Enquanto a paisagem muda diante de nós, totens já indicam onde estamos: Estrada Real, rumo à Cunha. Quem um dia visitou Paraty, certamente já passou pelo portal de Cunha – estância climática e um município localizado ao sul do Estado de São Paulo, que faz parte do roteiro da Estrada Real. Pequenina e pacata, a cidade ficou conhecida pelos seus ateliês e lojas dedicadas à cerâmica – seja ela artística ou comercial -, por ser um dos maiores produtores de pinhão do estado, pelo seu circuito de bons restaurantes e pelos fuscas – existe até um encontrão chamado Fuscunha, para os amantes do simpático carrinho! E foi em busca de tranquilidade e do clima friozinho e aconchegante de serra, que colocamos o pé na estrada, a convite de Ana Rosa e Ciro Calfat para conhecer a sua Pousada Barra do Bié.
- Pousada Barra do Bié – Hospedagem tranquila e confortável em Cunha, SP
Depois de um pouco mais de 3 horas de carro (partindo de São Paulo), chegamos finalmente à Cunha. O clima fresco e a paisagem agradável da serra já havia nos acompanhado por um bom tempo até chegarmos à Pousada Barra do Bié, um recanto escondido ainda por 5,8 km de uma estradinha de terra, que garante dias tranquilos, de paz e que torna o local ainda mais bucólico.
Entre grandiosas araucárias e várias árvores frutíferas, a Pousada Barra do Bié foi construída pelo sonho de Ana Rosa e Ciro – ela carioca, ele paulistano -, um simpático e amistoso casal que decidiu trocar a correria de São Paulo por qualidade de vida e tranquilidade. A pousada já existe há 7 anos e o projeto do casal sempre foi o de atender aos seus hóspedes de forma pessoal, resgatando a proximidade da vida interiorana. Ao todo, na propriedade, foram construídos 6 chalés, justamente para atender a grupos pequenos que apreciem ambientes tranquilos e, sobretudo, que queiram fugir também de hotéis e pousadas lotadas.
- Detalhes da pousada
Um dos pontos que, certamente, merece destaque na Pousada Barra do Bié é a decoração. Muita madeira (para se adequar ao clima serrano), peças de antiquário (como câmeras e filmadoras antigas), artesanatos de várias cidades trazidos pelo casal – que também tem alma viajante – e, sobretudo, as peças de cerâmica de Cunha ganham espaço não só no casarão principal – onde funciona a recepção e onde são servidas as refeições – mas em todos os chalés. De cores vivas, formas diversas e produzidas por técnicas múltiplas, as peças de cerâmica já antecipam ao visitante a diversidade de ateliês espalhados pela pacata cidadezinha. Não deixem de conhecer também a Shirley! Uma simpática galinha D’Angola artesanal, que usa tênis roxos! Hahahaha.
- Os chalés
Confortáveis e aconchegantes, os 6 chalés possuem uma decoração elegante e harmônica com o clima de serra: cores quentes, madeira e uma lareira compõem os ambientes, ideais para descansar, relaxar e esquecer a correria. Todos os chalés também estão equipados com cama box king size, roupas de cama e banho em puro algodão, poltronas para leitura, frigobar, tapetes Kilim, aquecimento à gás no banheiro, roupões de banho, secador de Cabelos e ammenities da L’Occitane, Tv e aparelho de dvd (a pousada dispõe de um vasto acervo de filmes para os hóspedes – assistimos ao Gran Torino de Clint Eastwood na noite de nossa chegada).
Além da lareira – ideal para aquecer as noites em dias mais frios, principalmente no inverno -, os chalés estão equipados também com cobertores térmicos para que o hóspede tenha também uma noite de sono sem transtornos nos dias em que a temperatura realmente cai (o que é comum em cidades serranas). Cada chalé, no entanto, possui características distintas, que os individualizam. Ficamos hospedados no chalé 5, com varandinha de madeira, espreguiçadeiras, rede (eba!!!) e ainda banheira com hidromassagem para duas pessoas.
- A propriedade: Mata Atlântica, araucárias, árvores frutíferas e tranquilidade
Em um terreno de 2,5 alqueires e em uma área de preservação ambiental, a Pousada Barra do Bié foi projetada e construída. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensados pelo casal Ana Rosa e Ciro Calfat. Na manhã após nossa chegada, pessoalmente Ciro nos acompanhou em uma caminhada pela propriedade (na companhia dos simpáticos cães Dino e Bié), marcada, por todos os lados, pela presença de lindas araucárias (na época, elas ficam carregadas de pinhão!), hortênsias e várias (várias!) árvores frutíferas, de onde o casal colhe grande parte das frutas utilizadas para a produção de doces, compotas e sucos, servidos na pousada e preparados pelas mãos de Ana.
Além da variedade de árvores frutíferas, a propriedade que hoje abriga a Pousada Barra do Bié é cortada por um rio, onde é possível se banhar em dias mais quentes. Margeando o riozinho, chegamos à uma prainha, onde é possível cair na água ou simplesmente passar uma manhã ou uma tarde se balançando nas redes armadas, diariamente, pelo Ciro no gazebo construído à beira da água.
Depois da caminhada pela propriedade e de conhecer, inclusive, a horta suspensa cuidada pelo casal (onde plantam hortaliças a serem utilizadas também nas refeições servidas na pousada), conhecemos também a área de convivência, composta por um bar, churrasqueira, piscina aquecida, sauna, academia e ainda uma área dedicada à massoterapia, tudo rodeado de natureza e pela vista da serra.
- Gastronomia
Outro ponto que merece menção, sem dúvidas, é a gastronomia da Pousada Barra do Bié. Grande parte do que é servido na pousada é preparado pelas mãos de Ana Rosa. Diariamente, Ana faz geleias, doces, compotas, bolos, tortas, sucos para o café da manhã e grande parte do que é servido vem de produtos extraídos da própria propriedade. Se é época de pêssego, a proprietária e chef utiliza a fruta em diversas preparações, evitando assim o desperdício e apostando em um modelo mais sustentável de negócio.
O café da manhã é servido em um horário diferenciado também: das 09:00 às 14:00 horas, para dar tempo ao hóspede de descansar o quanto queira, sem que para isso tenha de perder o delicioso café da manhã, que sempre conta com alguma surpresa por parte de Ana: panquecas, ovos especiais e outras preparações são servidas como item surpresa diariamente.
- A hospitalidade de Ana e Ciro, um capítulo à parte
Viajar para nós sempre envolveu a grata experiência de cruzar, pelo caminho, com pessoas que levamos conosco na memória e com quem acabamos construindo laços de amizade. Tivemos, nesta nossa ida à cidade de Cunha, a grata surpresa de conhecer o simpático e amistoso casal Ana e Ciro Calfat, os proprietários e sobretudo idealizadores deste cantinho tão especial que é a Pousada Barra do Bié. Nossa estadia na pousada rendeu não só um fim de semana de tranquilidade e paz, como também boas conversas que atravessaram a noite, em meio a muito riso e a muita prosa. Fomos recebidos como pessoas de casa, dividimos a mesa no jantar e as experiências, e assim nos sentimos até o momento em que as malas foram postas no carro e partimos de volta para São Paulo. De alma alegre, com uma grande paixão pela vida e pelos sonhos que os levaram até Cunha, este casal não só nos recebeu de braços abertos, como agora ganhou um espaço saudoso em nossas memórias. Espero que nos reencontremos logo para por a conversa em dia, para brincar com Dino e Bié, para comer do delicioso bolo de laranja da Ana (meu bolo do coração!) ou o pinhão, que cairá do pé na época que tiver de cair! É o sorriso largo e sincero de Ana e Ciro que vocês encontrarão em uma passagem por Cunha, pela pousada, pelo recanto de Bié! 🙂 Um abraço saudoso aos dois!
- Outras informações:
– Localização: Rodovia Cunha / Parati (SP 171) km 58,8 + 5,8 km de estrada não pavimentada.
– Tel: (12) 3111 1477
– Confira aqui se esta pousada pode ser reservada através do Booking e não perca tempo!
– Site oficial: Pousada Barra do Bié
- Agradecimentos: A Ana e Ciro pelo convite, hospitalidade e carinho; a AD Comunicação pelo convite e confiança em nosso trabalho; a Dino e Bié pela companhia!
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Muuuuito legal!
Legal não :-), eu diria excelente hahaha.
Eis um lugar que realmente adoramos. A experiência de sentir-se em casa em um local tão acolhedor e com anfitriões únicos como o Ciro e a Ana foi única!
Não posso deixar de citar também a simpatia do Bié e do Dino!
[…] Em nossa passagem pelo município, seguindo as dicas de Ana e Ciro Calfat, proprietários da Pousada Barra do Bié, fomos conhecer os principais ateliês e lojas da […]