Começo este post sobre o segundo dia da viagem ao Rio, proporcionada pela Royal Holiday, com uma imagem noturna de Copacabana. Foi a primeira foto do segundo dia no Rio, tirada de madrugada. Tínhamos voltado ao hotel depois de jantarmos no Aquim e, antes de cair na cama, registrei esta imagem. É… é linda mesmo de se ver, seja de dia ou à noite, a cidade.
Neste segundo dia, a programação era conhecer Santa Tereza, almoçar no restaurante Aprazível e depois assistirmos uma peça. Por volta de 13:30 da tarde, pegamos um táxi com um senhorzinho muito bacana, com quem muito conversei durante o trajeto: o seu Antônio. Se é algo que acredito e valorizo nas viagens é o contato com pessoas. Mais importante até que conhecer os pontos turísticos, é encontrar alguém para conversar e dividir conosco sua percepção da cidade, seja nativo ou estrangeiro. Pelo sotaque, perguntei ao seu Antônio se ele tinha alguma descendência portuguesa e ele inicialmente disse que não. Mais para frente na conversa, o simpático senhor me contou que era nascido em uma cidadezinha perto do Porto e que eu o havia enxergado. Não sei se por ter perdido meu avô há alguns anos, sei apenas que o senhorzinho me emocionou com sua atenção e conhecimento sobre a cidade. Apesar de não ser nativo, seu Antônio desenvolveu um amor pelo Rio, que muito se parece com o amor que tenho por Salvador. Grande seu Antônio! Foi um prazer conhecê-lo!
Ainda na linha de que as pessoas fazem a diferença nas viagens, não foi pequena a alegria em ouvir o Pedro Serra, amigo querido e carioca, dizer que tinha vindo ao hotel só para me ver. O Pedro é a típica figurinha que anima todo mundo e, sem dúvidas, sua companhia no passeio à Santa Tereza fez muita diferença! Foi muito bom te rever, Pedrinho! Os encontros de blogueiros organizados pela Royal Holiday não só proporcionam a experiência de conhecer novos destinos como e principalmente a integração de pessoas com interesses em comum. Essa é a segunda viagem que participo e de cada uma levo bons novos amigos, que pretendo, sempre que tiver oportunidade, reencontrar.
Bom, depois de um leve tour pelo Rio, chegamos à Santa Tereza. Assim como a Lapa, mas guardando suas particularidades, Santa Tereza é um bairro igualmente agradável e foi impagável ter a oportunidade de ver o bondinho ainda funcionando, amarelo, com aquele visual retrô, com um bando de gente pendurada. Não consegui, infelizmente, fotografar o bondinho original, mas vale a foto da miniatura que estava sutilmente escondida debaixo de uma das escadas do restaurante Aprazível.
O restaurante Aprazível é um dos restaurantes mais conhecidos do Rio, principalmente pela sua vista privilegiada da cidade. O local, com aquele visual aconchegante e rústico, com mesas de madeira e pequenos bangalôs, faz juz ao nome: aprazível. É um restaurante muito agradável em termos visuais. Dá para passar horas lá, buscando os pequenos detalhes, mas nem tudo definitivamente são flores, mesmo com tantas espalhadas, inclusive nas luminárias de chita. O atendimento deixa muito a desejar, o medalhão servido não tinha nada de fabuloso para justificar o preço exorbitante e ainda cobraram pelo cafezinho! Ê grosseria! Tisc tisc! Cobrar o cafezinho depois de consumirmos uma refeição completa é de matar!
Depois do almoço mais longo que o rascunho da Bíblia, finalmente fomos dar uma volta em Santa Tereza, o que foi suficiente para me deixar com mais vontade de voltar depois com calma só para conhecer melhor o bairro. Os casarões antigos, os trilhos do bondinho, os paralelepípedos, tudo faz o viajante voltar no tempo e querer ficar por lá, só captando os detalhes deste simpático e acolhedor bairro carioca.
Após voltarmos do passeio, nos despedimos do Júnior, que, por questões de trabalho, teve que voltar para São Paulo. Seguimos então do hotel para o SESC e assistimos a peça Retrato do artista quando jovem, baseada na obra de James Joyce. O espetáculo foi bacana e para terminar o dia, Mari, Mila, Andréia e eu fomos jantar no restaurante do hotel com a linda da vista de Copacabana. Jeito gostoso de terminar o dia. Sinto, aos poucos, que o Rio deixará saudades!
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
Hahahaha Eu e o Jegueton estamos ficando amigos intimos, tu viu? 😀
Jegueton é ou não é uma doçura, Mari? Não tem como resistir ao seu charme latino! Hahahahahaha!
Beijão, minha querida!
Jana.
Ri mmmmuito com esta do “charme latino” hahahahaha
bjão!
Junior
[…] chamado de Aprazível e Moroso. Depois dêem uma olhada em nossa experiência narrada pela Jana no Jeguiando e pelo Pedro no blog Sem […]
Se vc quiser referências de restaurantes para FUGIR, eu conheço uns PÉSSIMOS em Santa Teresa! huahaua Mas conheço uns legais tb!
Allt jag säger är bara Rio, se Kristusstatyn och mycket annat som finns i Rio, en självklarhet att uppleva är Karnevalen i Rio. Även den Brasilianska maten är ett under för sig.