Descubra as cores da região da Provence-Alpes-Côte D’Azur


Figurando entre alguns dos destinos mais desejados por viajantes do muito inteiro, a França recebe milhões de pessoas, todos os anos, em busca de suas belezas naturais, de sua gastronomia, de seus vinhos e de experiências singulares. Cada pedacinho da nação francesa possui uma marca, uma identidade, algo que a traduz para o mundo e no país há destinos para todos os gostos e perfis de viajantes: aos que buscam roteiros culturais, gastronômicos, festivais musicais, teatro, atividades outdoor ou simplesmente a chance de descansar do cotidiano em um dos países mais procurados quando o assunto é férias.

Recentemente, o Jeguiando foi convidado para participar de um almoço de imprensa na Escola de Gastronomia Laurent Suaudeau, onde o Comitê Regional de Turismo da Provence Côte d´Azur e os escritórios de turismo de algumas das mais importantes cidades da região se reuniram com vários veículos de comunicação para apresentar o território que engloba Provence-Alpes-Côte D’Azur, suas particularidades, suas belezas, seu estilo de vida e atrativos. Na ocasião, um vídeo foi apresentado para ilustrar o que esses destinos resguardam a quem deseja conhecê-los. Um show de belas imagens para quem está buscando inspiração para a próxima viagem. Assista ao vídeo produzido pelo Comité Régional de Tourisme  Provence-Alpes-Côte D’Azur e encante-se!

Na ocasião do evento também, que contou com uma degustação de vinhos da região e com um almoço preparado pelo chef Daniel Hebet, considerado, atualmente, um dos melhores chefs da França, foi distribuída à imprensa uma brochura trazendo o Top Ten da Provence-Alps-Côte D’Azur. Deste material, igualmente produzido pelo Comité Régional de Tourisme Provence-Alpes-Côte D’Azur, transcrevo algumas passagens sobre este incrível território francês para que vocês possam ter acesso a um breve panorama sobre cada cidade que compõe este destino tão particular.

Degustação de vinhos da região da Provence. Imagem: Erik Araújo

Degustação de vinhos da região da Provence. Imagem: Erik Araújo

Chef Daniel Hebet, considerado, atualmente, como um dos melhores chefs da França, capturou nosso mascote para preparar um Confit de Jegue. Imagem: Erik Araújo

Chef Daniel Hebet, considerado, atualmente, como um dos melhores chefs da França, capturou nosso mascote para preparar um Confit de Jegue. Imagem: Erik Araújo

“Banhado pelo Mediterrâneo, este mar, que é sinônimo de sol, perfumes e cultura milenar, é onipresente em nossa região. Ele assume todas as formas: selvagem em Camargue, autêntico em Calanques, preservado nas ilhas Lérins, Port Cros e Porquerolles, chique nas estações balneárias da Côte d’Azur ou ainda portuário nas cidades! Mesmo o interior da região é impregnado dessa cultura mediterrânea, que a torna especial e seduz os visitantes.

Para ajudá-lo a viver plenamente nossa região, nós lhe propomos o nosso “Top 10” dos lugares que você não pode perder! Agora é a sua vez de criar a sua própria história em Provence-Alpes-Côte d’Azur! Estamos à sua espera!

Para começar a viagem, nada melhor do que visitar nossas cidades simbólicas! Cada uma com sua personalidade bem distinta, elas se oferecem a você:

Marseille dá o ritmo do Mediterrâneo. A mais antiga cidade da França é animada e multicor. De seu velho porto até o centro, passando pelo bairro típico do Panier ou pela magnífica Corniche, todos os ingredientes se reúnem para uma linda estadia cheia de cores!

Aix-en-Provence, sua vizinha, é muito diferente. Ela tem o charme de suas casas renascentistas. É um ótimo lugar para passear com toda a calma, sobre os passos de Cézanne, que ali viveu e se inspirou.

Arles, antiga, não é uma cidade, mas um estado de espírito. A sensação da Camargue bem próxima! O patrimônio antigo do lugar é notável. A cidade, conhecida como Pequena Roma, encantou Van Gogh, Picasso e Gauguin. Atualmente ela acolhe os eventos dos maiores fotógrafos do mundo.

Marseille, Aix e Arles fazem parte da região Marseille Provence, Capital Europeia da Cultura em 2013.

Comité Régional de Tourisme  Provence-Alpes-Côte D'Azur. Imagem: Erik Araújo

Comité Régional de Tourisme Provence-Alpes-Côte D’Azur. Imagem: Erik Araújo

Comité Régional de Tourisme  Provence-Alpes-Côte D'Azur. Imagem: Erik Araújo

Comité Régional de Tourisme Provence-Alpes-Côte D’Azur e Jean-Philippe Pérol, Diretor Américas da Atout France. Imagem: Erik Araújo

Avignon, a cidade dos Papas, tem a doçura das cidades de província. Seu Palácio dos Papas acolhe todos os anos o famoso festival de teatro!

Saint-Tropez, ponto de encontro do jet set no verão, reencontra a calma de um pequeno porto de pesca fora da temporada, com suas pequenas praças arborizadas, suas partidas de petanca, seus cafés nos terraços e suas praias de areia fina!

A alguns quilômetros da animação de Saint-Tropez cultivam-se vinhedos verdejantes. Eles produzem os vinhos da Provence e seu famoso rosé a degustar bem fresco à sombra de um caramanchão. Subindo na direção de Vaucluse encontramos os vinhos Côtes du Rhône (tintos e brancos) e os Châteauneuf-du-Pape. Vinhos que merecem ser descobertos visitando as caves e propriedades. No centro de paisagens mágicas!

Ver os campos azuis de lavanda a perder de vista é uma expériência inesquecível. Eles florescem de junho a agosto e pontuam a paisagem dos Alpes-de-Haute-Provence até os Hautes-Alpes, passando por Vaucluse!

Os ocres de Roussillon, o magnífico vilarejo de Gordes ou ainda o Mont Ventoux são alguns dos sítios inesquecíveis! Peter Mayle tornou célebre essa parte da Provence através de seus escritos.

O parque natural regional do Luberon preserva essa natureza para que cada um possa aproveitá-la plenamente.

O Verdon é também um território protegido, sítio geológico reconhecido mundialmente, com uma água turquesa e grutas profundas que surpreendem os visitantes! Para viver plenamente a magia do lugar, experimente fazer caminhadas pelas trilhas ou remar de caiaque.

Enfim, para atingir os picos, siga os passos dos campeões do Tour de France: seis das míticas montanhas dessa prova estão em nossa região! Chamam-se Col du Galibier, Col du Lautaret, Col de Vars, Col d’Allos, Col de la Bonnette e Col de la Cayolle e estão ao alcance de suas rodas!

Não deixe de viver essa experiência feita de encontros, trocas, história, guloseimas, cultura, esporte e tantas outras coisas em Provence-Alpes-Côte d’Azur!” (Fonte: Top Ten da Provence-Alps-Côte D’Azur)

Aos que têm interesse em folhear o material, ver algumas fotos e saber um pouco mais sobre a região, é só acessar o link DP TOP TEN Bresil 2013 e fazer o download do conteúdo completo.

Para saber um pouco mais sobre a França e seus belíssimos destinos, acesse:

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Pâmela Nunes disse:

    Côte D´Azur é realmente lindo. Sou suspeita em falar sobre destinos exóticos. São meus preferidos. Vale muito a pena visitar cada cantinho sugerido pelo Jeguiando. É demais! Tenho que visitar alguns locais aí, mas só pelo Verdon e por algumas cidades pequenas do sul, foi top demais!


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: