City Tour em Porto Alegre


Hoje convidamos os leitores a fazer um city tour imaginário por Porto Alegre. Muitas pessoas viajam sem saber exatemente o que vão encontrar, então resolvemos, sempre que for possível, trazer para o Jeguiando um breve panorama das cidades por onde passamos. Como estamos trazendo, nos últimos posts, a experiência que tivemos em visita à capital gaúcha, escolhemos esta simpática cidade para dar início a este projeto simples de pontuar, através do nosso olhar, os lugares que nos chamaram a atenção na cidade, juntamente com alguns pontos turísticos tradicionais.

100_8663
City tour. Imagem: Janaína Calaça.

Como disse anteriormente, vamos trazer alguns pontos interessantes neste post, para dar um gostinho de quero mais para o leitor. Para dar início ao nosso “city tour”, trago logo abaixo o Mercado Público Municipal,cuja construção data de 1869. O Mercado Municipal é interessante de ser visitado não só pela sua arquitetura e sua herança histórica, mas também por ser um espaço que reúne produtos típicos do Rio Grande do Sul, além de contar com uma variedade de lanchonetes e restaurantes, que são sempre bem vindos durante os passeios. O mercadão está localizado no centro de Porto Alegre, no Largo Glênio Peres.

100_8659
Mercado Público Municipal. Imagem: Janaína Calaça.

Logo abaixo, vemos, na Praça da Matriz, uma das atrações turísticas de Porto Alegre, o Monumento a Júlio de Castilhos, uma figura importante para os gaúchos, por representar a transição do regime monárquico para a republicano. O responsável pela obra foi o escultor Décio Villares e, para quem tem interesse em ver de perto o monumento, ele está situado na Praça Marechal Deodoro, no Centro da capital gaúcha.

100_8644
Monumento a Júlio de Castilhos. Imagem: Janaína Calaça.

“Caminhando” um pouco mais, encontramos a Casa de Cultura Mário Quintana. Para quem não conhece Mário Quintana, ele foi um poeta, tradutor e jornalista gaúcho, que viveu entre os anos de 1906 a 1994 e que produziu, além de uma extensa obra poética, livros infantis. Quintana viveu durante anos no Hotel Majestic, mais precisamente no quarto 217, que mais tarde se tornou a casa de cultura. Para conhecê-lo, este ponto se situa também no centro, na Rua dos Andradas, nº 736.  Os horários de visitação são: de segundas a sextas, das 9h às 21h. Sábados e domingos das 10 às 21h. Para maiores informações é só ligar para  (51) 3221 – 7147.

casa_cultura_mario
Casa de Cultura Mário Quintana. Imagem: Janaína Calaça.

Seguindo com nosso “city tour virtual”, temos outro ponto de visitação interessante: o Planetário José Baptista Pereira, inaugurado em 1972 e que está ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para quem tem interesse em astronomia ou simplesmente curiosidade em visitar um planetário, fica então a dica. Para chegar até lá, o endereço é: Av. Ipiranga, 2492 – Santana. Os horários de visitação são os seguintes: Público infantil – domingos às 17h;
Público adulto: domingos às 19h. As visitas em grupos devem ser marcadas com antecedência a partir do dia 15 de cada mês. Para maiores informações, ligue para (51) 3316 – 5284.

planetario_jose_baptista_pereira
Planetário José Baptista Pereira. Imagem: Janaína Calaça.

Outro ponto muito visitado, durante os passeios turísticos pela cidade de Porto Alegre, é a Usina do Gasômetro. O prédio fica localizado à beira Lago Guaíba e anteriormente funcionava como uma usina termoelétrica, durante mais de quarenta anos. Desde 1991, a antiga usina funciona como centro cultural e a sua chaminé foi tombada como patrimônio estadual. Várias atividades culturais acontecem no interior do prédio, além de funcionar salas de cinema, teatro, bares e restaurantes. Para conhecer a Usina, o endereço é Av. João Goulart, 551 – Centro. O horário de funcionamento é de terças a domingos, das 10h às 22h.Para maiores informações, ligue para (51) 3227-1738 / 3212-5979.

usina_gasômetro
Usina do Gasômetro. Imagem: Janaína Calaça.

Um dos pontos que particularmente mais gostei de visitar foi o Santuário de Nossa Senhora Madre de Deus pelo seu projeto arquitetônico e pela localização, que nos dá de presente uma vista incrível dos campos gaúchos. O santuário localiza-se no topo do morro Teresópolis e é de construção relativamente recente. Seu projeto teve início em 1987 e foi concluído e inaugurado em 2000. Além de ponto turístico, o santuário é palco de romarias e manifestações religiosas. Para conhecer este ponto, indico fazer o passeio para a Zona Sul, através da Linha Turismo de Porto Alegre.

santuario_senhora_madre_de_deus
Santuário de Nossa Senhora Madre de Deus. Imagem: Fábio Brito.

Seguindo um pouco mais, entre tantos pontos a serem visitados, temos o Cais do Porto, de grande importância na história gaúcha, por ter servido durante anos como porta de entrada/saída de produtos. Sua construção data de 1919 e foi tombado como Patrimônio Histórico em 1983. O porto ainda encontra-se em funcionamento, mas há um projeto de recuperação que visa transformar a área em espaço de lazer. Alguns passeios a barco são oferecidos também no porto, o que torna este ponto atrativo para quem está visitando a cidade e quer fazer outro tipo de passeio, que não seja os feitos por terra. Para quem tem curiosidade de conhecê-lo, o endereço é Rua Mauá, 1050 – Centro.

100_8664
Cais do Porto. Imagem: Fábio Brito.

Para encerrar nosso post city tour, vou pontuar apenas algo que me chamou bastante a atenção! Porto Alegre é extremamente arborizada, o que a torna uma cidade  agradável aos olhos. O viajante se vê rodeado de verde e de sombra fresquinha, necessária principalmente em dias quentes. A cidade também conta com vários parques, que facilita as opções de lazer para a população, principalmente para quem tem pouco dinheiro disponível no bolso. Espero que tenham gostado deste breve city tour da cidade de Porto Alegre. Lembro que a cidade conta com vários pontos interessantes para a visitação, mas como o espaço de um post é algo que demanda bom senso em relação a limite, resolvi pontuar aqueles que têm importância histórica e que nos chamou mais a atenção. Este foi um pequeno recorte de nosso olhar de viajante. Espero mesmo que tenham curtido e aguardem por mais posts nesta linha sobre outras cidades, que visitaremos mais tarde.

100_8603
Jegueton e Jana em Porto Alegre. Imagem: Fábio Brito.

Fontes de Pesquisa:

Wikipedia.

PortoBusca.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Deu vontade de conhecer a cidade. Tenho diversos amigos gaúchos e todos têm uma característica muito presente: AMAM PORTO ALEGRE.
    Obrigado pelas dicas! Com certeza são de grande valia.

  2. Porto é Linda, eu como gaúcho gosto demais, não é atoa que ela já recebeu mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir!! Vale apena visitar…


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares