Como otimizar o tempo para conhecer as cidades?


jegue-ton

Jegueton viajando com seu mapinha pra não se perder pelas estradas

Muitas pessoas desistem de fazer viagens curtas por acharem que não vale a pena, devido à escassez de tempo.  Viajar envolve muito mais planejamento do que necessariamente muito tempo disponível. Fábio e eu já viajamos em uma noite de sexta-feira para Florianópolis e voltamos para São Paulo no domingo à noite. Tínhamos aproveitado uma promoção e voamos para lá, tendo apenas umas poucas horas para arrumar as mochilas e relacionar alguns locais que gostaríamos de conhecer.

Já citei em outro post que em feriadões os preços das passagens costumam subir no seu primeiro dia. Ou seja, se o feriado começa numa quinta, os preços das passagens para a quinta sempre serão altos. Geralmente  não viajamos no primeiro dia do feriado, mas no dia seguinte e não escolhemos o destino, o destino nos escolhe. É uma coisa meio “Os Simpsons” indo para o aeroporto e esperando qual destino mais barato aparecerá. Parto do pressuposto que todo e qualquer lugar é interessante de ser visitado. Deixe para escolher o destino quando tiver mais dinheiro e tempo disponíveis.

Mas vamos lá. Como otimizar o tempo para conhecer a cidade, que você visitará? Lá vão algumas dicas:

  • A internet ajuda muito o viajante nesta hora. Há como procurar hotéis, pousadas, etc. pela web e ter um leque opcional de preços maior para decidir qual perfil de estabelecimentos atende às suas expectativas. Assim que encontrar, faça sua reserva pela internet ou por telefone. Não deixe para procurar onde ficar quando chegar ao seu destino, porque isso envolve tempo… muito tempo.
  • Nunca chegue em uma cidade sem saber ao menos quais são os pontos turísticos principais. É importante listar e relacionar quais estão próximos uns dos outros;
  • Antes de viajar, relacione alguns endereços de bares e restaurantes e escolha alguns que estejam próximos dos pontos turísticos que você visitará. Isso também te ajudará a administrar melhor o tempo;
  • Pesquise sobre os meios de transporte da cidade, quais são os mais eficientes, seguros e que cabem melhor no bolso;
  • Planeje quanto tempo passará em cada ponto turístico. Pode parecer coisa de gente metódica, mas quando há pouco tempo disponível, é melhor dividir bem o dia do que ficar com a sensação de que nada foi visto na viagem;
  • Certifique-se de que sua roupa e sapatos sejam confortáveis, para que não sejam necessário voltar ao hotel ou passar em uma loja para trocar o vestuário inadequado;
  • Não gaste muito tempo nas lojas. As cidades é que precisam ser visitadas e levadas na memória. Caso queira levar alguma lembrança da cidade, estabeleça um tempo para que a compra seja feita também.

No mais, espero que nossas dicas te ajudem a otimizar seu tempo em viagens curtas. Se esperarmos reunir tempo e dinheiro suficientes para fazermos uma viagem, não faremos viagem nenhuma. O melhor sempre é recorrer a alternativas econômicas (passagens, hospedagens, meios de transporte coletivos, etc) e entender que viajar é um investimento para vida toda. As lembranças, as trocas, o que pode ser aprendido nestes deslocamentos fazem parte do processo de crescimento do homem e contribuem para a compreensão de que o mundo é a reunião de pluralidades. Boa Viagem!

P.S: Em tempo, o Best Blogs Brazil está na sua reta final. Dia 16/01, a votação será encerrada e até lá precisamos muito do apoio dos leitores, amigos, família, enfim, todos que acompanham de perto nosso trabalho. Estamos torcendo pela vitória do nosso Jeguinho e contamos com sua ajuda para que isso aconteça. Se você, leitor, já votou,um gigantesco obrigado da equipe Jeguiando! Se você ainda não votou… Se tiver um tempinho livre, passa rapidinho no Best Blogs e faça nosso Jegue feliz! 😀 O Jeguiando concorre na categoria TURISMO. É só acessar o Best Blogs, se cadastrar, votar no Jeguiando e fazer nosso Jegue sorrir com todos seus dentes!

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Olá Jana e Fábio..
    Conheci o blog de vocês justamente pelo Best Blogs Brazil, já que estão na categoria Turismo que é o assunto do meu blog também..
    Quando puderem, dêem uma visita por lá..
    Ahh.. Parabéns pela indicação e conteúdo. Está muito bom..
    Abraços,
    Thiago

    • psychopenguin disse:

      Oi Thiago!

      Primeiro, muito obrigado pelos parabéns! 🙂

      Dei uma olhada rápida no teu blog, e me pareceu interessante. Depois dou uma olhada com calma, assim que conseguir sair um pouco da estrada e entrar um pouco na calmaria.

      Abraços!


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares