Indiscutivelmente, a gastronomia de uma cidade reflete não só os costumes locais, como (ou, principalmente) as influências culturais que determinada região recebeu em seu processo de formação e de construção identitária. A gastronomia de Toronto, por exemplo, reflete profundamente a sua multiculturalidade e a influência marcante de culturas diversas em sua formação e em seu cotidiano. Caminhando pelas ruas da cidade, você encontrará de tudo: gastronomia indiana, árabe, mexicana, filipina, chinesa, japonesa, italiana, entre outras. Longe de ser apenas uma tendência de uma grande metrópole abrigar cozinhas das mais diversas, os restaurantes em Toronto marcam a influência das várias nações presentes em sua constituição e uma necessidade de transportar um pedaço de cada país para o seu território.
Apesar de nossa estadia na cidade ter sido curta (de apenas dois dias), tivemos a oportunidade de experimentar um pouco da pluralidade gastronômica de Toronto: do típico sanduíche de carne defumada servido no St. Lawrence Market; passando por um fantástico restaurante mexicano, cuja proposta é unir o tradicional ao contemporâneo em suas preparações, ao toque do mapple na sobremesa do Restaurante 360º, no alto da CN Tower. E, para tornar a consulta às nossas dicas de restaurantes na cidade, decidimos reunir em um post apenas tudo que já publicamos sobre a gastronomia da cosmopolita Toronto. Confira!
- Café da manhã ou almoço
>> St. Lawrence Market
Visitar mercados é uma das formas mais efetivas (e, talvez, significativas) de um viajante conhecer um pouco (e em uma rápida amostra) os costumes locais, os produtos mais consumidos em uma determinada cidade, os sabores locais, enfim… Além de uma importante experiência gastronômica, é também uma experiência antropológica!
Comer em um mercado é um prazer à parte! Além de se deliciar com o seu prato, você certamente será tomado por uma série de outros aromas presentes, que tornarão a experiência no mínimo peculiar. E, como não poderia deixar de ser, em nossa passagem por Toronto, visitamos um dos seus mais famosos mercados: o St. Lawrence Market.
O St. Lawrence Market é indicadíssimo para quem está a fim de tomar um café da manhã ou de almoçar no melhor estilo “eat like a local”. Além de poder acompanhar um pouco a rotina dos habitantes de Toronto, que passam no mercado para fazer algumas compras para o dia (de frutas, verduras, carnes etc.), você poderá ainda provar um delicioso bagel quentinho (um dos itens favoritos do café da manhã dos canadenses) ou almoçar um dos mais tradicionais sanduíches da cidade: o sanduíche de bacon canadense (Peameal Bacon). São dicas infalíveis, sem frescuras e que não doem no bolso. 😉
Se quiser conhecer mais detalhadamente o St. Lawrence Market, acesse o nosso post: http://jeguiando.com/2014/05/18/dicas-do-que-fazer-em-toronto-parte-1/
> Outras informações sobre o St. Lawrence Market:
– Localização: 92 – 95 Front St East. Toronto, Canadá.
– Tel.: (416) 392-7219.
– Site oficial: http://www.stlawrencemarket.com/
- Almoço ou jantar
>> Jack Astor’s Bar and Grill
Uma opção interessante para quem quer almoçar (dentro ou fora do St. Lawrence Market) é o Jack Astor’s Bar and Grill. O bar/restaurante é uma franquia que você poderá encontrar em várias cidades canadenses, cuja proposta é servir refeições rápidas e saborosas, geralmente acompanhadas por uma generosa pint.
Como não sabíamos que as porções eram muito (muito!) bem servidas, acabamos pedindo uma entradinha: lula a dorê. Erik pediu um prato de espaguete com almôndega (gigante) e eu pedi um prato de nachos ao molho de lagosta. Tudo estava muito bom. Recomendo, mas reitero que as porções são bem servidas, então eu dispensaria a entrada no caso de um almoço para duas pessoas.
> Outras informações sobre o Jack Astor’s Unidade onde almoçamos: – Localização: 144 Front Street West, Toronto, Ontário, Canadá. – Tel.: 416-585-2121. – Horário: Domingo à quinta, das 11 à 1 da manhã; sexta a sábado, das 11 às 2 da manhã. Unidade localizada no St. Lawrence Market: – Localização: 73 Front Street East, Toronto, Ontário, Canadá. – Tel.: 416-603-8509. – Horário: Domingo à quinta, das 11 à 1 da manhã; sexta a sábado, das 11 às 2 da manhã.
>> El Catrin Destileria
Uma outra dica ideal para a hora do almoço em Toronto é a de um restaurante mexicano, localizado em um dos principais atrativos turísticos de Toronto: o Distillery District. Depois de explorar com calma o local, a dica é correr para o El Catrin Destileria, um restaurante fantástico (!!!) tanto no que se refere à comida como ao ambiente.
Quando visitamos o El Catrin Destileria (em outubro de 2013), o restaurante havia sido inaugurado há pouquíssimos meses, tendo como proposta servir a autêntica cozinha tradicional e moderna mexicana (quem é profundamente apaixonado pela gastronomia do país não pode deixar de conhecer esse restaurante em Toronto).
O El Catrin é tocado pelo Chef mexicano Olivier Le Calvez, considerado, atualmente, um dos melhores chefs da Cidade do México. Le Calvez foi contratado para criar e executar um amplo menu de pratos no estilo tapas, que pudesse traduzir a riqueza das preparações mexicanas. Tivemos a oportunidade de provar algumas dessas tapas (o menu degustação) e, definitivamente, as preparações honram a proposta do chef: mesclar a tradição com a contemporaneidade nos pratos.
Para bebericar, o El Catrin conta com uma grande variedade de coquetéis e possui uma das maiores cartas de mescal e tequila do Canadá, com mais de 120 rótulos diferentes.
Além da boa comida, outro ponto que certamente chama a atenção no El Catrin Destileria é a linda decoração do espaço. Dividido em dois espaços principais (o pátio, que é aquecido, e a área interna), o restaurante é uma boa pedida também para os amantes de design.
Uma das melhores empresas de design de restaurantes do Canadá foi contratada para criar uma atmosfera incrível e única para o El Catrin e o projeto incluiu o trabalho de três artistas mexicanos, que levaram quase cem dias para criar um grandioso mural no interior do restaurante (um dos artistas era Oscar Flores, um celebrado pintor mexicano, que trouxe as caveiras mexicanas para o mural do El Catrin).
Se você tem planos de visitar o Distillery District em sua passagem por Toronto, sugiro adicionar o El Catrin ao roteiro. Além de oferecer uma experiência realmente agradável aos visitantes, as preparações não são caras se considerarmos a qualidade do que é servido e, para quem quiser experimentar um pouco de cada, tem a opção do menu degustação (que varia de sete a nove pratos), ao custo de CAD 40,00 (para sete pratos) ou CAD 55,00 (para nove pratos). Recomendo!
> Outras informações sobre o El Catrin:
– Localização: 18 Tank House Lane, Distillery District, localizada na 55 Mill St., Toronto.
– Tel.: (416) 203-2121.
– Site oficial: http://www.elcatrin.ca/
– Horário de funcionamento: Almoço: Segunda à sexta, das 11:30 às 17 horas/ Jantar: Sete dias por semana, das 17 às 23 horas/ Brunch: Sábado e domingo, das 10:30 às 15 horas.
>> Ristorante Aria
Para o jantar, uma de nossas sugestões encontra-se muito bem localizada: a poucos minutos de caminhada da Union Station (de onde pegaríamos o The Canadian rumo ao Oeste) e a poucos passos do Air Canada Centre. Falo do Aria Ristorante, um simpático restaurante, que fica especialmente aconchegante à noite.
O Aria Ristorante é um restaurante especializado em gastronomia italiana, fundado por Guido Saldini e Elena Morelli, que são um dos responsáveis por introduzir a gastronomia italiana em Toronto. Elena, que tivemos o prazer de conhecer, é uma simpatia e acolhe os clientes como amigos, o que tornou a nossa visita ao restaurante uma gratíssima surpresa.
Além da localização privilegiada (entre o Air Canada Centre e a Maple Leaf Square), o Aria vale uma visita não só por sua ótima comida (a salada, a massa e a sobremesa estavam muito boas!), mas pelo ambiente acolhedor do restaurante e o atendimento atencioso da casa. De todos os restaurantes que visitamos em Toronto, inclusive, o atendimento do Aria foi o que mais se destacou.
O Aria funciona tanto no almoço como no jantar e tem capacidade para acomodar até 130 pessoas e recebe também festas particulares. Para quem, como nós, estava com as malas prontas para embarcar no trem, jantar nesse simpático restaurante pode ser o pontapé inicial para uma viagem realmente deliciosa. =)
> Outras informações sobre o Aria Ristorante: – Localização: 25 York Street. Toronto on M5J 2V5. – Tel.: (416) 363-2742. – Contato: info@ariaristorante.ca – Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 11:30 às 14:30 (almoço); de segunda a sábado, das 17 às 22 horas (jantar). – Site oficial: http://ariaristorante.ca/ >> Restaurante 360º
Localizado em um dos pontos mais altos da CN Tower, o Restaurante 360º (nossa quinta e última dica infalível de onde comer em Toronto) é infalível pois não há experiência mais marcante na cidade do que vê-la do alto em todo o seu esplendor, enquanto saboreia um prato saboroso e aproveita a noite da cidade.
Um dos grandes atrativos do Restaurante 360º, além da boa comida, é o fato do restaurante ser completamente móvel. Enquanto você faz sua refeição, o restaurante literalmente gira e completa uma volta de 360º, oferecendo ao visitante uma visão privilegiada de Toronto enquanto saboreia os pratos servidos no jantar.
Como a volta completa é feita vagarosamente, o visitante não fica tonto, nem enjoado, como muitas pessoas podem chegar a pensar. Tonto ele ficará se exagerar no vinho… Somente! De resto, ver Toronto completamente acesa do alto é realmente uma experiência deliciosa e você não precisará ficar descabelado, como eu fiquei caminhando pelo Edge Walk, enquanto aprecia a paisagem. 😉
>> Outras informações sobre a CN Tower:
– Localização: A CN Tower está localizada no coração de Downtown, bem no meio da zona de entretenimento, entre o Rogers Centre e o Metro Toronto Convention Centre na Front Street, ao norte de Bremner Blvd.
– Site oficial: http://www.cntower.ca/
Curtiu nossas dicas gastronômicas? Então não deixe de acompanhar as postagens do projeto #JeguiandoAxCanada e mergulhar um pouco mais na cultura, nos atrativos e nas singularidades desse incrível país, que é o Canadá. 😉
Para acompanhar as postagens sobre o Projeto Jeguiando Across Canada, acesse: http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/jeguiando-across-canada/
Para acessar os posts já produzidos sobre Montréal, acesse: http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/ontario/toronto/
- Parceiros e patrocinadores
Agradecimentos especiais:
Além do apoio de nossos patrocinadores e parceiros nesta expedição, agradecemos também o apoio que recebemos de Halifax, Quebéc City, Montréal, Toronto, Winnipeg, Banff, Lake Louise, Jasper, Whistler e Vancouver durante nossas paradas. =)))
Siga o Jeguiando nas redes sociais e acompanhe o projeto Jeguiando across Canada:
- Facebook: http://www.facebook.com/Jeguiando
- Instagram: http://instagram.com/jeguiando#
- Twitter: http://twitter.com/jeguiando
- Hashtags do projeto: #JeguiandoAXCanada #ViaTrem #ViaRail ExploreCanadaByTrain
Conheça os patrocinadores e parceiros do projeto: VIA Rail (Realização e Patrocínio)
- Visite o site oficial: http://www.viarail.ca/
- Curta a página da VIA Rail no Facebook: https://www.facebook.com/ViaTrem
Broker Brasil Corretora de Câmbio (Patrocínio)
- Visite o site oficial: http://www.brokerbrasilcambio.com.br/
- Curta a página da Broker Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/BrokerBrasil
- Contato: (11) 2899-3040 (Câmbio turismo; câmbio comercial e consultoria especializada)
Comissão de Turismo Canadense (Apoio)
- Visite o site oficial: http://br-keepexploring.canada.travel/
- Curta a página da CTC no Facebook: https://www.facebook.com/ExploreoCanada
Delta Hotels (Apoio)
- Visite o site oficial: https://www.deltahotels.com/
- Curta a página da Delta Hotels no Facebook: https://www.facebook.com/deltahotels
Air Canada (Apoio)
- Visite o site oficial: http://www.aircanada.com.br/
- Curta a página da Air Canada no Facebook: https://www.facebook.com/aircanada
Vertebratta (Idealização/Projeto)
- Visite o site oficial: http://vertebratta.com/
- Curta a página da Vertebratta no Facebook: https://www.facebook.com/vertebratta
Dicas de culinário são de extrema importância para quem está viajando e não conhece o local. Parabéns pelo post.
Obrigada! =D