Caros jeguiantes, dando continuidade à série de posts sobre São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, a que visitamos em parceria com a Fazenda Serra do Vale, hoje vamos falar de mais um dos atrativos que a cidade oferece. Basicamente, o destino é atraente e vale uma visita por três razões: seu centro histórico (a cidade em si é um museu ao ar livre); seus festejos e manifestações culturais (sejam eles religiosos ou “profanos”) e o seu potencial, que já está sendo explorado, para o ecoturismo (que inclui atividades como rafting e trilhas para cachoeiras). Os principais festejos que ocorrem em São Luiz do Paraitinga é o carnaval, famoso por suas marchinhas e por resgatar a memória de carnavais passados, em que as pessoas iam para as ruas fantasiadas e a festa do Divino Espírito Santo. O calendário de festividades, no entanto, não para por aí. Durante todo o ano, a cidade é palco de manifestações culturais e recebe visitantes de várias partes do país e de outras nações, interessados em seus atrativos.

  • Carnaval de São Luiz do Paraitinga
Carnaval dos gigantes. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Alexandre Medeiros

Carnaval dos gigantes. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Alexandre Medeiros

Para os saudosistas de carnavais passados, em que as pessoas saíam às ruas fantasiadas e no tempo que carnaval ainda era uma festa popular e não voltada apenas às elites, São Luiz do Paraitinga se tornou uma opção atraente para aqueles que estão cansados de trios elétricos, do cara-caramba-cara-caraô e querem mesmo leveza e cor. Depois de anos silenciado, o festejo voltou a acontecer com força a partir de 1981 e hoje se firmou como um dos grandes acontecimentos da cidade. Os destaques ficam para as marchinhas de carnaval – que hoje já são ao todo 1500, resgatadas e escritas pelos habitantes de São Luiz – e para os bonecos gigantes, que lembram muito os de Olinda, em Pernambuco. A cidade comporta até 25000 foliões em suas ruas e é garantia de diversão para aqueles que apreciam o gostinho de tempos passados. Este ano o carnaval acontecerá entre os dias 04 a 08 de março.

Carnaval. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Dagaz@Analú

Carnaval. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Dagaz@Analú

  • Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo, ou simplesmente Festa do Divino, é uma das mais importantes manifestações do calendário de festividades religiosas de São Luiz do Paraitinga. Partia sempre da Igreja Matriz, anteriormente localizada na Praça Dr. Osvaldo Cruz. Com a enchente de 2010, a construção veio abaixo e, hoje, da igreja só restam as ruínas e fotos de habitantes e visitantes como memória. Em 2011, o projeto é reconstruir a Igreja da Matriz e assim poder resgatar a força da Festa do Divino, que “começa sempre numa sexta-feira, com uma novena, antes realizada na antiga igreja. Ali são bentas as bandeiras dos fiéis, que desfilarão pelas ruas nas cerca de 20 procissões realizadas nos 10 dias da festa” (Fonte: Paraitinga Turismo).

Festa do Divino. São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Imagem: PriscilaZambotto

Festa do Divino. São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Imagem: Priscila Zambotto.

Dentre os acontecimentos que compõem a Festa do Divino estão a Procissão do Encontro das Bandeiras, novenas, missas, procissões e o Grande Dia, marcado por apresentações folclóricas, pela distribuição do afogado, uma espécie de banquete preparado com o abate de mais de 15 vacas e a Procissão do Divino, que encerra a festividade. No calendário, este ano a festa ocorrerá entre 04 a 12 de junho.

Festa do Divino. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Renato Luiz Ferreira.

Festa do Divino Espírito Santo. Congada. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Renato Luiz Ferreira.

  • Festa do Saci

Já em sua 9º edição, a Festa do Saci acontece em resposta à invasão dos estrangeirismos e, coincidentemente ou não, o período em que a festa é realizada (entre os dias 28 a 30 de outubro) antecede ao Halloween, hoje mais lembrado e comemorado do que o próprio Dia do Folclore (22 de agosto) no Brasil.

O Saci dedilha uma canção. São Luiz do Paraitinga. Imagem: Janaína Calaça.

O Saci dedilha uma canção. São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça.

O evento partiu do SOSACI – Sociedade dos Observados de Saci, que buscaram resgatar a importância do folclore brasileiro no imaginário da nação. Para quem cresceu com medo de curupira e da mula sem cabeça, para mim, a Festa do Saci é um respiro no meio do bombardeio de americanices. Não é à toa que trouxe um deles para casa e, desde então, o arteiro enfeita, majestosamente, com seu cachimbo e gorro vermelho o alto da minha geladeira, reanimando minhas lembranças infantis.

Saci. Imagem: Janaína Calaça.

Saci. São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça.

Para quem quiser se programar para as festas realizadas em São Luiz do Paraitinga, segue, abaixo, o cronograma de festejos que atravessa todo o ano.

  • Calendário Cultural e Festivo – São Luiz do Paraitinga, SP – 2011

Janeiro
07 a 30/01- Festival de Verão
10 a 16/01 – 1ª Semana de Ação Solidária

Fevereiro
04,05,11 e 12/02- 26º Festival de Marchinhas
26/02- Carnatuçaba

Março
04 a 08/03- Carnaval de Marchinhas

Abril
22, 23 e 24/04- Semana Santa
25/04- Festa de São Benedito

Maio
06, 07 e 08/05- Aniversário da Cidade
15/05 – Big Biker

Junho
04 a 12/06- Festa do Divino
05/06- 8° Passeio Ciclístico e 4ª Caminhada Ecológica ao Núcleo Santa Virgínia
16/06- Corpus Christi
24 e 25/06 e 01 e 02/07- Festa Junina “Arraiá do Chi Pul Pul”
24/06 a 03/07- Festa de São Pedro de Catuçaba

Julho
08 a 31/07- 11º Temporada de Inverno “Um friuzinho esquentado”
14 a 17/07- 39º Romaria de Cavaleiros

Agosto
02 a 05/08- Semana Oswaldo Cruz
12 a 21/08- Festa do Padroeiro “São Luiz de Tolosa”
29, 30 e 31- 2º Festa do Produtor Rural

Setembro
02, 03 e 04/09- Semana Elpídio dos Santos
12 a 18/09- 4º Semana da Canção Brasileira

Outubro
07,08 e 09/10- Festival do Brincar
28, 29 e 30/10- 9º Festa do Saci

Novembro
18. 19 e 20/11- Festa de Santa Cecília (Concurso de Bandas e Fanfarras)

Dezembro
02 a 25/12- Comemorações Natalinas
30, 31 e 01- Comemorações de Fim de Ano

Imagens que ilustram este post:

Outras informações:

Siga-nos no Twitter e saiba mais sobre a viagem!

Compartilhe...
24
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Átila Ximenes and VouContigo, Os Descasados. Os Descasados said: São Luiz do Paraitinga (Parte II) – Carnaval e outros festejos. http://bit.ly/gH4G3I Saudosismo, folclore e religiosidade. […]

  2. Rubia Pria disse:

    Eu piro nas fotos, como sempre. hehehe
    Parabéns para o Erick!


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares