Para quem gosta realmente de viajar, não é preciso percorrer grandes distâncias, cruzar continentes, enfrentar longas horas de voo. O prazer de estar em um lugar diferente, de ver novas paisagens, de caminhar por ruas distintas das que conhecemos já é mote suficiente para querer cair na estrada – e há muito a conhecer, inclusive, nos destinos próximos à cidade em que vivemos.
Desde 2010, por exemplo, Erik e eu decidimos fazer algumas incursões pelo interior de São Paulo e por cidades próximas pertencentes a estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, à procura de destinos interessantes e que valem uma visita. Foi assim que cidades como Monte Verde (MG), Guararema (SP) e Cunha (SP) entraram em nossos roteiros, por exemplo. A vontade de viajar e uma boa dose de curiosidade pode gerar experiências bastante positivas, quando você decide explorar o que há de interessante a poucas horas de viagem a partir de sua cidade.
Foi com esse espírito que caímos na estrada rumo ao Grande Hotel São Pedro e à cidade que o abriga – Águas de São Pedro. Localizada a apenas 184 km de São Paulo, a cidade possui nada menos que o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo e do país – o que me despertou a curiosidade logo “de cara” – e figura entre os onze municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo governo do estado de São Paulo. Um outro ponto interessante sobre essa viagem (além do fato de que visitamos a segunda melhor cidade em qualidade de vida do Brasil) foi descobrir suas fontes de águas medicinais e a relação de simbiose (diríamos assim) que existe, há décadas, entre o hotel que nos convidou e a cidade.
- Águas de São Pedro e Grande Hotel São Pedro: histórias que caminham juntas
Águas de São Pedro, antes de ser emancipada como cidade (na década de 40), foi distrito da cidade de São Pedro. Sua história teve início com a busca por petróleo nas terras que correspondem ao seu território na década de 20 – busca que encerrou-se sem sucesso, mas que foi determinante para o futuro daquela região: no lugar de petróleo jorrava água mineral.
O início da utilização das águas começou tímido. O proprietário das terras onde ocorreram as perfurações, Ângelo Franzin, construiu, inicialmente, um pequeno balneário onde se banhava. Depois, um grande lote de terras foi vendido a um grupo, que construiu um balneário maior, com 12 banheiras. “Naquele mesmo ano, Octavio Moura Andrade resolveu construir a estância dando-lhe o nome de “Caldas de São Pedro”, criando juntamente com seu irmão, Antônio Joaquim de Moura Andrade, a empresa “Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A”. A fundação da estância aconteceu de braços dados com a construção do Grande Hotel (hoje, Grande Hotel São Pedro, propriedade do SENAC), ou seja, literalmente a cidade cresceu em volta do empreendimento, selando, assim, uma relação de simbiose entre ambos. (Fonte da Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_de_S%C3%A3o_Pedro)
A cidade de Águas de São Pedro, fundada, como citei anteriormente, em 1940 – após o reconhecimento por parte do estado de São Paulo de seu potencial hidromineral – tornou-se um município basicamente residencial e voltado à hidroterapia. O primeiro balneário – conhecido como “Fonte da Juventude” – juntamente com o balneário de 12 banheiras – construído posteriormente – selaram o potencial turístico da região com a presença do Grande Hotel, atraindo a atenção de visitantes de cidades vizinhas e de outras regiões do estado. Águas de São Pedro começava, literalmente, a aparecer no mapa não só por suas águas medicinais, mas também por seu perfil de cidade acolhedora e ideal para descansar.
Chamando ainda mais atenção para o destino, em 1968, Águas de São Pedro adicionou um novo perfil à sua identidade. O SENAC assumiu a administração do Grande Hotel São Pedro e transformou o belíssimo empreendimento em um hotel-escola, abrigando o Centro de Desenvolvimento e Formação em Turismo e Hotelaria e atraindo, dessa forma, estudantes de várias partes do mundo – o que conferiu ao empreendimento e à cidade uma dinâmica diferente: a de um destino de estudos, focado na formação de profissionais nas áreas citadas. Águas de São Pedro e o hotel, situado praticamente em seu coração, se tornaram então referência para estudantes de gastronomia e hotelaria, selando de vez o perfil dinâmico e plural do destino.
- Conhecendo o Grande Hotel São Pedro
Um dos pontos que gostaria de destacar, antes de falar um pouco sobre o Grande Hotel São Pedro, é que o empreendimento realmente me surpreendeu, não apenas por sua história interessante – que já inspira uma visita –, mas sobretudo pelo cuidado com a memória do local, com a preservação de sua identidade, pelo serviço que o hotel oferece e pela sua gastronomia – ponto alto do Grande Hotel, além de suas instalações bem cuidadas. Projetado em Art Déco e pontuado por belos jardins e bosques, o Grande Hotel não só oferece um mergulho ao passado através de sua edificação, como também um retiro de lazer e descanso tanto para famílias quanto para casais, que desejam encontrar um lugar agradável para passar a sua lua de mel. Confira, então, as fotos que fizemos durante nossa visita e saiba o que encontrará por lá! =)
- Infraestrutura e serviços do Grande Hotel São Pedro
Com uma área verde de aproximadamente 330 mil m², o Grande Hotel São Pedro reúne, ao todo, 117 acomodações, divididas em três categorias principais (apartamentos, suítes e vilas – ideais para casais em lua de mel e que estejam à procura de mais privacidade e conforto –); três restaurantes, dois bares, um lounge e uma adega; um Health Center; e várias opções de lazer para quem viaja a dois, com amigos ou com a família – incluindo crianças.
Um dos pontos interessantes sobre o Grande Hotel São Pedro é que uma parte considerável do seu serviço é realizado pelos alunos do Centro Universitário – lembrando que o empreendimento é um hotel-escola e encontra-se administrado pelo SENAC. Acompanhados de perto por profissionais, os alunos que frequentam a unidade aprendem na prática o trabalho em áreas como Hotelaria e Gastronomia e muitos deles, ao completarem a formação, são aproveitados no próprio quadro de funcionários do empreendimento, reconhecendo, inclusive, a excelência do seu ensino.
Apesar de contar com alunos atuando em várias posições no hotel, o serviço nada tem de amador. Ao contrário. Por serem acompanhados de perto pelos profissionais do empreendimento, os alunos são constantemente orientados em seus acertos e erros, o que faz com que o serviço seja eficiente, mantendo o padrão de excelência do Grande Hotel São Pedro.
>> Lazer: opções múltiplas para os viajantes
Em termos de opções de lazer, o Grande Hotel São Pedro oferece opções suficientes para preencher, inclusive, hospedagens mais longas. O local reúne, em seu território, quatro quadras de tênis descobertas, com piso lisonda; campo de futebol society descoberto e iluminado; quadra poliesportiva (basquete e futebol); ginásio poliesportivo; circuito de cooper e caminhadas; serviço de bicicletas; redário; um campo de golfe de 9 mil m²; além da agradável área das piscinas e deck, que conta com uma piscina descoberta, com 12,5m x 25,10m; uma piscina para jogos, com 1,40 m de profundidade e uma piscina exclusivamente infantil. Ademais, o hotel ainda conta com sala de snooker, com duas mesas profissionais; sala de carteado, com quatro mesas redondas e 16 cadeiras estofadas; e sala de TV, com home theater, para sessões diárias de filmes.
> Entretenimento
Além de contar com uma grande estrutura de lazer, o Grande Hotel São Pedro ainda oferece várias atividades voltadas ao entretenimento de seus hóspedes. Durante toda a semana, uma vasta programação acontece no hotel, incluindo oficinas diversas, como de orquídeas e de preparação de caipirinha especiais; degustação de vinhos; caminhadas; aulas de introdução ao golfe; hidroginástica na piscina, dentre outras atividades.
Durante a nossa visita, por exemplo, Erik e eu participamos de um animado (e didático) workshop de caipirinha, ministrado por um dos alunos do Centro Universitário. Durante o workshop comandado por Eliel, os hóspedes receberam uma pastinha para anotar a ficha técnica e o modo de preparo das caipirinhas especiais. O ponto alto da experiência foi ver a participação de vários hóspedes no preparo das bebidas e constatar que a programação é consistente. As atividades não são elaboradas apenas para preencher o tempo, mas sim de acordo com a filosofia do SENAC, que valoriza experiências que envolvam algum tipo de aprendizagem.
Além dos workshops e das diversas atividades oferecidas em sua programação diária de entretenimento – voltados tanto para adultos quanto para crianças –, o Grande Hotel São Pedro ainda conta com apresentações musicais em vários momentos do dia. Quando chegamos ao hotel, por exemplo, um grupo de músicos embalava o delicioso café da tarde oferecido pelo empreendimento aos seus hóspedes. Ao contrário de muitos hotéis, que aproveitam o excedente do café da manhã para oferecer um lanchinho à tarde para os hóspedes, o Grande Hotel prepara uma farta mesa com itens fresquinhos, já que a gastronomia é um dos grandes diferenciais desse resort localizado no interior paulista.
- Gastronomia
>> Restaurante Grande Hotel
Como venho pontuando ao longo do post, um dos principais destaques do Grande Hotel São Pedro – além da vasta estrutura de lazer e o conforto de suas acomodações – é a sua gastronomia. Já visitamos vários resorts no interior paulista e, sem dúvidas, o Grande Hotel se destaca quando o assunto é alimentação.
Reunindo ao todo três restaurantes – o Grande Hotel (buffet), o Engenho das Águas (a La Carte) e um restaurante infantil –; dois bares, um lounge e uma adega, o empreendimento funciona no sistema de pensão completa, com bebidas cobradas à parte. As refeições principais inclusas na pensão completa – café da manhã, almoço e jantar –, são servidas diariamente no Restaurante Grande Hotel, com serviço de buffet, incluindo saladas, pratos frios e entradinhas, pratos quentes, uma estação de preparações feitas na hora e uma grande variedade de sobremesas.
Comumente, quando pensamos em serviço de buffet, não esperamos preparações profundamente saborosas e especiais. A palavra buffet geralmente encerra a sentença “pratos preparados em grande escala”, o que afeta, invariavelmente, o sabor do que é servido. Ao contrário do que geralmente temos visto, nos deparamos com um buffet cuidadoso, que prima não só pela apresentação impecável de seus pratos, mas principalmente pela qualidade do que é servido. Tanto no café da manhã, quanto nas demais refeições, a variedade dos itens é o grande destaque. No desjejum, vários tipos de pães, bolos, frios, frutas, sucos, iogurtes e cereais já ajudam o hóspede a começar bem o dia. No almoço e no jantar, saladas fresquinhas, entradinhas do tipo finger food, pratos quentes variados e um buffet irretocável de sobremesas superam, inclusive, a qualidade de muitos restaurantes a La Carte que visitei – o que quebrou definitivamente o mito de que comida de buffet jamais pode ser bem feita e primorosa.
>> Engenho das Águas
Menina dos olhos do Grande Hotel São Pedro, o Engenho das Águas é o restaurante a La Carte e de alta gastronomia do empreendimento, estrelado por oito anos consecutivos no Guia 4 Rodas. Se o buffet do hotel já nos surpreendeu, como descrever então o menu degustação de cinco pratos do Engenho?
Aberto às sextas-feiras e aos sábados a partir das 20:30 horas, o Engenho das Águas é comandado pelo Chef Jorge Da Hora, um baiano (e conterrâneo) divertidíssimo que fez da gastronomia não apenas o seu trabalho, mas a grande paixão de sua vida. Especializado em gastronomia brasileira, Jorge tem pesquisado sabores de várias partes do país e levado as influências das regiões por onde passou para a mesa do Grande Hotel São Pedro. As influências ficam bem marcadas nos menus de cinco e sete pratos do Engenho das Águas, cujo ponto alto é o guisado de bode (delicioso!), que Jorge intitulou de “Cabra Safado”!
Se for jantar no Engenho das Águas (experiência que recomendo), certifique-se de não comer demais ao longo do dia, principalmente se escolher o menu degustação de cinco ou sete pratos! Antes dos pratos serem servidos, uma grande variedade de couverts chega à mesa, incluindo pãezinhos especiais, manteigas aromatizadas, alho ao molho de cerveja preta, coalhada seca, caldinho de feijão e outras gostosuras.
No jantar, Erik e eu escolhemos o menu de 5 Tempos, que incluíam as seguintes preparações assinadas pelo Chef Jorge Da Hora: Belém do Pará (um Crème brûlée de pirarucu com chips de mandioquinha, que estava simplesmente fantástico); Praia da Canoa Quebrada (cauda de lagosta com legumes assados com flor de sal); Sofioli Pernambucano (massa recheada com batata doce); Cabra Safado (guisado de bode com massapê de mandioca) e, por fim, o Tabuleiro do Engenho das Águas (com quindim, arroz doce, sorvete de tapioca, manjar de coco com calda de ameixa e torta de Castanha do Pará). Se você quiser conhecer profundamente a qualidade da cozinha do Grande Hotel, deve escolher jantar no Engenho em um dos dias em que o restaurante encontra-se aberto. Vale vivenciar essa experiência gastronômica!
>> Adega
Para acompanhar pratos saborosos, um bom vinho sempre é uma boa pedida. Para atender à expectativa dos seus visitantes, o Grande Hotel São Pedro mantém uma adega cuidadosamente abastecida por rótulos de várias partes do mundo de tintos, brancos, espumantes, champagnes e outras bebidas, selecionados pelo Sommelier do resort, que ainda instrui os iniciantes na escolha das melhores opções a serem harmonizadas em suas refeições. Inaugurada em 2007, a Adega Grande Hotel comporta até 1.924 garrafas, climatizadas a 14,5 º C, e encontra-se localizada no lobby do resort.
>> Bares e lounge
Além de três restaurantes (incluindo um infantil) e uma adega, o Grande Hotel São Pedro ainda conta com dois bares e um lounge (o Figueira da Piscina).
No Bar do Hotel, são servidas bebidas de diversos tipos – desde sucos, cafés, chás, coquetéis e vinhos – e também porções, lanches e aperitivos para acompanhar. O Bar do Golfe, localizado próximo ao campo, dá suporte aos entusiastas e praticantes do esporte que queiram se refrescar entre umas tacadas e outras. Já a Figueira da Piscina, onde tivemos o workshop de caipirinhas especiais, é um lounge integrado à piscina, à sombra de uma maravilhosa figueira, que oferece um cardápio variado, com preparações no forno à lenha e deliciosos risotos.
- Acomodações
Depois de tantas atividades ao longo do dia e de tanta comilança (!!!), o hóspede, certamente, só deseja descansar e não há nada melhor do que ter um quarto confortável à disposição para embalar uma boa noite de sono.
Reunindo ao todo 117 acomodações, divididas em três categorias principais (apartamentos, suítes e vilas – ideais para casais em lua de mel e que estejam à procura de mais privacidade e conforto –), o Grande Hotel São Pedro também mantém a excelência nesse quesito. Os quartos são amplos, confortáveis, bem limpos e iluminados e encontram-se equipados com ar condicionado, TV de tela plana e amenidades de banho – alguns deles têm vista para o jardim, área de estar e banheira de hidromassagem, como é o caso das vilas. Para conhecer mais detalhadamente cada tipo de acomodação, acesse http://www.grandehotelsenac.com.br/Acomodacao.aspx?HotelId=1&idSecao=7
Os grandes destaques do Grande Hotel São Pedro em termos de acomodações ficam, definitivamente, por conta das Vilas (a Vila do Golfe e a Vila do Golfe Master), que se encontram cercadas por jardins e à parte do edifício principal. São acomodações mais luxuosas, amplas e sofisticadas, indicadas principalmente para casais que estejam em lua de mel ou casais que queiram comemorar alguma ocasião especial com o máximo de privacidade.
“As vilas são compostas por três ambientes de decoração diferenciada, em estilo rústico chique: uma antessala exclusiva, um quarto amplo e área de relaxamento. A infraestrutura conta com cama king size, ar-condicionado, minibar, dois televisores, aparelho de DVD, sistema de som integrado de última geração, miniadega, ofurô, mesa de jantar para quatro pessoas, lavabo, sofá e poltronas. Possui também banheira de hidromassagem e serviço de mordomos. Sua localização privilegiada dá o toque de exclusividade ao hóspede da Vila do Golfe”. (Descritivo sobre a Vila do Golfe, extraído do site do Grande Hotel São Pedro)
- Viajando com filhos
No fim de semana em que fomos convidados a conhecer o Grande Hotel São Pedro, um casal de amigos nossos também foi conferir o que o resort oferece: o Márcio e a Karine, do blog A Janela Laranja. Há algum tempo, o Márcio vem desenvolvendo um trabalho interessante de mapear resorts no Brasil ideais para quem viaja com crianças (o casal tem duas meninas lindas, a Vitória e a Giovana, que sempre acompanham o blogueiro em suas viagens). Como ele viaja com filhos (ou melhor, com as filhas), a perspectiva em relação ao hotel contempla outros aspectos, que nós, que não somos pais, não dedicamos muita atenção. Por isso, se vocês são papais e mamães, sugiro ler o post do blogueiro sobre a visita ao hotel. Leia aqui: http://www.ajanelalaranja.com/2014/02/grande-hotel-sao-pedro-com-crianca.html
O Grande Hotel São Pedro possui uma estrutura interessante para quem viaja com crianças, como copa do bebê, que oferece um cardápio (não incluso na diária) com sopinha (legumes com carne e mandioquinha), vitamina de frutas com leite, vitamina de frutas com iogurte, papinha de diversos sabores, mingau de aveia e suco natural de frutas, entre outras opções; opção de hospedagem em quartos conjugados, para dar maior conforto para os pais e para as crianças; clubinho, com uma animada equipe de monitores; além de piscina exclusivamente infantil e parquinho com brinquedos localizado no bosque. Os pequenos têm atividades até às 22 horas e a energia é praticamente infinita! Dos pequenos e dos monitores! =D
- Impressões gerais sobre o Grande Hotel São Pedro
Além de Águas de São Pedro ser uma cidadezinha charmosa e convidativa – o que já renderia um bom motivo para viajar e conhecer o destino –, o Grande Hotel São Pedro surpreende, verdadeiramente, quem procura um bom lugar para descansar, seja a dois ou ao lado da família.
O hotel conta com uma boa estrutura de lazer; acomodações confortáveis e bem equipadas; um grande número de atividades voltadas ao entretenimento (seja para adultos ou para crianças); mas o seu grande destaque, certamente, se encontra na gastronomia. Seja o serviço de buffet ou o restaurante a La Carte, as preparações são cuidadosas, saborosas e agradam.
O hotel é indicado para viagens em família (incluindo crianças), a dois e abriga muito bem também eventos corporativos.
- Outras informações
– Localização: Parque Dr. Otávio de Moura Andrade, s/n – CEP 13525-000 – Águas de São Pedro – SP – Brasil.
– Tel.: +55 (19) 3482-7600.
– Você pode reservar este hotel diretamente pelo Booking!
– Central de Reservas: 0800 7700 790.
– Site oficial: http://www.grandehotelsenac.com.br/
- Agradecimentos:
Agradecemos ao Grande Hotel São Pedro pelo convite para conhecer suas instalações e a Mariana Belloti, da In Press, pela confiança em nosso trabalho.
Siga o Jeguiando nas redes sociais:
- Facebook: http://www.facebook.com/Jeguiando
- Instagram: http://instagram.com/jeguiando#
- Twitter: http://twitter.com/jeguiando
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Que hotel lindo! Quanto custa uma diária? Quanto deve ser para passar um fim de semana por lá?
Abs, Val.
Olá, Valéria. Tudo bem?
Valéria, você pode cotar as diárias diretamente no site do Grande Hotel ou utilizar algum buscar.
Pelo booking, há diárias a partir de R$ 650,00. =)
http://www.booking.com/hotel/br/grande-sapso-pedro.en-gb.html?aid=363622;label=banner_320_50;sid=abc7652283e544226065842d1dd7535f;dcid=1
O hotel é muito bom! Vale a pena passar pelo menos um fim de semana por lá. =)
Grande abraço,
Jana.
Wow… Que hotel eim!!!!
Além de lindo parece ter um preço legal.
É um ótimo hotel, sim! A gastronomia é fantástica! Indicamos de olhos fechados! =D
Grande abraço,
Jana.