Como se preparar para conhecer uma cidade?


Viajar é talvez uma das experiências mais interessantes que trago na vida e que carrega em si um sentido de renovação muito grande. Deslocar-se traz consigo toda idéia de movimento, de mudança, de novidade, de quebra de rotina e de abertura para experiências novas. Algumas pessoas só se sentem viajando quando saem do país, quando viajam para outro continente. Acredito que não necessariamente é preciso ir muito longe para sentir esta sensação de estar em outro lugar, de experimentar algo novo que se abre. Quando era menina, sonhava com viagens de ônibus, ver a estrada passando pela janela, na velocidade que embaça tudo e transforma um mundaréu de coisas a serem vistas em um filme imaginário rodado diante dos olhos. Viajar é experimentar.

Quando viajo, penso em tudo que posso conhecer dentro dos limites de tempo disponível e de condições financeiras e que, principalmente, tenha haver com minhas escolhas pessoais. Como se preparar então para conhecer uma cidade? Fora a parte burocrática de comprar passagens, reservar pousada ou hotel, preparar-se para uma viagem envolve também um pouco de auto-conhecimento, que servirá para saber exatamente o que queremos encontrar e vivenciar nesta experiência.

Trace a viagem que tem haver com você. O que é que você busca quando viaja? Conhecer a história da cidade, a gastronomia, os costumes, fazer compras, turismo ecológico? Se você tem à sua disposição pouco tempo para realizar este deslocamento espaço-cultural, um fim de semana por exemplo, otimize seu tempo, buscando nesta viagem a viagem que você quer para você.

Particularmente, antes de viajar faço uma breve pesquisa sobre a cidade para onde irei, o que facilitará, dentre as opções, a escolha daquilo que mais me atrai. Gosto de fotografar cidades, lugares e busco o que me renderá boas fotos e boas lembranças mais tarde. Sou atraída também pela gastronomia local, sempre dou um jeito de provar pelo menos um prato que é considerado típico e não dispenso conhecer as feiras, sejam elas as livres ou de artesanato. Conhecer a história da cidade, mesmo que de maneira resumida, também ajuda a entender a dinâmica cultural do lugar. Imagine viajar para o Rio Grande do Sul sem mergulhar um pouco nas particularidades da cultura gaúcha ou aterrissar em Salvador sem saber um pouco sobre a influência africana na construção de sua cultura. Viajar envolve um investimento não só financeiro, mas de interesse real por aquilo que está sendo conhecido. É uma forma de sabermos o limite do outro e não impormos nossa cultura àquele que visitamos. Viajar exige de nós a consciência de que vamos nos deparar com o outro e é preciso conhecer sua particularidades para evitar invasão de espaço e desrespeito.

Pesquise, leia um pouco sobre o destino que escolheu, liste os locais que pretende visitar, não se feche às possibilidades, mas já tenha algo em mente para não perder tempo sem saber para que lado vai. Dê à sua viagem a identidade que você quer para ela. Traga a viagem para seu campo de interesses e busque, naquilo que te atrai, o novo que te trará a sensação de renovação. Por fim, aproveite cada experiência e incorpore às lembranças ao dia a dia. É disso que se alimenta também a vida.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

4 Comentários

  1. Carol disse:

    Eu sou meio “aventureira”, pego o ônibus vou e me viro como dá, o que já me fez ficar num quartinho de hotel com goteira, bem desagradável!

    Ótimas dicas!

    Beijão!

  2. Ana Maria disse:

    Também sonhava em viajar muito de ônibus e foi o que fiz e ainda faço. Prefiro viajar de forma econômica e conhecer as pessoas e costumes de cada lugar. Já andei muito pela América Latina de ônibus, fiquei em casa de pessoas que nem conhecia, acredito que assim pude conhecer melhor. Não gosto de viajar pra tirar fotos de pontos turísticos e fazer compras.

  3. Junior disse:

    Sei que isso aqui não é um YR. Mas gostaria de saber, com quanto tempo deveria começar me preparar para uma viagem de uns 20 dias no nordeste? (Férias) Grato

  4. Andrea disse:

    parabéns pelo blog! adoro viajar e devoro sempre os melhores blogs de viagem e turismo antes de planejar uma viagem. beijo grande!! e vamos jeguiarrrr… kkkkk


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: