Caros jeguiantes, entre os dias 13 e 22 de setembro, Erik, Jegueton e eu rumamos para mais uma viagem/aventura agora em terras canadenses! Fomos convidados pela Comissão de Turismo Canadense (CTC) para participar do evento Go Media 2011, que reuniu representantes de mídias, sejam elas tradicionais ou sociais, de várias partes do mundo, como Brasil, Índia, Japão, China, Austrália, Inglaterra, etc. Representando o Brasil nas mídias sociais, estavam presentes os blogs Jeguiando (nós!) e o A Janela Laranja, do Márcio Nel Cimatti. O evento, dividido em duas partes (pré tour em Montréal e Go Media 2011), não só visava apresentar o Canadá como um destino turístico atraente nas quatro estações do ano, como também nos permitiu vivenciar um pouco das opções em turismo tanto de Montréal (Québec) quanto de Edmonton (Alberta). Para dividir essas experiências com vocês, vamos contar, ao longo dos dias, o que fizemos, que locais conhecemos, o que comemos e nossas impressões sobre esse país tão plural e interessante.
- Marché Jean-Talon (Jean-Talon Market) – Um dos mercados municipais mais visitados de Montréal, Canadá
Montréal é uma cidade apaixonada por gastronomia e por tudo relacionado a este amplo universo de experimentações e combinações. Diariamente, partindo de regiões agrícolas, pequenos produtores saem de suas terras para fazerem a entrega de seus produtos nas grandes cidades e nas cidades mais próximas. O limite de entrega, se não me engano, não passa de 60 km, o que garante que os itens alimentícios, sejam eles frutas, verduras, carnes, peixes, estejam realmente frescos e não demandem uma grande carga de conservantes, além dos naturais.
Em Montréal, grande parte desses produtos são direcionados, principalmente, aos quatro mercados públicos da cidade: ao Marché Jean-Talon, ao Marché Atwater, ao Marché Maisonneuve e ao Marché de Lachine. Lá, os produtos são organizados, precificados e cada qual leva uma identificação de onde foi produzido, informação extremamente importante para os quebequenses. Hoje, especificamente, falaremos do colorido e diversificado Marché Jean-Talon, onde, inclusive, tomamos nosso café da manhã em nosso segundo dia na cidade, na padaria Premiere Moisson.
Antes de partir para as compras, os visitantes podem tomar café no mercado, comer um crepe e até assistir a workshops de gastronomia, que acontecem no mezanino do local. Lá, chefs de Montréal e de outras cidades ensinam como preparar vários pratos e as aulas são veiculadas na televisão.
- Produtos frescos, respeito à sazonalidade e incentivo aos produtores locais
A paixão por comida é tão presente entre os habitantes de Montréal, que frequentar os mercados públicos para comprar os ingredientes das refeições do dia faz parte da rotina. Consumidores comuns e chefs de pequenos e grandes restaurantes caminham calmamente pelo mercado à procura dos produtos para suas preparações e o melhor… O preço costuma ser bem em conta!
Vários dos comerciantes alocados no mercado são os próprios produtores, como é o caso da simpática senhorinha do milho, que, há mais de 40 anos, trabalha produzindo e vendendo o sweet corn (milho doce) no Marché Jean-Talon. A valorização do produtor local garante produtos mais frescos e uma economia mais humanizada.
Em nossa viagem ao Canadá, tivemos a oportunidade de ter a companhia, durante nossa estadia, de uma figura de extrema importância para o turismo do país: Doug English, um divertidíssimo e sábio jornalista canadense, que dedicou grande parte de sua vida a escrever sobre o Canadá, seus destinos e principalmente suas experiências (sejam elas positivas ou negativas) com relação a viagens. Além de ser uma figura carismática, Doug é um apaixonado por seu país e, em toda a oportunidade que tinha, nos ensinava algo sobre aspectos culturais e sociais do Canadá. Em nossa visita ao mercado, ele fez questão de nos explicar a importância de indicar a origem dos produtores para os habitantes, a diferença entre uma fruta produzida em uma região e em outra e nos fazer experimentar aquilo que ele considerava imperdível. Ao Doug, só temos a agradecer por todas as lições, atenção e carinho. 🙂
Falando em experimentar, durante nossa visita ao Marché Jean-Talon, provamos de tudo um pouco: desde a saborosa flor de alho, adocicada e suave, ótima para saladas, passando por frutas docinhas, queijos esquisitos a azeites extremamente adstringentes! O certo é que, em cada canto que parávamos, alguém nos oferecia algo para experimentar.
Outro ponto que, certamente, o visitante repara é na qualidade dos produtos e na forma cuidadosa como são dispostos nos tabuleiros e prateleiras. Em cestinhas ou em pequenos recipientes de madeira, enfeitados muitos com flores ou temperos, o certo é que os vendedores levam o conceito de gastronomia muito a sério desde o primeiro momento, antes mesmo de tudo aquilo virar um prato: o de comer com os olhos.
Além de frutas, verduras, legumes, queijos, carnes, no mercado você encontrará também pequenos empórios, onde são vendidos desde itens de perfumaria, como sabonetes artesanais e sachês variados a produtos à base de Maple, azeites especiais e especiarias, vinhos para acompanharem refeições e vinhos culinários, cafés e outros tantos produtos. Lá, sempre haverá alguém que saberá te indicar um molho para acompanhar determinado prato, um azeite para cada contexto, ou uma especiaria diferente das comumente utilizadas. O certo é que a paixão do povo de Montréal por comida emana de todos os cantos do mercado e irradia pela cidade. Dica imperdível de passeio. Reserve pelo menos uma manhã para conhecer bem o local, se divertir, experimentar e sobretudo aprender um pouco mais sobre este país instigante que é o Canadá.
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Localização: 7070 Henri-Julien Street Montréal, Québec, H2S 3S3. Canadá.
– Horário de Funcionamento:
Segunda à quarta: 8:00 às 18:00/ Quinta e sexta: 8:00 às 20:00/ Sábado: 8:00 às 18:00/ Domingo: 8:00 às 17:00
– Sites interessantes para visitar:
http://www.marchespublics-mtl.com/
http://gocanada.about.com/od/montreal/p/jeantalonmarket.htm
- Agradecimentos:
– À Comissão de Turismo Canadense (CTC) pelo convite para participar do Go Media 2011 em Edmonton, Alberta, e por nos proporcionar a linda e inesquecível viagem a Montréal;
– A Udo Simons, por acreditar em nosso trabalho e por todo o suporte que nos prestou antes e durante o evento;
– Aos amigos Márcio Nel Cimatti, Douglas “Doug” English, Kishore e Smita Iyengar, B.H. Kasinath, Zhang Jing, Linlin Sun, Roberta Miranda e Cristina Massari pela companhia e pelo riso partilhado.
- Quer saber mais sobre o Canadá e sobre o Go Media 2011?
– Siga a hashtag do evento no Twitter: #GoMedia2011;
– Acesse:
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Cada foto arretada, bicho! Essa trupe manda MUITO bem! :*
Caramba, BABEI nos morangos e framboesas!
As frutas são gigantes, rsrsrs.
Alias, esse milho é praticamente um almoço ne? hehehe
Adorei!
[…] Marché Jean-Talon (Jean-Talon Market) – Um dos mercados públicos mais visitados de Montréal […]
Amei o site de vocês!! Vou a Montreal em breve e já estou começando a curtir o lugar, beijos.
[…] por seus inúmeros restaurantes e bistrôs e pelo charme de seus mercados, como o icônico Marché Jean-Talon –, e também por seus museus, como o Pointe-à-Callière (Montréal Museum of Archaeology and […]