Chef Andrew Bushee fará workshop com uso de “plantas alimentícias não convencionais”
A 14ª Temporada da Truta, que este ano acontece de 29 de outubro a 27 de novembro, promete uma quebra de paradigma ao levar à mesa a “natureza” de Visconde de Mauá. Os chefs de 25 restaurantes de Penedo e das vilas de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá utilizarão como ingredientes em suas receitas as “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, também conhecidas como PANCs.
A Temporada 2016 é promovida pela Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (MAUATUR), e se inicia com um workshop promovido pelo máster chef Andrew Bushee, direcionado aos chefs de cozinhas participantes, no dia 27 de outubro no restaurante do Trutário Truta Rosa.
Formado pela Culinary Institute of America – CIA/California e atuação como chef residente do SENAC Águas de São Pedro por mais de 15 anos, Andrew ensinará técnicas de manipulação, corte, criação e preparação de receitas elaboradas com o peixe e as PANCs, bem como na harmonização com vinhos e cervejas selecionados. Após cada fase, os participantes poderão degustar os pratos que forem sendo criados.
PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais
Nativas ou exóticas, essas plantas (frutos, folhas, flores, rizomas, sementes etc.) são as que costumamos chamar de “mato”, “daninhas” e “invasoras”, por brotarem espontaneamente entre os cultivos ou em locais onde não deveriam. Embora não as consumamos por desconhecimento, elas não apenas têm sabor agradável, como valor nutritivo comprovado.
Assim, a Truta Arco-Íris, espécie californiana cuja criação foi bem sucedida na região graças à água pura e gelada das nascentes de Itatiaia, dividirá o prato com nomes até agora pouco vistos na gastronomia, como dália de jardim, capiçoba, chicória do campo, folha de capuchinha e folha de xuxu. Informações
Mauatur : (24) 3387-1283