Todos os caminhos levam para Lisboa

*Artigo patrocinado. Guest Post.

Belas paisagens? Cultura e história? Gente simpática? Facilidade de comunicação? Comida saborosa? Todos os quesitos são confirmados quando se pensa em Portugal como destino de viagem. Em especial a capital Lisboa, uma cidade grande com clima intimista e dos mais hospitaleiros.

Lisboa é uma cidade para se descobrir a pé, se perdendo nas suas ruazinhas estreitas e labirínticas e se cansando ao subir das ladeiras. Claro que tem metrô para de ir uma ponta a outra e, com tantos pontos turísticos para riscar de seu guia, talvez até um passeio no infalível ônibus de dois andares seja uma boa opção.

Bonde elétrico de Lisboa. Imagem: Josu.Orbe

Bonde elétrico de Lisboa. Imagem: Josu.Orbe

A Baixa, no bairro Chiado, é um bom começo, até mesmo para tomar o café da manhã. Os vários cafés e pastelarias da região são mais antigos que muitas cidades brasileiras e vão garantir boas histórias de viagem. Cuidado com o bolso, porque as vitrines das grifes internacionais por lá também vão ser uma tentação. E logo descendo, estará o icônico Elevador de Santa Justa, que também não pode faltar no álbum de fotos.

Elevador Santa Justa, Lisboa. Imagem: Fasiso

Elevador Santa Justa, Lisboa. Imagem: Fasiso

Há pelo menos três fortificações históricas que valem algumas horas de dedicação. Ninguém sai ileso de uma visita ao Castelo de São Jorge, à Torre de Belém ou ao Mosteiro dos Jerônimos. Toda a carga de História que permeia estas belas e imponentes estruturas faz qualquer um viajar no tempo. Fora que a vista do topo delas é de tirar o fôlego.

Torre de Belém, Lisboa. Imagem: Peter Pearson

Torre de Belém, Lisboa. Imagem: Peter Pearson

Falando em Belém, qual a principal iguaria que vem à cabeça quando se fala em Lisboa? Não vale bacalhau! Se o assunto é doce, claro que o pastel de Belém é o indispensável numa passagem por terras portuguesas. Estas tortinhas de nata polvilhadas com açúcar e canela são consumidas a qualquer hora do dia pelos moradores e, claro, pelos visitantes. Como curiosidade, vale conhecer o local onde eles nasceram – a Casa Pastéis de Belém (não por acaso, na Rua de Belém) foi fundada em 1837 e lá dá para conferir bem outra ilustre tradição portuguesa: as paredes compostas de azulejos.

Pastéis de Belém. Imagem: http://www.flickr.com/photos/u-suke/3780458880/sizes/z/in/photostream/

Pastéis de Belém. Imagem: Kawanet

Por ser capital, Lisboa dispõe de uma ampla variedade de atrações de entretenimento, inclusive noturno. Os bares e casas noturnas da cidade oferecem estilos para todos os gostos, de jazz até MPB. Mas como resitir ao fado? Sim, as casas de fado provavelmente vão custar mais caro que um restaurante comum. Mas, além da chance de provar a culinária e bebidas locais, os shows da tradicionalíssima música portuguesa vai valer cada centavo e ficar na memória para sempre.

Justamente para aliviar o orçamento de viagem, a grande dica é ficar em hostels em Lisboa. Além de as diárias custarem uma fração do preço de um hotel comum (a partir de 10 euros por pessoa), os albergues em Lisboa são famosos por estarem entre os melhores do mundo. Bonitos, elegantes e com clima agradável, contam com comodidades que incluem piscina, jardins e terraços ensolarados. Perfeitos pra coroar uma viagem realmente inesquecível.

Créditos das Fotos (do Flickr):

Visa da cidade: josu.orbe

Elevador de Santa Justa: fasiso

Torre de Belém: peter pearson

Pastéis de Belém: kawanet

 

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Ana Catarina disse:

    Jana, vc esteve na minha terrinha? Que legal!!! Gostou? Vou aguardar os próximos posts. Beijos


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares