Tive a oportunidade de conhecer São Luís do Paraitinga em novembro do ano que acaba de se findar, e lamento muito por não ter tido o tempo disponível para escrever sobre a cidade antes da tragédia que destruiu boa parte do local.

São Luís é uma cidade pequena, de gente simpática, com cerca de 10.000 habitantes, localizada na região do Vale Paraíba no estado de São Paulo, de uma riqueza histórica e folclórica impressionantes.

Rua de São Luís do Paraitinga

Rua de São Luís do Paraitinga

Infelizmente as chuvas que atingiram a região destruíram boa parte da cidade, incluindo casarões antigos e a igreja da matriz, além de deixar mais de 80% da população desabrigada.

O tradicional carnaval de marchinhas, obviamente, teve que ser cancelado. Em seu lugar será realizado um mutirão para reconstrução da cidade, terra natal de Oswaldo Cruz, médico sanitarista pioneiro no estudo de doenças tropicais como malária e febre amarela.

Jegueton em frente a casa de Oswaldo Cruz

Jegueton em frente a casa de Oswaldo Cruz

Nesse momento a terra dos sacis precisa de ajuda para cuidar dos desabrigados, bem como para a reconstrução do patrimônio histórico destruído.

No momento estão sendo recolhidos itens de necessidade básica como:

  • Água;
  • Produtos de higiene pessoal (pasta de dente, escovas de dente, sabonetes, shampoo, toalhas, etc.);
  • Sacolas plásticas para fazer a triagem das doações que chegam à cidade (sacos de lixo, sacolas de supermercado, etc.);
  • Produtos de limpeza;
  • Fraldas (geriátrica e infantil);
Igreja da Matriz, antes do desabamento

Igreja da Matriz, antes do desabamento

No site Paraitinga Turismo existe uma lista de locais que estão recolhendo as doações, porém ainda não vi nenhuma informação sobre doações em dinheiro. Se alguém souber de algo a respeito, comente aqui no Jeguiando que atualizo o post.

Igreja do Rosário

Igreja do Rosário

As fotos que ilustraram esse post foram tiradas na minha viagem de novembro, antes da enchente, para que vocês conhecessem um pouco a cidade. Outras fotos podem ser vistas no nosso Flickr.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
1
Share
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fabio Brito, Jegueton. Jegueton said: Novo post no Jeguiando: São Luís do Paraitinga – História destruída – http://bit.ly/73Diq0 […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares