DAMP, sorvete artesanal em São Paulo


Uma das grandes vantagens de estarmos sediados em São Paulo é, sem dúvida, a facilidade de acesso a grandes pérolas escondidas atrás de cada esquina. Em uma dessas andanças por locais pouco triviais e não necessariamente turísticos, encontramos no bairro do Ipiranga a tradicionalíssima DAMP Sorvetes. A visita partiu da solicitação de nosso amigo Isac Tufi, soteropolitano que decidiu pela segunda vez consecutiva, vir a São Paulo e passar um carnaval Cultural e Gastronômico.


DAMP Sorvetes. Imagem: Erik PZado

DAMP Sorvetes. Imagem: Erik PZado

  • Sobre a sorveteria

A DAMP existe desde 1970 e seu nome foi originado a partir das iniciais dos sócios fundadores. O grande objetivo dos italianos fundadores da empresa era realizar a produção do autêntico ‘gelato artigianale’, internacionalmente conhecido por sua cremosidade, variedade de sabores e, claro, por sua qualidade. Seus produtos vão desde os sorvetes de massa, passando pelas cassatas, bolos de sorvete e picolés.

Violeta (em primeiro plano) e Água de Rosas (ao fundo). Imagem: Erik Pzado

Violeta (em primeiro plano) e Água de Rosas (ao fundo). Imagem: Erik Pzado

Para os leitores com boa memória, os sorvetes da DAMP eram comercializados na antiga rede de Hipermercados Eldorado (sob a marca Eldoro). Como um dos alicerces da empresa é oferecer uma enorme variedade de sabores, que atualmente já atinge a casa dos 100 sabores, é importante que o visitante ouse experimentar os peculiares e singulares sorvetes da casa.

  • Uma provocação ao paladar e olfato
Isac Tufi se deliciando. Imagem: Erik Pzado

Isac Tufi se deliciando. Imagem: Erik Pzado

Dentre os inusitados sabores produzidos pela sorveteria, podemos passear pelo mundo das flores -muitíssimo bem representado pelos sabores de Violeta e Água de Rosas -, passando pelos temperos aromáticos como manjericão, cardamomo e creme com pimenta dedo de moça, ou ainda provar os complexos sabores de queijo brie com damasco, queijo cuia com melaço de cana e pimenta rosa ou o marcante gorgonzola com nozes.

Escala Pantone de sabores?  Imagem: Erik Pzado

Escala Pantone de sabores? Imagem: Erik Pzado

Durante nossa visita, fomos recepcionados pela Elisângela, que nos deu uma deliciosa aula sobre a história da loja e o rigor com o qual os produtos por eles comercializados são produzidos. Tivemos ainda o prazer de ver o orgulho da Elisângela falando que há mais de 20 anos trabalha na empresa e que, em sua carteira de trabalho, não há outra atividade que não seja relacionada ao mundo dos sorvetes.

Elisângela e Clara. Imagem: Erik Pzado

Elisângela e Clara. Imagem: Erik Pzado

  • A cereja do nosso sorvete

Uma deliciosa adição à nossa saborosa visita foi a aula sobre sabores e preferências da Clara, uma simpática mocinha de cinco anos de idade, que dá claros sinais de que seguirá a carreira de sua mãe, Elisângela.

Clara (a fofa) e a "Família de dedinhos". Imagem: Erik Pzado

Clara (a fofa) e a “Família de dedinhos”. Imagem: Erik Pzado

O papo com a Clara ocorreu tranquilamente em uma das mesas do estabelecimento, onde ela desenhava o contorno de suas mãos enquanto nos contava seus segredos gastronômicos e receitas que ela mesma ensaiava em casa. 🙂

  • As Dicas da Clara (5 anos e fã da sorveteria)

Se visitar o local e quiser seguir os conselhos gastronômicos da Clara, prove os sabores recomendados por ela, no caso “… ‘bligadeiro’, água de rosas, il gelato del príncipe, violeta, cioccollato forte e chocolate, né?…”

Equipe DAMP. Imagem: Erik Pzado

Equipe DAMP. Imagem: Erik Pzado

  • Outras informações

– Localização: Rua General Lecor, 512 – Ipiranga

– Tel.: (11) 2274-0746.

– Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias das 10 às 19 horas.

– Site oficial: http://www.dampsorvetes.com.br

DAMP Sorvetes. Imagem: Erik Pzado

DAMP Sorvetes. Imagem: Erik Pzado

Salão DAMP Sorvetes. Imagem: Erik Pzado

Salão DAMP Sorvetes. Imagem: Erik Pzado

Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!

Cores e sabores. Imagem: Erik Pzado

Cores e sabores. Imagem: Erik Pzado

Curta nossa Fanpage!

http://www.facebook.com/Jeguiando

Compartilhe...
8
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. Isac Tufi disse:

    Eita amigos, que saudades! Estou chegando em breve para fazer a harmonização perfeita entre sorvetes gelados e abraços calorosos!


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares