De todas as cores, a Fitinha do Senhor do Bonfim é um dos souvenirs mais emblemáticos de Salvador, disputando espaço apenas com o berimbau, que sempre causa alguma confusão no momento de transportar em uma viagem. Salvador é conhecida pela sua fé e principalmente pelo seu forte sincretismo e a fitinha do senhor do Bonfim é um amuleto que transita não só no imaginário católico, como também no do Candomblé – cada cor está ligada a um Orixá, apesar da fita ter sua origem e nome associados a uma imagem do Catolicismo: o Senhor do Bonfim.

Fita do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

Fita do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

  • Origem da Fitinha do Senhor do Bonfim

Os primeiros registros referentes à fitinha do Senhor do Bonfim datam de 1809 e antes ela era “conhecida como medida do Bonfim. O seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. (…) A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja”. (Fonte da Informação: Wikipedia).

Fitas do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

Fitas do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

  •  Como usar a Fitinha do Senhor do Bonfim?

Tradicionalmente, quando ganhamos ou adquirimos a fitinha, a utilizamos no pulso. Dê três nós e faça seu pedido. O pedido só se realizará caso a fitinha “caia” sozinha (parta), sem que você a force ou a corte. Muitos levam suas fitinhas para serem benzidas na Igreja do Senhor do Bonfim. Extrapolando o seu uso e significado inicial, hoje a fitinha foi reinventada e estampa bolsas, cangas, camisetas, copos, canecas e toda uma sorte de outros souvenirs.

Fitas do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

Fitas do Senhor do Bonfim. Imagem: Erik Pzado

  • Onde encontrar a Fitinha do Senhor do Bonfim em Salvador?

Na grande maioria dos pontos turísticos de Salvador: Mercado Modelo, Pelourinho e nas lojinhas próximas à Igreja do Senhor do Bonfim são os principais locais de venda. Os vendedores ambulantes costumam querer empurrar as fitinhas a um preço acima do cobrado normalmente. Se te oferecerem 10 fitinhas por R$ 5,00, esse é um exemplo de preço abusivo! Às vezes, é melhor correr para as lojinhas. Caso você tenha o seu Orixá, procure a cor da fita daquele que te rege e faça seu pedido. 🙂

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
56
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

9 Comentários

  1. Rubia disse:

    jana,
    a minha é colorida (tipo parada gay) e eu uso no retrovisor do carro! hahahahahaha

    Beijos,

  2. Ludmy disse:

    Jana,

    Tinha uma no calcanhar que tinha colocado há um ano e meio atrás, e fiz o pedido. E não é que a danada “estourou” quando aconteceu o que eu tinha pedido? O legal e curioso (ou assombroso), foi que eu e meu namorado pedimos pra ficar juntos de vez. E ambas fitas estouraram no período de dois meses antes/depois da nossa união estável. Desde esse dia comecei a acreditar e ammarrei outra no pulso e fiz outro pedido. 🙂

  3. Marcela disse:

    Oi tem um app para celular smartphone olha só:

  4. Ana Claudia disse:

    Muito legal. Agora existe um site que cuida das fitinhas personalizadas.

    Acessem lá

    Ana Claudia

  5. Belem Gil disse:

    Boa tarde
    A minha fita foi comprada num vendedor ambulante , na praia, em Portugal. Nota-se que é sintética. E não algodão. Acho que não se vai romper nunca!!
    Posso cortar?
    Obrigada por responderem!!

  6. Juzinha disse:

    Minha fitinha não quebrou,mas saiu do nada do meu pulso.
    O que significa?posso colocar novamente no braço?

  7. maria yasmim disse:

    oie, eu estava com a minha fitinha tinha quase dois anos, minha cadela veio me dar carinho e pulou em mim, ai depois disso eu dei falta da minha pulseira, ela deve ter estourado quando a cadela pulou em mim, será que vai dar errado no desejo ?


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares