Ribeira – Salvador, Bahia


Para muita gente, o bairro da Ribeira, em Salvador, tem uma atmosfera de saudade. No passado, a região era frequentada pela classe alta soteropolitana, que possuía casas de veraneio por lá. Com a transferência dos centros comerciais da Cidade Baixa para a Cidade Alta, resultando em sua expansão, a Cidade Baixa, assim como a própria Ribeira, foi entrando em declínio e mudando suas feições. O bairro, hoje, tem feições de interior. Enquanto a Cidade Alta é extremamente verticalizada, a Ribeira acompanhou o ritmo lento de desenvolvimento da Cidade Baixa e continua a reunir vários casarões, alguns inclusive centenários. Tornou-se uma região de alma boêmia, pontuada de barzinhos, cujas mesas são dispostas de frente para o mar, para as embarcações e para o subúrbio da cidade.

  • O bairro da Ribeira – Salvador, Bahia
Fim de tarde na Ribeira, Salvador, Bahia. Imagem: Janaína Calaça.

Fim de tarde na Ribeira, Salvador, Bahia. Imagem: Janaína Calaça.

As praias da Cidade Alta e da Cidade Baixa são bem diferentes entre si. A Ribeira, por exemplo, é uma praia de águas calmas, onde as embarcações circulam calmamente, já compondo o cenário do lugar. As faixas de praia geralmente são mais estreitas e não possuem a estrutura das praias da Cidade Alta. O visual, no entanto, no pôr do sol é encantador.

Fim de tarde na Ribeira, Salvador, Bahia. Imagem: Janaína Calaça.

Fim de tarde na Ribeira, Salvador, Bahia. Imagem: Janaína Calaça.

  • O que fazer na Ribeira, em Salvador?

Além de curtir a paisagem e assistir a um pôr do sol cenográfico, o bairro, seguindo a sua fama de boêmio, tem vários barzinhos e restaurantes bem despojados, bacanas para tomar uma cerveja ou almoçar ou jantar uma moqueca ou uma mariscada caprichada. Os preços costumam ser mais baixos que os praticados na Cidade Alta. Não espere, no entanto, luxo. São bares e restaurantes simples, no melhor esquema mesinha de boteco com marca de cerveja. Não deixe de passar também na Sorveteria da Ribeira, a mais antiga e tradicional da cidade, que tem sabores variados e foi fundada em 1931.

Vista da Cidade Baixa a partir da Ribeira. Imagem: Janaína Calaça

Vista da Cidade Baixa a partir da Ribeira. Imagem: Janaína Calaça

A Ribeira é um daqueles cantos da cidade que atravessaram o tempo e que mantém características próprias há décadas. Um dos cenários mais belos de Salvador, que merece ser visitado, apreciado e registrado em fotografias. À noite, a Ribeira ganha as cores e luzes dos restaurantes e barzinhos e se torna um dos cantos mais agradáveis de se ir à noite em Salvador.

Dica: comer uma mariscada ou uma moqueca na Ribeira, de frente para o mar! Imagem: Janaína Calaça

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

http://www.facebook.com/Jeguiando

Tomar uma cerveja gelada nos vários barzinhos da Ribeira também é uma boa dica! Imagem: Janaína Calaça

Tomar uma cerveja gelada nos vários barzinhos da Ribeira também é uma boa dica! Imagem: Janaína Calaça

 

Compartilhe...
24
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

5 Comentários

  1. […] e saiba sobre o que se trata esse blog. Se gostar, assine e fique sabendo das novidades! « Ribeira – Salvador 02 […]

  2. Duda da Bahia disse:

    Muito bom esse blog falando não só sobre a Ribeira mais sim sobre vários pontos turísticos de nossa cidade Maravilhosa chamada Salvador.
    Um abraço de Duda da Bahia.

  3. Alex disse:

    Oi, eu gosto da sua blog. Onde fica a vila de pescadores? Eu ouvi falar que pode comprar vieiras vivas em Ribeira.

  4. Quero voltar a Salvador para conhecer a Cidade Baixa, comer na Sorveteria da Ribeira e deixar a noite cair em um barzinho comum! <3

  5. isa disse:

    eu amei esse site ele sempre me ajuda nas minhas pesquisas escolares


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares