o Hotel Fazenda São Francisco é um exemplo de empreendimento familiar. Propriedade da família de seu Francisco, a fazenda, que antes era um misto de local de veraneio com espaço de produção de víveres, foi ganhando com o passar do tempo a inclinação para o turismo, até assumir de vez a sua recente função: receber viajantes de várias regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, que queiram vivenciar um pouco o estilo de vida do campo.
Logo que chegamos à fazenda, deixamos nossa mala e mochila no quarto e corremos para o mirante da propriedade para assistir ao pôr do sol. Do alto, entre lindas araucárias e diante do desenho da serra, vimos o sol acenar para o fim do dia e para uma noite que nos prometia um céu profundamente estrelado – tão distinto do céu que comumente vemos em Sampa.
- Estrutura
– Áreas de lazer
Por mesclar a proposta de turismo rural e turismo de habitação – os hóspedes contam com o conforto de um hotel fazenda mesclado à dinâmica de um verdadeiro empreendimento rural e com a convivência com os donos da casa (por assim dizer). Diferentemente dos hotéis fazenda tradicionais, cheios de monitores e atividades, a proposta do Hotel Fazenda São Francisco é diferente. A proposta é vivenciar dias tranquilos, aproveitar a propriedade livremente, estimular a convivência em família e desfrutar dos sabores da gastronomia da casa, tocada por Jacqueline, uma das proprietárias.
As áreas de lazer do Hotel Fazenda São Francisco englobam uma ampla piscina adulto e infantil ao ar livre; um bar da piscina (com cardápio que inclui lanches, porções, bebidas e coquetéis variados); parquinho para os pequenos; fazendinha; cachoeira privativa; sauna finlandesa com área de relaxamento; quadra de tênis lisonda; campo de futebol; salão de jogos com tênis de mesa; sala de TV com DVD e SKY; áreas de descanso com bancos e espaços para leitura; pequeno museu com peças utilitárias antigas da fazenda; pebolim; mesa de carteado, xadrez, jogos; pista de motocross para utilização em eventos fechados e deck na margem do lago para leitura e descanso (lago este que conta com barco a remo e pedalinho dos piratas).
Entre as atividades oferecidas pelo hotel fazenda, destacam-se: massagem sob consulta; pescaria no lago (tilápia); 10 km em estradas e trilhas sinalizadas para trekking ou caminhadas; cavalgadas guiadas pelas trilhas da fazenda e, para os pequenos, há a possibilidade de participar de algumas atividades de vivência do cotidiano da fazenda, como acompanhar e aprender a tirar leite da vaca, por exemplo.
- Restaurante e living room
Assim como em toda casa de fazenda, um dos cantos mais gostosos, sem dúvidas, é o que fica próximo à cozinha. Pensando em criar um local de convivência aconchegante e confortável, um anexo que mescla living room, bar e restaurante – onde são servidos o café da manhã (todos os dias) e almoço e jantar (sob reserva) – foi criado.
No restaurante, tocado pela chef Jacqueline, são servidas, principalmente, especialidades de Cunha e pratos criados a partir de itens produzidos na região ou na própria fazenda. Na Festa do Pinhão, por exemplo, que acontece entre abril e maio, pratos à base da semente fazem parte do menu da casa. Da mesma forma, o restaurante adapta seu cardápio aos festejos de Cunha, como à Festa da Truta, em junho; à Temporada de fondues, de maio a agosto; à Festa do Cordeiro, em agosto e à Cozinha Alemã, em outubro.
– Eventos na sede
Na sede também são oferecidos, diariamente, chá, café e biscoitos (sempre à disposição dos hóspedes). Por sua atmosfera aconchegante e por sua amplidão, o espaço da sede também é locado para confraternizações, festas, casamentos e aniversários. O hotel pode ser fechado com exclusividade sem custo adicional, dependendo do evento e do número de pessoas hospedadas.
– Hotel Kids Friendly
Para quem viaja com os pequenos, além do hotel disponibilizar berço e banheira nos quartos para acomodar as crianças, o local também oferece o serviço de preparo de mamadeiras, sopinhas e sucos, para ajudar às mamães e aos papais. Para a diversão dos pequeninos e não tão pequeninos, piscina infantil com escorregador, parquinho com caixa de areia, casinha de bonecas, pedalinho dos piratas no lago, tênis de mesa, pebolim, jogos diversos e salão de jogos.
- Acomodações
Reiterando o clima de fazenda, as acomodações do Hotel Fazenda São Francisco são dispostas em chalés aconchegantes e charmosos, que acomodam casais ou famílias com filhos. Localizados num imenso jardim, todos os chalés ficam perto da sede (onde se encontra o restaurante e o living room). Os chalés são classificados em três categorias: aconchego, conforto e conforto plus.
O Chalé Aconchego é equipado com TV, frigobar, lareira ou calefação, aquecimento central de água, box blindex ou adaptação para deficiente físico, secador de cabelos, ventilador oscilante e varanda.; o Chalé Conforto é equipado com TV 20′, frigobar, lareira, aquecimento central de água, box blindex, secador de cabelos, ventilador oscilante, enxoval e decoração diferenciados, kit amenidade e varanda; e, por fim, o Chalé Conforto Plus oferece aos seus hóspedes Cama king size, TV 29′ ou LCD, HDTV SKY , frigobar, lareira, aquecimento central de água, box blindex, secador de cabelos, espelho de maquiagem e barba, kit amenidade, ventilador oscilante, enxoval 400 fios jacquard supreme importado, decoração diferenciada e varanda.
- Gastronomia
– Café da Manhã
Partindo para a parte mais saborosa da estadia em uma fazenda, vamos à gastronomia do Hotel Fazenda São Francisco. Pela manhã, o café da manhã é servido nas mesas e, seguindo a tradição da casa, inclui vários itens produzidos na própria fazenda, como o queijo – também comercializado no local. Frutas, sucos naturais, pães, bolos, pão de queijo, frios, geleias fazem parte do menu, que ajudam o hóspede a já começar bem o dia.
– Almoço e jantar
Com um cardápio que prioriza produtos regionais, como a truta e as sazonalidades, como o cardápio de fondue – especialidade da casa -, o almoço e jantar são solicitados sob reserva. Oferecendo flexibilidade aos hóspedes, o hotel oferece dois tipos de pacotes: o que inclui café da manhã ou o pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).
Nascida na Suíça e de família alemã, Jacqueline, a chef da casa, tomou gosto pela alquimia dos fondues. Em nossa passagem pela fazenda, decidimos provar sua especialidade e escolhemos o fondue de carne, acompanhado de várias opções de molhos e preparos. Antes do rechaud chegar à mesa, uma saladinha rústica, mesclando folhas, legumes, cristalizados e frutas, foi servida. Depois, foi só mergulhar os cubos de carne e curtir um friozinho próximo à lareira. O cardápio de fondue é bem variado e traz as tradicionais combinações de queijos e chocolate. Vale pedir ao menos em uma das noites no jantar. =)
- Diárias e tarifas
Como as tarifas variam de acordo com as temporadas (a baixa temporada para a Fazenda, por exemplo, encontra-se entre os meses de fevereiro a junho e agosto a novembro – fora feriados prolongados -), sugerimos consultar os valores diretamente no site da fazenda. Consulte aqui.
Como citei anteriormente, há duas opções de diárias: com café da manhã e pensão completa. A diária com café da manhã inclui café da manhã e todo o lazer do hotel, exceção para os cavalos, sauna e massagens. A diária completa inclui café da manhã, almoço, jantar, e todo o lazer do hotel, exceção para os cavalos e massagens. Preço especial para crianças menores que 7 anos, acomodadas em chalé de 3 a 6 pessoas.
O hotel também oferece: pacotes para grupos (com preços especiais para grupos, encontros de amigos ou famílias, para um número mínimo de 20 pessoas) e dia na fazenda (inclui passar o dia na fazenda – das 9:00 às 17:00 h -, almoço completo e todo o lazer do hotel – exceção para os cavalos, massagens, ocupação de chalé e sauna).
Se você está interessado em vivenciar dias de tranquilidade, em contato com a natureza e imergir no cotidiano de uma fazenda, fica a dica de conhecer o Hotel Fazenda São Francisco, em Cunha. O hotel, que mescla turismo rural e ecológico ao turismo de habitação, é acolhedor, trabalha com tarifas convidativas e é circundado por serras e campos. Vale a visita. 😉
- Agradecimentos
Agradecemos ao convite da AD Comunicação & Marketing e à Secretaria de Turismo de Cunha para retornar à cidade e ao Hotel Fazenda São Francisco pela receptividade e hospedagem.
- Outras informações
– Localização: Rodovia Paulo Virginio, Km 26,5 (SP 171), Cunha-SP.
– Tel.: (11) 3022-8300 – (12) 3119-6135
– E-mail: contato@hfsaofrancisco.com.br
– Site oficial: http://www.hfsaofrancisco.com.br/
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Em algumas imagens a legenda diz que Cunha fica no estado de MG!!
Ops, já corrigido 😀