Eis que chegamos ao fim desta viagem ao Rio de Janeiro, proporcionada pela Royal Holiday. Embalada por uma das canções mais clichês em relação ao Rio, Aquele abraço, despeço-me da cidade para um dia, obviamente, voltar. Este foi apenas o primeiro contato com este lugar de tantas cores e de tantas paisagens, mas um dia eu volto, ah… Eu volto sim!
Para este último dia de Rio, a programação era livre, logo era usar a imaginação para preencher o tempo. Logo cedo, encontrei-me com a Mari Campos, do Pelo Mundo, a Andréia, do Mundo Afora e a Mila Marques, da Burson. Tomamos café tendo como vista novamente, again, once more, a praia de Copacabana, que definitivamente não canso de ver.
Depois do café da manhã, Mari embarcou de volta pra Campinas e Mila, Andréia e eu ficamos no Rio esperando a nossa hora também de voltar pra casa. Andréia então nos deu a dica de irmos visitar o Jardim Botânico para preencher aquele dia de programação livre. Com a definição para onde iríamos já acertada, rumamos para o jardim, que cobra R$ 5,00 ao visitante como taxa de entrada.
Nossa visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi muito rápida, mas foi suficiente para perceber que, quando achamos que o Rio já tem lugares suficientemente incríveis para visitar, algo mais é adicionado ao roteiro. Passeio ao ar livre é o tipo de passeio que me atrai, que me apetece. Gosto da experiência sensorial de caminhar por um lugar que seja um brinde aos sentidos. Cores, aromas, tudo está ali ao alcance dos olhos, do tato e de tudo mais que seja capaz de traduzir esta experiência.
Recomendo a visita ao Jardim Botânico para quem curte, como eu, passeios ao ar livre, natureza e um pouco de silêncio. É um lugar muito bacana para quem trabalha ou curte como hobby a fotografia. As minhas não ficaram muito boas, mas dá pro gasto! Um dia aprendo a lidar melhor com uma câmera, com mais destreza!
Após o passeio no Jardim Botânico, voltamos para o hotel, arrumamos as malas e pegamos nosso rumo de volta à realidade. Mila e eu, como iríamos voltar para São Paulo no mesmo vôo, saímos juntas do Rio Othon Palace. Fui me despedir da Andréia e do Denis, da Royal Holiday no Brasil, e de lá pegamos nosso vôo em Santos Dumont.
Durante o trajeto para São Paulo, o clima no avião era de saudosismo. Mila e eu ainda conversamos muito sobre turismo, blogs, Royal Holiday e sobre as impressões gerais da viagem. Qual foi o meu balanço destes 4 dias no Rio, ao lado da Mari Campos, do Ariovalo Jr, da Andréia, da Mila, do Denis e de quebra ainda do meu querido Pedro, do Blog Sem Destino? Que toda viagem vale a pena, seja ela para perto, seja ela para bem longe, quando a companhia é agradável e quando há muito o que se aprender com o outro. Somos, definitivamente, seres sociais, que se constroem na dinâmica da interação com outras pessoas e esta viagem foi muito mais do que uma viagem para fins turísticos… Foi uma viagem de trocas, de aprendizagem, de crescimento pessoal. Obrigada a todos pela companhia, meus queridos amigos! Vejo vocês por aí, em uma dessas paragens!
Segue abaixo a lista dos blogs que participaram deste 4º Encontro de Blogueiros de Turismo, proporcionado pela Royal Holiday:
- Pelo Mundo – Mari Campos (Campinas/SP);
- Viajar é preciso – Ariovaldo Júnior (São Paulo/ SP);
- Mundo afora – Andréia Lino (Natal/RN);
- Jeguiando – Janaína Calaça (São Paulo/SP);
- Participação especial: Blog Sem Destino – Pedro Serra (Rio de Janeiro/RJ);
- Patrocínio: Royal Holiday;
- Apoio: Burson Marsteller.
É isso aí, meus queridos blogueiros, até o próximo encontro! 😀
Abraços,
Janaína Calaça e Jegueton.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Ai que saudadeeeee do Jardim Botânico! Amo!
Jana, o Jardim Botanico do Rio eh isso mesmo: extra-sensorial. Adoro!
Mas… sacanagem falar que meu blog eh de Campinas! hahahaha Posto no blog zanzando pelo Brasil e pelo mundo inteiro e tu chamou ele de interiorano. Humpf!
Jana, que saudades dessa viagem! Revivi ela toda lendo seus posts, obrigada! Beijos