Rota das Cachoeiras em Visconde de Mauá, RJ

Localizada entre as cidades de Resende e Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro e no alto da Serra da Mantiqueira, a região de Visconde de Mauá figura entre os mais charmosos destinos de inverno do sudeste brasileiro. Com seu clima de montanha, pousadas de charme e bons restaurantes, a região atrai principalmente casais, que buscam no destino o clima ideal para o romance.

Bucólica, Visconde de Mauá também atrai  os adeptos ao contato com a natureza, traduzida na região em uma mata exuberante e em cachoeiras de águas cristalinas. Em nossa visita ao destino, tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Ecológico de Itatiaia e algumas das principais cachoeiras encontradas no destino. Algumas das quedas d’água são acessíveis de carro, o que facilita o passeio até mesmo para aqueles que são mais adeptos das visitas contemplativas, que não envolvem grande esforço para acessar as atrações.

Durante nossa visita, fomos conduzidos pela Remorini Turismo de Aventura até os três principais atrativos da cidade. A empresa conta com roteiros que ocupam até um dia inteiro, mas, como nosso tempo era escasso para conhecer a região, decidimos focar apenas nas cachoeiras de fácil acesso e que se encontravam próximas entre si. No vídeo abaixo, conheça algumas das quedas que visitamos:

  • Cachoeira do Escorrega

É o grande cartão postal de Visconde de Mauá. No verão, a Cachoeira do Escorrega torna-se a verdadeira praia da região, tendo cada pedacinho disputado por banhistas. Possui esse nome em decorrência de seu formato natural de tobogã, ao qual os visitantes se lançam e seguem escorregando por seus 30 metros de extensão até atingir a piscina natural formada em sua base. Nos meses mais próximos ao inverno, a água torna-se muito fria para o banho, o que não impede que alguns visitantes mais afoitos se lancem à cachoeira! Nossa visita, no entanto, foi meramente contemplativa na ocasião, porque o clima não estava muito favorável para o banho (para mim, que tenho restrições à água muito fria!). 🙁

Este slideshow necessita de JavaScript.

O local onde a Cachoeira do Escorrega se “esconde” é facilmente acessível de carro, mas, ainda assim, há a possibilidade de contar com o conforto e segurança dos deslocamentos em veículos 4×4 operados pela Remorini Turismo de Aventura, que oferece adicionalmente uma série de opções de serviços aos que desejam mais aventura em sua viagem, como fazer trilhas, alugar quadriciclos e até mesmo praticar boiacross.

  • Poção da Maromba

Com sete metros de profundidade em seu ponto mais profundo, o Poção da Maromba é uma das duas atrações preferidas da região de Visconde de Mauá. O grande chamariz do local está na possibilidade de o banhista saltar de aproximadamente seis metros de altura diretamente nas águas do poço formado após a queda d’água. Os menos aventureiros também podem se contentar em simplesmente banhar-se nas águas represadas no poção, que formam uma piscina natural corrente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Cachoeira Santa Clara

A Cachoeira Santa Clara fecha a “trindade” dos pontos turísticos mais conhecidos da região de Visconde de Mauá. É o ponto de encontro obrigatório para aqueles que gostam de conciliar o banho de cachoeira com a prática do rapel, já que a formação facilita e muito a prática do esporte, não havendo, no caso, a necessidade de grande experiência no esporte. É o local perfeito para o primeiro contato com o rapel em cachoeira, já que a inclinação do paredão permite que o rapelista se mantenha sempre com os pés em contato com a rocha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A procura pela Cachoeira Santa Clara não se restringe aos visitantes mais aventureiros. Os turistas que preferem apenas se banhar em suas águas também têm seu lugar para se divertir e relaxar, pois, imediatamente após a queda d’água, há um paredão de pedra que torna as águas da cachoeira um pouco mais tranquilas e ideais para o banho.

  • Chega de água! É hora de se alimentar!

Depois de tanta atividade, é natural que a fome chegue com tudo para os visitantes. Para finalizar esse roteirinho básico, que tal aquecer o corpo com uma comida mineira quentinha?

Mexidão da Zú. Imagem: Erik Araújo

Mexidão da Zú. Imagem: Erik Araújo

Nossa sugestão para recuperar as energias é visitar o restaurante Gosto com Gosto, no centrinho de Visconde de Mauá. A cidade é pequena e encontrar o restaurante não é exatamente uma tarefa para um cão farejador, já que a casa fica logo na avenida principal do vilarejo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especializado em comida mineira com um toque de requinte gastronômico, o restaurante possui dois salões internos e um mezanino sobre a “venda” de produtos locais que a casa abriga. A construção possui uma grande vidraça, que permite a entrada de luz natural, o que torna o ambiente bastante convidativo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As porções no geral são bastante generosas. Durante nossa visita, optamos por provar o Mexidão da Zú, que é um dos preferidos da casa e custa algo em torno de R$ 50,00. Embora o prato seja individual, é bem servido e atende perfeitamente a duas pessoas! Comi bastante e sobrou quase metade da panela! =)

Depois de tudo, não deixe de guardar um espacinho para o buffet de sobremesas, que traz doces com gostinho e cara mineira!

Este slideshow necessita de JavaScript.


Serviço

– Endereço: Rua Wenscelau Braz, 148. Visconde de Mauá, RJ.

– Tel.: (24) 3387-1382/ 1382

– Site oficial: http://www.gostocomgosto.com.br/

Que tal aproveitar a chegada do inverno e programar uns dias em Visconde de Mauá? 😉

Leia também:



O Jeguiando viajou para Visconde de Mauá a convite de Tereza Quinderé Comunicação.

Compartilhe...
66
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares