Como pegar metrô em São Paulo?


Diante de algumas buscas freqüentes sobre como andar de metrô em São Paulo, resolvemos criar este post de utilidade pública. Se você está vindo à Sampa pela primeira vez ou se mesmo sendo residente você ainda se atrapalha na hora de pegar o metrô, este é seu lugar.

Com os constantes investimentos nos transportes sobre trilhos, o metrô de São Paulo tem se tornado cada vez mais eficiente e enraizado pelo relevo da região. Um prático exemplo está nas duas ilustrações abaixo onde no post original o mapa contava com pouquíssimas estações em relações ao mapa atual.

Através das interligações entre as 5 linhas do Metrô e com as demais linhas de Trem, não é raro vermos leitores com dúvidas de como se locomover pela cidade através deste meio de transporte. Com este post não só apresentamos uma geral sobre como utilizar o metrô, mas também recursos úteis para que você possa roteirizar seu deslocamento.

mapa_metro_sao_paulo.jpg

Mapa do Metrô em 2008

Mapa dos Trens e Metrô de SP. Imagem: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Mapa dos Trens e Metrô de SP. Imagem: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Andar de metrô na verdade não tem grandes dificuldades. Você basicamente terá como guia as extremidades ou pontos finais das linhas.

Exemplo 1 (Linha Vermelha): Se você se encontra na Vila Matilde, por exemplo e quer ir para a Santa Cecília. De acordo com o mapa, você se encontra na linha vermelha. Localize a Vila Matilde e a última estação que esteja na mesma direção, neste caso, a Barra Funda. Então, na estação Vila Matilde, pegue o metrô em direção à Barra Funda e salte na estação Santa Cecília. Para voltar para a Vila Matilde, por exemplo, veja no mapa qual a última estação na direção da mesma, que no caso é a Corinthians-Itaquera. É só pegar o metrô na direção Corinthians-Itaquera e saltar na Vila Matilde.

Exemplo 2 (Linha vermelha e azul): Se você se encontra, por exemplo, na República e quer ir para a estação Santa Cruz. Neste caso, você terá que mudar de linha. A República fica na linha vermelha e a Santa Cruz na azul. Como chegar lá? Estando na República, você terá que pegar um metrô para a , onde se encontra o cruzamento das linhas vermelha e azul. Pegue o metrô para a Sé, na direção Corinthians-Itaquera, que é a extremidade. Salte na Sé e de lá, localize em que direção fica a estação Santa Cruz. No mapa, a estação Santa Cruz se localiza na direção da extremidade Jabaquara. Pegue então na direção da estação Jabaquara. Para voltar, é só buscar a extremidade contrária, que no caso é a Tucuruvi. Salte novamente na Sé e pegue o metrô para a Barra Funda, para retornar à República.

Exemplo 3 (Linha vermelha, azul e verde): Se você se encontra, por exemplo, na estação Belém e quer ir para a estação Consolação. A estação Belém encontra-se na linha vermelha e a estação Consolação na linha verde. Pegue o metrô para Sé. Para isso, localize em que direção a Sé se encontra do seu ponto de vista. Neste caso, pegue para a Barra Funda. Salte na Sé para mudar de linha. Já na linha azul, você terá que pegar o cruzamento para a linha verde. Estes cruzamentos se encontram nas estações Paraíso e Ana Rosa. Localize uma das estações no mapa e em que direção elas estão, tendo como ponto de orientação a Sé. Neste caso, elas se encontram na direção da estação Jabaquara. Salte em uma delas e agora localize onde fica a estação Consolação. A mesma fica na direção da extremidade Vila Madalena. Pegue o metrô para a Vila Madalena e salte na Consolação. Para voltar, é só buscar as extremidades ao contrário. Da Consolação para o Paraíso e Ana Rosa, peguem na direção do Alto do Ipiranga. Para retornar à Sé, pegue agora o metrô no sentido Tucuruvi. Já na Sé, para retornar ao Belém, pegue o metrô na direção Corinthians-Itaquera.

Resumo: Encontre as extremidades (estações finais ou fins de linha) e localize a estação que você deseja chegar sempre na direção dessas extremidades.

Dica: Nas catracas, geralmente, distribuem os mapinhas para você carregar no bolso ou na bolsa. Ajudam muito na orientação. Caso não encontre o mapinha nas catracas, mapas estão fixos ao longo das estações. Adicionalmente baixe o mapa atualizado do Metrô diretamente no site da companhia.

Para saber mais visite o site oficial do metrô de São Paulo ou o Roteirizador do Metrô.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
105
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

25 Comentários

  1. Katheryne disse:

    Pessoal, adorei o “Jeguiando”! As fotos estão ótimas, bem como os roteiros. Adicionei a favoritos. Beijos e sucesso, kathy

  2. Eduardo Macan disse:

    Eu acrescentaria: “Se você chegou em São Paulo, antes de pensar, pegue o metrô” isso vale principalmente pra quem chega de ônibus nos terminais Tietê e Barrafunda.

  3. Andrea disse:

    Eu, que não vim de fábrica com senso de direção acoplado, consegui andar de metrô sozinha em São Paulo com ajuda do mapinha! Isso é uma verdadeira proeza!

    • Erik PZado disse:

      Viu Andréa, nada como um meio de transporte lógico :D. A direção é secundária e quem tem boca, vai a Roma, não? (no caso pode até ir para o Paraíso ou Consolação também!)

  4. Andar de metro em SP com ajuda do mapinha e muito bom.

    • Erik PZado disse:

      Simplifica demais a vida, não? E mesmo que esteja mais complexo nos últimos anos o uso do metrô sem dúvidas é um alento para o paulista que não quer ficar parado no trânsito!

  5. cristiane disse:

    gostaria de saber como pegar o metro da av.paulista p/o pavilhao do ahembi para o salao de automoveis

    • Erik PZado disse:

      Cristiane, faz um tempo que sua pergunta foi feita! Sorry! Mas de qualquer maneira há duas formas de realizar esse deslocamento. Fazendo baldeação na Ana Rosa ou Paraíso e pegando a linha Azul sentido Tucuruvi. Geralmente há ônibus entre a Estação Tietê e Pavilhão do Anhembi. Outra opção seria seguir até a Estação Consolação e baldear para a Estação Paulista da Linha Amarela. Lá é embarcar sentido Luz. Na Luz, descer e pegar o metrô sentido Tucuruvi e descer na Estação Tietê.

  6. Fernando disse:

    É rapaziada muito legal esse jeguiando, como eu vou ser um novo morador de sampa, sem conhecer nada, ajuda bastante!

  7. caipira em sampa disse:

    bom em breve irei pra sp sozinho e achei muito interessanteesse site.
    me ajudou bastante , pois nunca andei de metrô

  8. Sarah disse:

    Parabéns pelo post!!

    Me ajudou muito,e agora eu vou aprender a andar de metrô,pois moro em Sp a pouco tempo..Dizem que se pode conheçer São Paulo inteira por metrô

    Novamente parabéns e muito obrigado!

  9. j alexa disse:

    eu não venjo a hora para aqui em fortaleza ce termina o metro
    por que eu andei de metro em são paulo e achei o maio barato

  10. n machado disse:

    Nossa, muito bom post. Me ajudou a desconstruir o “receio” que eu tinha de usar metro por achar a forma de se deslocar por ele muito complexa rs.

  11. […] é inexperiente com esse meio de transporte, já havíamos publicado um roteiro de como usar o metrô de São […]

  12. Rodrigo Carvalho disse:

    Como faco para chegar do jabaquara a barueri?

  13. PAULA disse:

    Gente, que esclarecimento!!!

    Eu to chocada com o tanto que é FÁCIL!

    Fui lendo o texto e olhando no mapa pra entender na “prática”.. é até bobo!

    Muito obrigada!!

    Estava indo pra SP morrendo de medo Kkkkkk

  14. Jéssica disse:

    1 vez que estou indo confesso estou muito nervosa ! Preciso pegar metrô para Sé sentido a rodoviária Tietê me ajudem


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares