O interior paulista é pontuado por várias cidades de perfis bem distintos e que merecem uma visita. Seja no litoral ou no interior, o estado de São Paulo guarda muitos municípios de potencial turístico, que reúnem atrações distintas para quem gosta de viajar. Pegando a Estrada Real, rumo à Paraty, temos Cunha, estância climática que vem ganhando fama pelo seu clima gostoso de serra, por suas várias pousadas de charme – como é o caso da Pousada Barra do Bié -, pelos seus ateliês e lojas dedicadas à cerâmica, por ser um dos maiores produtores de pinhão do estado e, também, pelo seu circuito de bons restaurantes – os de mais destaque encontram-se fora do trecho urbano e à beira da estrada, como é o caso da Taberna Coração da Terra – especializada em pratos à base de Shitake – e o Villa Favorita, de que falaremos hoje.

  • Restaurante Villa Favorita – Gastronomia italiana em Cunha, São Paulo
Villa Favorita, gastronomia italiana em Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Villa Favorita, gastronomia italiana em Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Antes de sairmos para conhecer a cidade de Cunha, batemos um longo papo com Ana e Ciro, proprietários da Pousada Barra do Bié, que nos deram dicas preciosas para otimizar nossa curta estadia na cidade. O casal nos indicou os principais ateliês de cerâmica a serem visitados, o passeio à cervejaria artesanal Wolkenburg, e, ainda, dicas de restaurantes onde poderíamos almoçar. Acabamos pegando estrada rumo ao Villa Favorita, para conhecer o famoso polpetone recheado de queijo de que tanto Ana falou.

Chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Massa artesanal, preparada pelo chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Massa artesanal, preparada pelo chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Um jardim típico italiano recebe os visitantes logo na entrada da casinha de tijolos, onde funciona o restaurante. A decoração é simples, mas aconchegante, com mesinhas de madeira, jarrinhos com alecrim, quadros da Toscana e pequenas luminárias na parede. Logo somos recepcionados pelo chef do restaurante – Ernani Tedeschi -, que, como num ritual, nos traz bandejas com massas e pães artesanais, feitos por ele mesmo, para que conheçamos a qualidade dos produtos antes de chegarem à nossa mesa. A equipe de Ernani é pequena, mas suficiente para atender a quem chega por lá.

Pães artesanais, preparados pelo chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Pães artesanais, preparados pelo chef Ernani Tedeschi. Imagem: Erik Pzado

Bruschetta feita com pães artesanais. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Bruschetta feita com pães artesanais. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Assim como a equipe, o cardápio da casa é enxuto, o que garante a qualidade do que é servido. Muitos restaurantes apostam em cardápios extensos e acabam se perdendo no meio do caminho! Seguindo a indicação da Ana, pedimos as bruschettas feitas com pães artesanais (preparados diariamente por Ernani, que acorda às 4:00 da manhã para sovar a massa). Sinceramente, nunca comi bruschettas melhores! Estavam sequinhas, crocantes, com muito parmesão ralado na hora. Como prato principal, Erik pediu uma lasanha à bolonhesa e eu continuei a seguir as dicas da Ana – o polpetone recheado com mussarela, especialidade da casa.

Polpetone com tagliatelle. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Polpetone com tagliatelle. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Lasanha à bolonhesa. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Lasanha à bolonhesa. Villa Favorita, Cunha, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Por ser um restaurante que conta com uma equipe pequena, o Villa Favorita só abre nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, do meio dia às 17:00 horas, então é preciso se programar para não chegar tarde e encontrar a casa fechada. O local é bacana para almoçar, tomar um vinho e deixar a tarde passar sem pressa. Se quiserem também, ainda podem levar potes de mel colhidos na própria propriedade como lembrança ou para presentear. #ficaadica

Erik e Jana.

Erik e Jana.

  • Outras informações:

– Localização: Estrada Cunha-Paraty, Km 65,2. Cunha, São Paulo.

– Tel: (12) 9773-8688

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

8 Comentários

  1. As fotos estão lindas, mas as dos pratos estão incríveis! Abriu o apetite…

    :*

  2. Carol Wieser disse:

    Jana,

    Adoro descobrir lugares assim, inusitados e deliciosos. Nham nham, deu água na boca seu Post 😉
    Beijos

    • Gosto de lugares que trabalham com propostas artesanais: os pães e massas do local fazem a diferença e o ritual do Ernani, de levar tudo à mesa dos clientes antes de preparar os pratos em si é bem bacana. 😀

      Beijão, minha nêga!

      Jana.

  3. Foto de comida, particularmente, acho um troço muito do difícil de fazer… Tem que pegar o ângulo certo, o foco certo, que é para transmitir para o outro lado da lente toda a “gostosice” da comida.
    E, sobre essas fotos daí… Dizer que deram água na boca é pouco! Fez parecer sem graça a janta que eu acabei de ter!

  4. Marcia disse:

    Pessoal, já estivemos no Villa vááárias vezes e sempre somos muito bem atendidos. Todos os pratos são deliciosos. O Ernani tem novidades no cardápio.

  5. Silvania disse:

    Gente não deixe de visitar o Ernani, no villa favorita, ele é mágico, as massas que ele faz, são encantadas assim como o lugar, tudo é uma delícia e muito agradável, adoramos, como já havia comentado antes, restaurante showwww. Bj a todos

  6. nelson simioli disse:

    OLA ERNANI DIA 9 DE 2014 ESTAREMOS AI PARA ALMOÇAR COM VOCE


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: