Onde passar o São João no Nordeste?


O mês de junho chegou e cá estamos nós às portas do São João, uma das festas populares mais festejadas no Nordeste do Brasil. Como todos sabem, nasci e cresci em Salvador/ Bahia e, até o ano de 2007, festejar a data era algo que não só me dava um enorme prazer, como também é fonte de lembranças felizes, que carrego até hoje na memória. Depois que me mudei para São Paulo, só acompanho a festa por flashs televisivos ou comendo canjica (que aqui é conhecida como curau). Bom, mais deixemos a nostalgia de lado e vamos ao que interessa. Onde passar o São João no Nordeste?

São João! Imagem: Erik Pzado.

Viva São João! Imagem: Erik Pzado.

SÃO JOÃO NO NORDESTE

Bahia

Guerra de espadas em Cruz das Almas. Fonte da Imagem: A Tarde On line.

Guerra de espadas em Cruz das Almas. Fonte da Imagem: A Tarde On line.

Para quem está se programando para viajar para a Bahia, algumas cidades são as mais tradicionais nos festejos Juninos. Dentre elas estão: Amargosa, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas, famosa principalmente pelas guerras de espada e outros tipos de fogos. Amargosa está localizada a 231 km de Salvador, Cruz das Almas a 142 km e Senhor do Bonfim a 380 km. Para maiores informações, é só acessar o site  São João na Bahia. Lembre-se… Passagens de ônibus e reservas em pousadas, casas, hotéis, devem ser feitas com antecedência devido à demanda. Vale lembrar que o São João é festejado na maioria das cidades baianas e há opções para quem não queira enfrentar tanta muvuca, mas queira curtir a tradição da festa junina.

Pernambuco

São João em Caruaru. Fonte da Imagem: Portal de Caruaru.

São João em Caruaru. Fonte da Imagem: Portal de Caruaru.

Em Pernambuco, a cidade mais conhecida pelo seu São João sem dúvidas é Caruaru, localizada a  130 km de Recife eque conta com a estrutura do Pátio e da Vila do Forró, que completam, em 2010, 15 anos de fundação. Antes o São João era organizado pelos próprios moradores do lugar, que enfeitavam inclusive as ruas de bandeirolas. Quer saber um pouco mais sobre a festa na cidade pernambucana, é só acessar o Portal de Caruaru. Vale lembrar que em Recife a festa também é comemorada, sendo a segunda mais popular depois do carnaval.

Paraíba

São João em Campina Grande/ PB. Fonte da Imagem: Embratur.

São João em Campina Grande/ PB. Fonte da Imagem: Embratur.

A cidade paraibana conhecida como a realizadora do Maior São João do Mundo é Campina Grande. Para a edição de 2010, os festejos juninos durarão exatamente um mês, tendo início no dia 4 de Junho e término no dia 4 de Julho. “A grande novidade do ano será a realização da festa em 2 espaços simultaneamente.  Além do Parque do Povo, o evento deve ocorrer também no Parque Evaldo Cruz, fazendo com que, assim, a festa ocorra num espaço de 80.000 metros quadrados”, segundo verbete publicado na Wikipedia.

Sergipe

 

São João em Aracaju. Fonte da Imagem: A Tarde On Line.

São João em Aracaju. Fonte da Imagem: A Tarde On Line.

Em Sergipe, as cidades mais conhecidas pelas suas festas são Areia Branca, Estância e Aracaju, onde acontece anualmente o Forró Caju. Tive a oportunidade de participar da festa tanto de Estância quanto do próprio Forró Caju e gostei de ambas as experiências. Quer conferir a programação do São João em terras Sergipanas? Acesse o site da Infonet.

Bandeirolas enfeitando o céu. Imagem: Erik Pzado.

Bandeirolas enfeitando o céu. Imagem: Erik Pzado.

Caros jeguiantes, o Nordeste é amplo e tentei realmente me concentrar nos locais em que o Soão João é realmente mais forte, o que não significa que os demais estados não festejem a data com tanta beleza como nos que foram aqui citados. A ideia foi traçar um panorama e dar dicas de por onde começar a planejar a sua viagem para passar o festejo junino em terras nordestinas. Enfim, espero que tenham curtido este post especial e que apreciem, caso viajem, a beleza, o colorido, a leveza e alegria desta festa popular.

Matéria: Janaína Calaça.

Imagens:

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
11
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Erik PZado Araujo, Jegueton. Jegueton said: Novo post: Onde passar o São João no Nordeste? http://jeguiando.com/2010/06/16/onde-passar-o-sao-joao-no-nordeste/ […]

  2. […] 17 – 2010 GA_googleFillSlot("Jeguiando_posts300x250"); No post passado, dei algumas dicas de onde passar o São João no Nordeste, região em que, sem dúvidas, as festas juninas são realmente aguardadas e festejadas durante […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares