Viajar envolve uma multiplicidade de experiências: históricas, artísticas, culturais, arquitetônicas e… gastronômicas (além de outras tantas mais)! Viajar para um destino e não provar seus pratos típicos é perder uma parte importantíssima da experiência de estar em um outro lugar. Quem viaja e procura uma rede de fastfood para fazer quase todas as refeições, deixa para trás a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura local através de seus sabores, temperos e formas de preparo. Há muito a se conhecer de um destino através de sua comida.
Quem viaja para Buenos Aires, na Argentina, a meu ver, não pode deixar de experimentar três coisas: suas empanadas, seus alfajores e sua parrillada (principalmente o bife de chorizo e o Ojo de Bife – os melhores cortes, na minha opinião). Buenos Aires é uma cidade pontuada por bons restaurantes e cafés, mas a grande concentração de restaurantes está, sem dúvidas, localizada em Puerto Madero e em Palermo.
Se você quer aproveitar uma saída para visitar um ponto turístico e almoçar, por exemplo, então coloque Puerto Madero no roteiro. Além de visitar o porto em si, totalmente revitalizado, você pode ainda fotografar a Puente de la Mujer, obra de Santiago Calatrava; caminhar pelo Parque Mujeres Argentinas e conhecer por dentro a Fragata Presidente Sarmiento, que funciona como museu e cobrava (na época que visitei) apenas uma taxa simbólica de 2 pesos. São opções bastante econômicas de passeios, então você consegue ainda reservar uma quantia para comer bem.
- Onde comer uma boa parrillada em Buenos Aires
Se quer comer a tradicional parrillada argentina, ainda em Puerto Madero, você encontrará o restaurante Cabaña Villegas, inaugurado em 2010 e que tem se firmado cada vez mais como uma boa opção em meio a alguns restaurantes de estilo caça-turista (que cobram caro e não servem boas carnes), bem comuns na região. O ponto forte do local, definitivamente, são as parrilladas, que reúnem preparações como o Ojo de Bife, o Bife de Chorizo, Bife de Picaña, Salmón (Salmão) Grille, Trucha (Truta) Patagónica Cabaña Villegas, entre outros. Para quem, no entanto, não aprecia as parrilladas, o local conta com outras opções, como saladas, massas, risotos e woks. As entradas vão desde a tradicional empanada de carne a bruschettas, camarão ao alho, salmão defumado, além das entradinhas de parrilla.
Antes do cliente fazer, inclusive, o seu pedido, uma taça de espumante é servida como cortesia para acompanhar o pãozinho, que chega à mesa sempre quentinho para beliscar. Na hora de pedir, há duas opções: menu a la carte ou menu executivo (que vai desde a combinação de prato principal + sobremesa + bebida a outras combinações como: entrada + prato principal + sobremesa + bebida + café). O ideal é sempre pedir informações sobre o que está sendo servido no menu executivo ou pedir uma dica de prato a la carte ao garçom.
O ambiente, uma mistura de estilos clássicos e urbanos, é agradável e, principalmente, aconchegante – ponto extremamente importante para aproveitar bem o momento de uma refeição. O local ainda comporta mais de 200 pessoas e possui estacionamento com manobrista por 2 horas.
Devido à qualidade de sua parrillada, o Cabaña Villegas acabou abrindo uma outra unidade também em Buenos Aires, mas, desta vez, no bairro Belgrano.
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Localização: Alicia Moreau de Justo 1050, Puerto Madero ou La Pampa, 1549, Belgrano. Buenos Aires, Argentina.
– Reservas: 011 – 4343 0108 / 4331 0642
– Site oficial: Cabaña Villegas
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
To amando o seu blog… Parabéns!!
É encantador e de grande valia.
Gostaria de saber se uma pessoas que só sabe a lingua
portuguesa consegue passar uma semana em buenos aires?
Consegue sim, Vanessa! =) Como Buenos Aires éuma cidade que recebe muitos brasileiros, os argentinos já estão acostumados a lidar com quem não domina a língua. O Portuñol segura a onda! Fique tranquila! =) Não deixe de ir!
Um grande abraço,
Jana.
Obrigada, Jana!!
Beijos