Mercado Municipal ou Mercadão – São Paulo


O Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão (como ficou conhecido), é um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo e, certamente, merece fazer parte do roteiro de quem viaja para a cidade e dos amantes de gastronomia. Visitá-lo é sempre uma experiência sensorial, no sentido mais amplo da palavra. Cores, cheiros, formas, tudo se mistura. Para muitos, o local é apenas um espaço voltado para as compras do dia a dia dos habitantes e para os restaurantes da cidade. Para outros, o mercadão é uma oportunidade de provar sabores novos, muitos vindos de diferentes partes do mundo. Próximo à conhecida Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro, a sugestão que deixo é montar um roteirinho pelo centro, partindo da Liberdade, passando pela , pela Rua 25 de Março e, por fim, terminando nele.

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça
  • Como chegar ao Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão de metrô?

Tendo como referencial a Estação Sé, pegue a linha azul sentido Tucuruvi  e desça na Estação São Bento. Procure a saída da Ladeira Porto Geral e é só descer. Atravesse a Rua 25 de Março, siga pela rua Calh. Basílio Jafet até a esquina com a Barão de Duprat. Depois vire à direita na Comendador Assad Abdala. Siga por ela uns 100 metros e pronto, lá estará o Mercadão.

  • Estacionamento no Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão:

Se você for ao Mercadão de carro, o local conta com estacionamento próprio. O grande problema é que, quase sempre, ele está lotado. Há vários estacionamentos nos arredores, que cobram de acordo com a proximidade do mercado. Quanto mais próximo, mais caro.

Mercado Municipal de São Paulo - o Mercadão. São Paulo, SP. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de São Paulo - o Mercadão. São Paulo, SP. Imagem: Janaína Calaça

  • O que você encontrará no Mercadão de São Paulo?

O Mercadão é dividido em duas partes: o vão térreo, onde se localizam as barracas ou boxes e onde são vendidos produtos como: frutas – que se destacam nas barraquinhas pelo colorido e pelo aroma e há a opção de comprá-las como sobremesa em cortes especiais ou em potinhos como salada de frutas -, queijos, azeites, vinhos, chocolates, especiarias de todos os tipos, doces, massas, peixes frescos, mariscos e carnes em variedade, e o mezanino, onde ficam localizados os restaurantes.

Um dos vitrais do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Um dos vitrais do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Frutas frescas, de várias partes do Brasil, enfeitam as bancas surtidas do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Frutas frescas, de várias partes do Brasil, enfeitam as bancas surtidas do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

  • Gastronomia: O que comer no Mercadão de São Paulo?

Alinhada à identidade multicultural de São Paulo, o Mercadão não só traz ingredientes e produtos de várias partes do mundo, como restaurantes dedicados à gastronomia brasileira, italiana e japonesa principalmente (as duas colônias mais presentes na cidade). No mezanino, é onde se concentram os restaurantes do Mercadão. No térreo, ficam as lanchonetes. Não deixe de provar dois ícones da capital paulista: o Sanduíche de Mortadela e o Pastel de Bacalhau, recheadíssimos e saborosos. De lembrança, passe no bar cujo tema é o Adoniran Barbosa, o pai do samba paulista para uma foto.

No mezanino, o visitante encontrará vários restaurantes para almoçar no Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

No mezanino, o visitante encontrará vários restaurantes para almoçar no Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Pastéis, ícones de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Pastéis, ícones de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

  • Dicas sobre o Mercado Municipal de São Paulo?

A variedade dos produtos é grande e vale a pena ir com tempo, para poder circular com tranquilidade pelos stands e encontrar os melhores preços. Por contar com uma variedade grande de produtos, há também uma variedade grande de preços e não custa nada pesquisar para economizar. De preferência, leve uma mochila e uma sacolinha térmica para os congelados ou produtos frescos, assim você poderá transportar melhor seus produtos na volta.

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

O local conta com sanitários, localizados na parte inferior e no mezanino, escadas rolantes, elevador para deficientes físicos e um espaço com mesas e cadeiras para quem não queira ir aos restaurantes, mas que queira saborear seu pastel, seu sanduíche ou suas frutas tranquilamente.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

 

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

15 Comentários

  1. Lika disse:

    Oie

    O local favorito de Jana em SP city. :***

    • REGINALDO disse:

      O MERCADÃO É DOS LOCAIS MAIS BELOS DE SAMPA. POREM O ESTACIONAMENTO DEVERIA SAIR DO PAPEL. OS BANHEIROS MAIS CUIDADOS. E O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESTENDIDO, PRINCIPALMENTE NA SEXTA, ONDE DEVERIAM OFERECER UM “HAPPY HOUR” COM MUSICA DE QUALIDADE, CERVEJA E CHOPP GELADÍSSIMOS PARA OS VISITANTES, CIDADÃOS DO MUNDO!!!

  2. Eliani disse:

    Seria muito importante que fosse colocado no site o horário de funcionamento do mercado.
    Obrigada

  3. Everaldo disse:

    Prezados,eu sou daqueles que adora sair para comer e como não podia estar em lugar melhor, moro em São Paulo. Hj, hora do almoço fui com um amigo no Mercadão da rua Cantareira, comer o famoso pastel de bacalhau. Tudo lotado acabei ficando na lanchonete Tigrão mesmo, no piso térreo. O pastel é bom, mas o resto….é caro, o serviço é um lixo, o balcão é sujo a menina que atende é uma “ANTA” e grossa, para dizer pouco, quando reclamei a demora, ou da pimenta nada aver para comer com pastel me tratou com grossura. Enfim, acho que esse pessoal deveria ter mais cuidado com o CLIENTE, afinal estão cobrando 9 reais em um pastel em um país que 110 MI de brasileiros são classe C,D e E. “Relativismos” a parte posso chamar isso de caro sim e se é caro pelo menos deveria ter um serviço a altura. Everaldo(cliente perdido hoje na hora do almoço)

  4. Charles Plácido de Oliveira disse:

    quero trabalhar nio mercadão como vendedor, comprador peço uma oportunidade.
    sou tecnólogo em gestão financeira e quero trabalhar no setor comercial.

  5. Jason Nicolas De Freitas disse:

    adorei o mercadão de sp sou de Limeira essa é a min ha segunda visita em São Paulo adorei continuem sempre assim

  6. Sonny disse:

    Caro Everaldo. Se está insatisfeito com SP ou qualquer coisa do tipo, crie uma cidade, já que seu mundinho atual não é perfeito ou melhor, viaje pra fora, vc só será um a menos no estado que tem mais de 41 milhões de pessoas. Eu defendo meu estado e minha cidade [SP]. E quem está insatisfeito é um direito da pessoa, mas que respeite pois também a muita gente que tem muito orgulho de ser daqui [SP]. 😉

  7. […] estando na 25 de Março, aproveite para conhecer o Mercado Municipal de São Paulo – o Mercadão, como é conhecido. Atravesse a rua 25 de Março, e siga pela rua Calh. […]

  8. Realmente o mercadão é uma maravilha! ADORO!

  9. Monica e Renato Pereira disse:

    Apesar de paulista,muito pouco conheco de Sao Paulo,morei em Fortaleza muitos anos e depois Estados Unidos.Realmente o turismo sempre foi pessimo em Sao Paulo.Atendimento,falta de hospitalidade dos habitantes,por isso desisti de conhece-la melhor.Agora vou com meu esposo,que criou-se ai,espero aproveitar melhor.E ser bem recebida desta vez.

  10. preciso fone mercadão para levar frutas amazonas

  11. Duraes disse:

    Só esta faltando o horário de Funcionamento , abre aos Domingos!?


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: