A vila de Barra Grande é pequena. Pequena, mas pontuada de vários restaurantes (o que me lembrou bastante a Vila de Pescadores de Praia do Forte, também na Bahia). No dia em que Lorena, minha companheira nesta viagem, e eu passamos parte do dia na (linda) Ponta do Mutá, decidimos aproveitar a passagem pela vila para conhecer algum restaurante entre as dicas que havíamos anotado como imperdíveis na Península do Maraú. Com o caderninho em mãos e com o quadriciclo para nos levar para tudo que é canto, Nena e eu decidimos dar uma volta para encontrar um dos restaurantes para almoçar naquele dia. No meu caderninho, eu havia anotado várias dicas, dentre elas: Santo Forte; Restaurante da Zeni (para provar o Camarão no Coco Fresco); Macunaíma (pertinho do atracadouro, para provar o Camarão Tailandês); Bar da Rô (para provar uma Paella com sangria geladinha), Restaurante Donnana (para provar o Camarão com Gengibre) e o restaurante A Tapera (que servia uma entradinha de banana da terra recheada com catado de siri). Como resolvemos almoçar já perto das 16:00 horas, contamos com o fato de muitos locais estarem fechados e também com o fato de nos perdermos diversas vezes na vila (graças à minha lerdeza!). Pois bem, entre locais fechados e eu andando em círculos, acabamos encontrando A Tapera (que fazia parte de nossas anotações) e decidimos ficar por lá.
- Restaurante A Tapera – Onde comer em Barra Grande, Península do Maraú, Bahia
Logo que passamos pelo portão, chegamos a um quintal com várias mesinhas de madeira rústica. De um lado uma casa, do outro um restaurante, os dois dividindo este mesmo quintal cheinho de flores e árvores. Àquela hora, o restaurante estava vazio (afinal, nem era hora de almoço, nem de janta!) e, quando já pensávamos em ir embora, uma senhora apareceu na janela da casinha azul. Era Dona Naiá, a dona e chef do restaurante.
Com sua voz calma e seu tom hospitaleiro, Dona Naiá nos recebeu em seu restaurante e pediu que ficássemos à vontade. Mais tarde descobri que Dona Naiá já apareceu até no programa da Ana Maria Braga para ensinar-lhe a fazer um prato de lagosta! E duvido que Ana Maria não tenha passado por debaixo da mesa e soltado todos os cachorros, porque depois que provei a comida de Naiá, virei fã! 🙂 Apesar de terem nos indicado pedir uma entradinha de banana da terra recheada com siri catado, eu, por conhecer a tradição nordestina dos pratos bem servidos, achei que seria um exagero pedir algo além do prato principal: um camarão ao molho de palmito, com farofa, arroz e batata frita!
Como imaginei, a porção do camarão ao molho de palmito era bem servida e Dona Naiá não economizou nos camarões! Recomendadíssimo! 🙂 Como recomendação, deixamos também a dica do garçom super atencioso do restaurante A Tapera: arroz de polvo e arroz de camarão na flor do dendê. No mais, vale uma passadinha por lá. O restaurante tem uma decoração super rústica e amigável e a recepção hospitaleira de Dona Naiá e de seus funcionários certamente te fará sentir-se em casa ou na casa de um amigo próximo! Em uma outra oportunidade, certamente voltarei lá! 😀
- Outras informações:
– Endereço: Rua Dra. Lili, s/nº. Barra Grande (Maraú), Bahia.
– Telefones: (73) 3258-6119 / 3258-6363
– Site: www.atapera.com.br
– Horário de Funcionamento: Diariamente das 12h as 23h na alta temporada e de quarta à segunda das 12h as 22h na baixa temporada.
Aceitam todos os cartões.
Se você gostou deste post sobre a viagem à Península de Maraú, não deixe de acompanhar nossas próximas postagens!
O projeto #oqueehqueabahiatem contou com o apoio, nesta fase, da Pousada Taipu de Fora, do fotógrafo Haroldo Magalhães, e da AD Comunicação & Marketing.
Agradecimentos especiais:
A Ana Davini, Haroldo Magalhães, Danúzia Motta e à minha companheira de viagem, Lorena Grisi (https://twitter.com/LGrisi).
Conheça as fanpages de nossos apoiadores:
Taipu de Fora (https://www.facebook.com/PousadaTaipudeFora?fref=ts) e AD Comunicação (https://www.facebook.com/AdComunicacaoMarketing?fref=ts).
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!