Um dos destinos mexicanos preferidos, Playa del Carmen dista 70 quilômetros de Cancún, é uma das principais cidades-base para as visitas aos sítios arqueológicos de Tulum e Cobá e possui um terminal marítimo de onde partem ferries com destino a Cozumel. A cidade de ar vibrante e ritmo tipicamente de balneário conta ainda com a beleza dos variados tons de azul do mar do Caribe a banhar sua orla.

A vida turística da cidade se desenvolve pelos 5 quilômetros de extensão da Calle Quinta Avenida, um extenso calçadão onde apenas os pedestres têm autorização para circular e aproveitar as diversas lojas, restaurantes, hotéis, bares e serviços dispostos nessa área. Neste post, vamos apresentar a vocês alguns dos restaurantes mais interessantes do destino, a vida noturna, atividades ao ar livre e onde se hospedar para aproveitar ao máximo sua estadia.

Caso esteja planejando visitar Playa del Carmen ou as demais opções turísticas da Riviera Maya, confira os melhores voos para Cancun na Rumbo.

A Calle Quinta Avenida

Não importa o que você procura, sejam lojas de conveniência, souvenires, cafés, restaurantes, bares, hotéis ou hostels, você encontrará tudo isso na Calle Quinta Avenida. A avenida, que possui cinco quilômetros de extensão, é um grande calçadão ocupado exclusivamente por pedestres. Seu clima agitado lembra a atmosfera da Praia do Forte, na Bahia, e, ao cair da noite, o fluxo de visitantes aumenta consideravelmente, tornando a avenida um grande cenário da vida noturna do balneário.

Bares na Calle Quinta Avenida. Imagem: Erik Araújo

Bares na Calle Quinta Avenida. Imagem: Erik Araújo

Para circular pela avenida, prefira sapatos comportáveis em vez de saltos, pois o pavimento por vezes se torna um pouco desnivelado. O clima quente e úmido implora pelo uso de roupas leves. Para caminhadas diurnas, a rua não conta com toldos ou coberturas, portanto você ficará bastante tempo em exposição solar direta, portanto chapéus/bonés e óculos escuros serão de grande valia em seus deslocamentos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aos fanáticos por compras, a avenida abriga os principais shoppings da cidade, sendo eles o Quinta Alegria Mall, na esquina com a Av. Constituyentes. Ao final da Quinta Avenida, no sul, você encontrará uma praça onde fica o Paseo Del Carmen Shopping Plaza, endereço das principais grifes na cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda no fim da Quinta Avenida, você encontrará uma tradicional igreja mexicana, onde, aos domingos, diversos fiéis lotam a região e se acumulam pela avenida para ouvir as missas celebradas no local. Atrás da mesma igreja, encontra-se o Parque Fundadores, uma grande praça em que, nos finais de semana, acontece uma série de apresentações de grupos folclóricos, com danças e músicas típicas, incluindo os famosos Voladores de Papantla, que se lançam do alto de um mastro, amarrados pelas pernas, realizando coreografias aéreas sob a ritmada toada de um tambor. Uma linda e imperdível experiência cultural em praça pública.

Onde comer em Playa del Carmen

As opções de alimentação em Playa del Carmen seguem rigorosamente a tônica esperada em um destino turístico. Muitas opções por todos os lados, sejam de bares, cafés ou restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Em nossa rápida passagem pelo destino, conferimos duas ótimas opções por lá: uma ideal para os viciados em sobremesas e chocolates e outra para os aventureiros que buscam experimentar a típica gastronomia Maya.

  • Ah Cacao Chocolate Café

O lugar é ideal para tomar um café durante suas caminhadas. A casa é bastante famosa na cidade e oferece uma série de cafés especiais, bebidas à base de chocolate e baunilha mexicana, além de, é claro, os preferidos pelos clientes: os cookies. Os mais aventureiros ainda podem provar o tradicional Chocolate Maya, uma bebida carregada de especiarias. Há três endereços, todos espalhados pela Calle Quinta Avenida. O da foto fica na esquina com a Av. Constituyentes.

Ah Cacao. Imagem: Erik Araújo

Ah Cacao. Imagem: Erik Araújo

  • Yaxche Mayan Cuisine

Figurando entre os restaurantes mais interessantes da cidade, o Yaxche Mayan Cuisine oferece pratos da típica culinária Maya, ótima dica para quem busca experimentar sabores locais.

Yaxche Mayan Cuisine. Imagem: Erik Araújo

Yaxche Mayan Cuisine. Imagem: Erik Araújo

O restaurante usa e abusa do milho em sua preparações, principalmente em suas entradas, como os Panuchos (tortillas de milho feitas a mão, cobertas com cebola, abacate, carne de porco ou peru) e os Codzitos (taquitos dourados recheados de feijão branco, frango, batata com chaya, um tipo de erva, e banhado com salsa verde, vermelha e queijo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para finalizar as entradas tradicionais, outra grande pedida da casa é o Tzotobichay (um tamale de massa de milho cozida com chaya e pasta de semente de abóbora, guarnecido com molho de tomate e cebola). Não deixe de provar também a famosa Massewal, uma sopa cítrica com frango desfiado e tortillas, que surpreenderá seu paladar.

Serviço

– Endereço: 5ta Av. S/N esq. Calle 22 Norte Local 1 y 2, Centro, 77710 Playa del Carmen, Q.R., México

Massewal do Yaxche Mayan Cuisine. Imagem: Erik Araujo

Massewal do Yaxche Mayan Cuisine. Imagem: Erik Araujo

Onde se hospedar em Playa del Carmen

 

  • Lat 20 by Live Acqua Playa del Carmen All Inclusive Adults Only

O Hotel Lat 20 by Live Acqua é uma daquelas surpresas inesperadas de viagem. O hotel, destinado apenas a adultos, é o cenário perfeito para lua de mel ou viagens românticas. Nossa visita ocorreu durante a transição de marcas, em que o hotel Cacao, após sua aquisição pelo grupo Live Acqua Hotels & Resorts, passou a se chamar Lat 20 by Live Acqua, reinventando completamente sua proposta. Já conhecido como um ícone do conforto, pois já operava nos moldes de hotel boutique, com sua aquisição pelo grupo Live Acqua, o empreendimento passou a trabalhar no regime de All Inclusive, ainda tendo como alvo o público que busca uma opção cool chic em Playa del Carmen.

Hotel Lat20. Imagem: Erik Araújo

Hotel Lat20. Imagem: Erik Araújo

Embora o Lat 20 fique localizado na Calle Quinta Avenida, ele oferece aos seus hóspedes um exclusivo clube de praia com toda a infraestrutura necessária para desfrutar uma experiência exclusiva. São apenas dois pequenos quarteirões de distância da praia, o que torna o hotel ainda mais tranquilo, sem o frenético vai e vem que acontece à beira-mar.

Hotel Lat20. Imagem: Erik Araújo

Hotel Lat20. Imagem: Erik Araújo

O hotel oferece quatro categorias de acomodações, sendo que em todas elas o hóspede conta com no mínimo uma cama king size, decoração com forte presença de madeiras e aço, o que torna o ambiente moderno e ainda assim aconchegante. Os quartos dispõem ainda de TV de 46″, docking para celulares e Internet rápida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O rooftop do hotel possui fitness center, piscina com borda infinita e um descontraído bar. O ambiente é repleto de espreguiçadeiras acolchoadas, o que é a garantia para horas de relaxamento ou bastante conforto para assistir ao pôr do sol a partir da cobertura.

Serviço

– Endereço: 5ta Av. S/N Manzana 31 Lote 1, Gonzalo Guerrero, 77710 Playa del Carmen, QROO, México

Playa del Carmen: Ponto de partida para Tulum, Cobá e Cozumel

Localizada no início da Riviera Maya, Playa del Carmen é, sem dúvida, a base para quem deseja explorar as redondezas. A partir de lá, você pode facilmente se deslocar para conhecer os sítios arqueológicos de Tulum e Cobá, visitar o parque temático Xcaret ou ainda pegar um catamarã por aproximadamente 11 dólares e visitar a ilha de Cozumel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todos esses destinos podem ser visitados em um único dia, mas requerem, de fato, algum grau de planejamento. Para os sítios arqueológicos, a visita dependerá de quanto tempo o visitante deseja ter livre para vagar pelas ruínas. O recomendável é aproveitar e não sair correndo como louco. No caso de Cozumel, um dia basta para explorar a ilha. As principais recomendações dos visitantes envolvem a locação de uma scooter ou carro para agilizar a visita.

Como chegar em Playa del Carmen e Riviera Maya

A forma mais simples de chegar até Playa del Carmen é por meio de voos para Cancún, destino que agora conta com voo direto a partir de São Paulo operado pela TAM. Para maiores informações, leia o nosso review do voo entre São Paulo e Cancun.

A partir do Aeroporto Internacional de Cancún, você pode optar por contratar traslado de agências receptivas locais, como a Vi Travel ou ainda alugar um carro. O deslocamento na região é muito bem sinalizado e o caminho é basicamente uma reta de 54 quilômetros. Saindo do aeroporto, basta seguir pela Carretera Cancún – Tulum / Mexico 307 até a saída para Playa del Carmen. Sem mistérios.

 Agradecimentos

O Jeguiando viajou para Cancún e Riviera Maya a convite da TAM Linhas Aéreas, Conselho de Promoção Turística do México no Brazil, OVC de Cancún, Fideicomiso de Riviera Maya.

Em especial, agradecemos ao empenho e suporte de Alejandra Garza, Fernando Salgado, Juliana Baptista e de Adriana Stadella por terem tornado esta viagem tão produtiva e agradável.

Compartilhe...
11
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares