Rituais de viagem – Qual é o seu?

Desde que comecei, há alguns anos, a viajar com mais frequência, fui percebendo que havia desenvolvido alguns rituais antes de pôr o pé na estrada. Uma viagem não se resume apenas ao período marcado para acontecer. Ela começa muito antes, com o planejamento, compra de passagens (quando é o caso); reserva de hospedagem; montagem de roteiro; checagem de documentos (se a viagem exigirá passaporte, visto etc.); contratação de seguro-viagem (quando é exigido) etc., e termina muito depois, quando revisitamos as fotografias, partilhamos nossas experiências com outras pessoas e, no meu caso, quando relato depois essas vivências no blog.

Além dessa etapa de planejamento de viagem, que sempre cumpri para tentar diminuir as possibilidades de passar por perrengues, tenho também meus rituais que me ajudam a aproveitar cada etapa da viagem.

  • Checar a previsão do tempo no destino: Por mais que tenhamos mais ou menos uma ideia de como é o clima em determinado destino, é sempre importante consultar a previsão do tempo antes de viajar para não correr o risco de passar frio ou calor demais. Já deixei essa parte do ritual para lá e me arrependi muito depois.
  • Organizar uma farmacinha para levar na mala: Apesar de a gente nunca viajar acreditando que vai ficar doente no meio de uma viagem, não levar uma farmacinha básica pode nos gerar algumas dores de cabeça (literalmente). Além dos medicamentos de uso contínuo, levo sempre medicações para dor em geral, para enjoo, curativos etc.
  • Colocar os fones de ouvido na mala: Sem música, eu não sou nada na vida, ainda mais durante uma viagem. A música torna tudo mais agradável e ainda nos faz criar lembranças com trilha sonora!
  • Levar uns lanchinhos:Um lanchinho na bolsa pode nos salvar! Seja de avião, carro, ônibus, eu sempre tenho algo para comer na bolsa, afinal, a gente nunca conta com atrasos, mas eles podem acontecer e, dependendo de onde você esteja, é difícil achar um lugar para “tapear o estômago” enquanto espera. Lanchinho e água na bolsa nunca é demais!
  • Levar consigo uma doleira:Perder documentos, dinheiro, cartões durante uma viagem nunca é bom. Para evitar esse tipo de contratempo, eu sempre levo esses itens grudadinhos no corpo, porque assim diminuem as possibilidades de algo se perder pelo caminho, e eu ter uma dor de cabeça tão grande que nem minha farmacinha dará conta.
  • Dizer aos meus gatos que vou voltar! Outra etapa (importantíssima) do meu ritual de viagem é conversar com meus gatos (Filó e Sean) e explicar que vou ali rapidinho, mas que logo estarei de volta! Não é legal deixar os pets descabelados sem saber para onde estamos indo, não? =D

E quanto a você? Quais são seus rituais de viagem? Você tem algum? Compartilhe aqui com a gente!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares