Rio de Janeiro e Royal Holiday – 2º dia


Começo este post sobre o segundo dia da viagem ao Rio, proporcionada pela Royal Holiday, com uma imagem noturna de Copacabana. Foi a primeira foto do segundo dia no Rio, tirada de madrugada. Tínhamos voltado ao hotel depois de jantarmos no Aquim e, antes de cair na cama, registrei esta imagem. É… é linda mesmo de se ver, seja de dia ou à noite, a cidade.

Copacabana à noite. Royal Holiday. Imagem: Jeguiando.

Copacabana à noite. Royal Holiday. Imagem: Janaína Calaça.

Neste segundo dia, a programação era conhecer Santa Tereza, almoçar no restaurante Aprazível e depois assistirmos uma peça. Por volta de 13:30 da tarde, pegamos um táxi com um senhorzinho muito bacana, com quem muito conversei durante o trajeto: o seu Antônio. Se é algo que acredito e valorizo nas viagens é o contato com pessoas. Mais importante até que conhecer os pontos turísticos, é encontrar alguém para conversar e dividir conosco sua percepção da cidade, seja nativo ou estrangeiro. Pelo sotaque, perguntei ao seu Antônio se ele tinha alguma descendência portuguesa e ele inicialmente disse que não. Mais para frente na conversa, o simpático senhor me contou que era nascido em uma cidadezinha perto do Porto e que eu o havia enxergado. Não sei se por ter perdido meu avô há alguns anos, sei apenas que o senhorzinho me emocionou com sua atenção e conhecimento sobre a cidade. Apesar de não ser nativo, seu Antônio desenvolveu um amor pelo Rio, que muito se parece com o amor que tenho por Salvador. Grande seu Antônio! Foi um prazer conhecê-lo!

Jegueton no restaurante Aprazível. Imagem: Jeguiando.

Jegueton no restaurante Aprazível. Imagem: Janaína Calaça.

Ainda na linha de que as pessoas fazem a diferença nas viagens, não foi pequena a alegria em ouvir o Pedro Serra, amigo querido e carioca, dizer que tinha vindo ao hotel só para me ver. O Pedro é a típica figurinha que anima todo mundo e, sem dúvidas, sua companhia no passeio à Santa Tereza fez muita diferença! Foi muito bom te rever, Pedrinho! Os encontros de blogueiros organizados pela Royal Holiday não só proporcionam a experiência de conhecer novos destinos como e principalmente a integração de pessoas com interesses em comum. Essa é a segunda viagem que participo e de cada uma levo bons novos amigos, que pretendo, sempre que tiver oportunidade, reencontrar.

Mari e Jegueton escolhendo o prato. Imagem: Jeguiando.

Mari e Jegueton escolhendo o prato. Imagem: Janaína Calaça.

Bom, depois de um leve tour pelo Rio, chegamos à Santa Tereza. Assim como a Lapa, mas guardando suas particularidades, Santa Tereza é um bairro igualmente agradável e foi impagável ter a oportunidade de ver o bondinho ainda funcionando, amarelo, com aquele visual retrô, com um bando de gente pendurada. Não consegui, infelizmente, fotografar o bondinho original, mas vale a foto da miniatura que estava sutilmente escondida debaixo de uma das escadas do restaurante Aprazível.

Miniatura de bondnho. Royal Holiday. Imagem: Jeguiando.

Miniatura de bondinho. Royal Holiday. Imagem: Janaína Calaça.

O restaurante Aprazível é um dos restaurantes mais conhecidos do Rio, principalmente pela sua vista privilegiada da cidade. O local, com aquele visual aconchegante e rústico, com mesas de madeira e pequenos bangalôs, faz juz ao nome: aprazível. É um restaurante muito agradável em termos visuais. Dá para passar horas lá, buscando os pequenos detalhes, mas nem tudo definitivamente são flores, mesmo com tantas espalhadas, inclusive nas luminárias de chita. O atendimento deixa muito a desejar, o medalhão servido não tinha nada de fabuloso para justificar o preço exorbitante e ainda cobraram pelo cafezinho! Ê grosseria! Tisc tisc! Cobrar o cafezinho depois de consumirmos uma refeição completa é de matar!

Pedrinho, Mila e Mari no Aprazível. Imagem: Jeguiando.

Pedrinho, Mila e Mari no Aprazível. Imagem: Janaína Calaça.

Depois do almoço mais longo que o rascunho da Bíblia, finalmente fomos dar uma volta em Santa Tereza, o que foi suficiente para me deixar com mais vontade de voltar depois com calma só para conhecer melhor o bairro. Os casarões antigos, os trilhos do bondinho, os paralelepípedos, tudo faz o viajante voltar no tempo e querer ficar por lá, só captando os detalhes deste simpático e acolhedor bairro carioca.

Jegueton no alto de Santa Tereza. Rio de Janeiro. Royal Holiday. Imagem: Jeguiando.

Jegueton no alto de Santa Tereza. Rio de Janeiro. Royal Holiday. Imagem: Janaína Calaça.

Após voltarmos do passeio, nos despedimos do Júnior, que, por questões de trabalho, teve que voltar para São Paulo. Seguimos então do hotel para o SESC e assistimos a peça Retrato do artista quando jovem, baseada na obra de James Joyce. O espetáculo foi bacana e para terminar o dia, Mari, Mila, Andréia e eu fomos jantar no restaurante do hotel com a linda da vista de Copacabana. Jeito gostoso de terminar o dia. Sinto, aos poucos, que o Rio deixará saudades!

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

6 Comentários

  1. Mari Campos disse:

    Hahahaha Eu e o Jegueton estamos ficando amigos intimos, tu viu? 😀

  2. Junior disse:

    Ri mmmmuito com esta do “charme latino” hahahahaha

    bjão!
    Junior

  3. […] chamado de Aprazível e Moroso. Depois dêem uma olhada em nossa experiência narrada pela Jana no Jeguiando e pelo Pedro no blog Sem […]

  4. Lorena Grisi disse:

    Se vc quiser referências de restaurantes para FUGIR, eu conheço uns PÉSSIMOS em Santa Teresa! huahaua Mas conheço uns legais tb!

  5. Ipanema disse:

    Allt jag säger är bara Rio, se Kristusstatyn och mycket annat som finns i Rio, en självklarhet att uppleva är Karnevalen i Rio. Även den Brasilianska maten är ett under för sig.


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares