E eis que partimos, caros jeguiantes, para a a 5ª parte da série de posts sobre nossa viagem a Bariloche, a convite da Royal Holiday. O post de hoje será dedicado ao Circuito Chico, outra opção de passeio oferecida para quem visita a cidade argentina. O viajante pode conhecer a cidade de San Carlos de Bariloche de várias maneiras. Basta apenas escolher aquela que se adapta melhor ao tempo disponível para passeios, os interesses pessoais na viagem (ou seja, aquilo que você quer realmente conhecer, tendo como base o tipo de viajante que você é) e o capital disponível. Há viajantes que optam por alugar um carro e conhecer a cidade com um mapa na mão, o que dá maior liberdade e flexibilidade em relação às excursões. Nos mapas, disponíveis quase sempre nas recepções dos hotéis, o viajante encontra orientações e como fazer, por si só, o Circuito Chico, que totaliza 60 quilômetros de percurso, ou o Circuito Grande.
- Centro Cívico
Apesar do passeio pelo Circuito Chico não ter início no Centro Cívico, é comum que excursões passem por lá. O Centro Cívico fica no coração de Bariloche. Lá estão localizados o Museo Perito Moreno, inaugurado em 1940, em homenagem a Perito Francisco Moreno, que explorou os rios Patagônicos e os Andes e doou as terras que hoje compõem o Parque Nacional da Argentina; a biblioteca do Centro Cívico; a secretaria de turismo; a Sala Emílio Frey, a polícia de La Província; a Plaza Expedicionarios del Desierto y Monumento al General Roca; Intendencia del Parque Nacional Nahuel Huapi e Migraciones.
O Centro Cívico fica localizado próximo à Calle Mitre, o principal centro comercial de Bariloche, onde você encontrará chocolaterias, lojas de artesanato, adegas, restaurantes, cafés e lojas em geral.
- Cerro Campanário
Um dos primeiros pontos turísticos que visitamos, fazendo a rota do Circuito Chico, foi o Cerro Campanário, de 1049 m. Vale lembrar que todo o passeio para alcançar as paradas é pontuado por muita vegetação, pela imagem do Lago Nahuel Huapi e dos Andes. Não preciso nem dizer que são imagens que você vai querer guardar na vida.
Para chegar ao alto do Cerro Campanário, os visitantes pegam uma simpática aerosilla para chegar ao topo da formação rochosa. Para quem tem medo de altura, acaba sendo um problema, mas, para quem não tem, a trajetória é só diversão. Erik e eu fomos na mesma cadeirinha e garanto que o equipamento é seguro. O cuidado maior realmente é com os pertences. Se uma câmera cair do alto, mochila, gorro, ou que seja, já era! Presumo que dificilmente haverá como buscar depois.
– Do alto do Cerro Campanário
Chegando ao topo do Cerro Campanário, você terá, diante dos olhos, um dos panoramas mais belos de Bariloche, com vista para o Lago de Nahuel Huapi e Perito Moreno, a lagoa de El Trébol, os cerros Otto, López, Goye, Catedral e para a cordilheira dos Andes.
– O que mais você encontrará no Cerro Campanário?
Além da vista panorâmica de cerros e das cordilheiras, no Cerro Campanário você ainda encontrará a Cruz que representa a primeira missa celebrada em 2 de fevereiro de 1930 pelo Monsenõr de Andrea; uma confeitaria, onde você poderá fazer uma parada para um café e medialunas, além de poder também apreciar o bungalow do Jegueton! Sim, o Jegueton tem um bungalow no Alto do Cerro Campanário, caso não saibam!
- Hotel Llao Llao, Capilla San Eduardo e Puerto Pañuelo.
Nossa próxima parada foi para observar o Hotel Llao Llao, construído em 1940 e que se encontra em um dos pontos mais privilegiados de Bariloche, no alto de uma pequena colina, circundada pelo Lago Nahuel Huapi; a Capilla San Eduardo e Puerto Pañuelo. Infelizmente, no passeio do Circuito Chico, só conseguimos fotografar o Hotel Llao Llao ao longe, mas pudemos entrar na Capilla San Eduardo.
Fizemos duas paradas para observar o Hotel Llao Llao. No mirante da imagem acima, localizado na estrada, a vista do hotel engloba os lagos que o circundam. Nesta parada também, o viajante pode comprar artesanatos; vidrinhos de Rosa Mosqueta, para tratamentos de pele; tirar fotos com cães da raça São Bernardo e ainda tomar vinho, cerveja, água ou refrigerantes acompanhados de um sanduíche feito com uma espécie de chorizo.
Na parada que fizemos logo a seguir, pudemos ver o Hotel Llao Llao de outra perspectiva, agora com as cordilheiras ao fundo.
Após a nossa última parada, começamos então o trajeto de volta à Bariloche. Vale lembrar que neste post não constam todas as fotos das paradas. Elegemos os principais pontos e as imagens mais interessantes, para que vocês possam já se preparar para o que vão encontrar em sua viagem! O passeio completo do Circuito Chico contempla os seguintes pontos e paradas:
1 ) Praia Bonita de onde pode se ver a Ilha Huemul; 2) parada no Cerro Campanário, de onde podemos observar os lagos: Nahuel Huapi e Perito Moreno, a lagoa El Trébol (O Trevo), as penínsulas San Pedro e Llao Llao, a Ilha Victoria, os cerros Otto, López, Goye, Catedral e Bariloche; 3) percurso até parada onde podemos observar o Hotel Llao Llao, Capela San Eduardo e Porto Pañuelo, o campo de golfe, a ponte Angostura sobre o rio Angostura; 4) Baía López, ao pé do cerro López; 5) Ponto Panorâmico: Sacada natural de onde se observa o Lago Moreno e a península Llao Llao; 6) Travessia da ponte do Lago Moreno, nos limites da lagoa El Trébol; 7) Retorno a Bariloche.
É isso, jeguiantes. Espero que tenham gostado do post sobre o Circuito Chico. Aguardem o próximo post sobre nossa visita ao Cerro Catedral e à sua estação de esqui!
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Agradecimentos pelo convite: Royal Holiday e Burson Marsteller.
- Agradecimentos pelo suporte dado ao longo da viagem: A Andrea Hernandez e a Rubia Dalla Pria.
- Post: Janaína Calaça.
- Imagens: Erik Pzado.
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
#Bariloche
#RoyalHoliday
#Encontrodeblogueiros
#Blogueirosdeviagem
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Que circuito lindo Jana!
Adorei as fotos e o texto.
Parabens mais uma vez a vcs e a Royal Holiday.
Grande abraço.
[…] This post was mentioned on Twitter by 1001roteirinhos and jana_calaca, Jegueton. Jegueton said: Hj,no Jeguiando,V parte da viagem a #Bariloche.Circuito Chico!Lindas paisagens e Jegueton en su bungalow! http://bit.ly/d3WYUm #RoyalHoliday […]
Adorei as fotos. Parabéns ao fotográfo. Dá uma vontade de pegar um avião e ir para esse lugar agora.