No período de 3 a 7 de dezembro, o Jeguiando arrumou suas malas e rumou para Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia, na conhecida Costa do Cacau. Imortalizado em alguns dos mais importantes romances do escritor baiano Jorge Amado, como Gabriela, cravo e canela, Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus e Tocaia Grande, esse imperdível destino histórico resguarda em suas paragens não só a memória de um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, como também praias paradisíacas, cenários deslumbrantes, histórias interessantes e a tradição de produzir chocolates saborosos. E, para dar início à nossa série de posts sobre Ilhéus e seus arredores, hoje vamos falar sobre nosso anfitrião e nossa hospedagem na terra de Gabriela: o Cana Brava Resort.
- Cana Brava Resort: Resort all inclusive em Ilhéus, Bahia
Localizado no distrito de Olivença, a apenas 20 km do centro de Ilhéus (cerca de 25 minutos do centro e a trinta minutos de carro do Aeroporto de Ilhéus), o Cana Brava Resort já soma aproximadamente trinta anos de história, muitos hóspedes e diversos verões. Com 188 acomodações, que englobam 94 apartamentos do tipo Luxo, 54 chalés Standard, 24 chalés Master e quatro suítes presidenciais (todos equipados com ar condicionado, cofre individual, frigobar, TV a cabo, telefone e varanda com rede), e com capacidade para acomodar até quatro pessoas (em cada acomodação), o resort all inclusive foi construído em uma área de 70 mil m², completamente conectado à praia e rodeado por coqueirais.
Voltado principalmente para o público familiar e com tarifas competitivas, o empreendimento é uma opção econômica para quem está buscando um resort que caiba no bolso para curtir as férias no sul da Bahia. E, para quem viaja com filhos, o hotel não cobra a estadia para famílias com até duas crianças entre 0 a 12 anos (desde que acompanhadas pelos pais e hospedadas na mesma acomodação).
>> Estrutura
O Cana Brava Resort conta com uma recepção (para onde os hóspedes devem se encaminhar para realizar o check-in e receber a pulseirinha para ter acesso às dependências e aos serviços do resort); quiosque para contratação de passeios (os passeios são operados pela Er Tour); duas piscinas (uma mais voltada para adultos e outra com perfil misto, que atende tanto crianças como adultos); dois restaurantes (o Restaurante Encontro das Águas, onde são feitas as principais refeições, e o Restaurante da Praia, onde são servidos petiscos e o café da tarde); três bares de piscina; estrutura de praia; lago de águas ferruginosas (onde é possível se banhar); cinco salões para convenções (que recebem eventos sociais e corporativos); duas quadras de tênis; campo de futebol; quadra de volêi de praia; fitness center; sala de massagem; sauna; salão de jogos; parque infantil e Copa Baby.
- Estrutura para eventos sociais e corporativos
Além da estrutura voltada para o turismo de lazer, o Cana Brava Resort ainda conta com o Cana Brava Convention Center, voltado para eventos corporativos e sociais. O local é composto por cinco salas e engloba o Salão Jorge Amado (com capacidade para acomodar até seiscentas pessoas em auditório); o Salão Gabriela (com capacidade para acomodar até duzentas pessoas); e os salões Senzala, Nacib e Tieta (com capacidade para acomodar até quarenta pessoas em auditório).
- Estrutura para quem viaja com filhos pequenos
Além de monitores voltados para animar a garotada, o resort oferece parque infantil e Copa Baby para que os pais possam preparar papinhas e outros alimentos para os pequenos. Os insumos e os utensílios estão à disposição 24 horas.
- Acomodações
Com quase trinta anos de história, o Cana Brava Resort tem passado por diversas ampliações e reformas para melhor atender aos hóspedes (novos ou antigos). Entre as reformas e reformulações, o empreendimento passou a funcionar no sistema all inclusive (acrescentando gratuitamente bebidas, alcoólicas e não alcoólicas à diária, além de lanches e petiscos variados) e ampliou seu número de acomodações. Atualmente, além dos tradicionais chalés, localizados próximo ao restaurante principal, à piscina e à praia, uma nova edificação, situada praticamente ao lado da recepção, oferece acomodações modernas, com uma vista privilegiada da praia ligada ao resort.
Atualmente, o resort reúne ao todo 188 acomodações* em seu território, englobando 94 apartamentos do tipo Luxo, 54 chalés Standard, 24 chalés Master e quatro suítes presidenciais (todos equipados com ar condicionado, cofre individual, frigobar, TV a cabo, telefone e varanda com rede). Em nossa estadia, ficamos hospedados no chalé 22 do Cana Brava Resort, um chalé master, equipado com uma cama de casal, uma cama de solteiro, sofá reversível para cama, frigobar, TV a cabo, telefone, varanda e rede. Nosso chalé tinha uma vista privilegiada para o rio de águas ferruginosas, que corta a propriedade, e estava a poucos passos da piscina e do restaurante principal.
Sobre os demais tipos de acomodações, leia abaixo o descritivo do resort:
O chalé Standard fica localizado em alamedas próximas às áreas comuns (restaurantes, piscina central, salão de jogos etc.). São acomodações individuais, tipo casinhas, que podem ser conjugadas caso haja necessidade. Essa acomodação comporta até dois adultos e uma criança.
Já o apartamento luxo possui espaço físico maior e está localizado em frente a um lindo coqueiral, próximo à nova piscina, à quadra de tênis e ao fitness center. Essa acomodação comporta até três adultos e uma criança ou dois adultos e duas crianças.
(*): Para quem viaja com filhos, o resort não cobra a diária até duas crianças (de 0 a 12 anos), desde que acompanhadas pelos pais e hospedadas na mesma acomodação.
- Áreas de lazer e atividades de entretenimento
Como citei anteriormente, o Cana Brava Resort possui um perfil bastante voltado para quem viaja em família e conta com atividades direcionadas tanto para adultos como para crianças. Durante nossa estadia, por exemplo, assistimos a aulas de dança (que acontecem em uma espécie de palco, localizado próximo à piscina), concurso de caipirinha e lual com dança Afro, maculelê e capoeira. Por lá, ainda acontecem apresentações circenses, shows ao vivo de comédia e música, noites temáticas, caminhadas na praia, hidroginástica, bingos e gincanas. Para crianças, os monitores desenvolvem brincadeiras pelo resort, atividades na piscina, no parque infantil e animam os pequenos até a noite. A criançada ainda contará, dentro de pouco tempo, com a Casa da Criança (em construção no momento) para seu lazer e entretenimento.
O Cana Brava Resort conta com duas piscinas* (uma mais voltada para adultos e outra com perfil misto, com bar molhado e toboágua); fitness center; sauna; salão de jogos; parque infantil; casa da criança (em construção); e a praia conectada ao resort (de onde é possível assistir a um belíssimo pôr do sol).
(*): As piscinas fecham por volta das 17h00.
Para os hóspedes que querem aproveitar a estrutura do resort, mas que também desejem conhecer Ilhéus, seus arredores e outros destinos relativamente próximos do sul da Bahia, o Cana Brava conta com o suporte da Er Tour, agência que não só opera o transfer do aeroporto para o hotel (ao custo de R$ 95,00 por pessoa; R$ 47,50 por criança, de 6 a 12 anos), como os seguintes passeios: City Tour por Ilhéus; Itacaré; Cachoeira de Tijuípe; Morro de São Paulo; Passeio das Ilhas; Península de Maraú (destino sobre o qual já escrevemos bastante); Canavieiras; tour de praias e Fazenda de Cacau etc.
Para os viajantes mais aventureiros e de perfil mais independente, é possível também alugar um carro para visitar os destinos mais próximos (alugamos um carro na Fonseca Rent a Car para conhecermos Itacaré e o atendimento foi fantástico. Serviço recomendadíssimo).
Aos hóspedes que não abrem mão dos cuidados com o corpo, o resort oferece ainda serviço terceirizado de massoterapia (cobrado à parte), que engloba uma série de tratamentos estéticos e terapias, como: terapia das peras quentes; ayurvédica; shiatsu; tui ná; drenagem modeladora; reflexologia; limpeza de pele; depilação; tratamento terapêutico com gengibre e moxabustão; banhos aromáticos; esfoliação corporal e banho de lua. Das 8h00 às 19h00 (agendamento na recepção ou diretamente no quiosque).
- Gastronomia e sistema all inclusive
O Cana Brava Resort funciona no sistema all inclusive, ou seja, além das principais refeições já estarem inclusas na diária (café da manhã, almoço e jantar), o empreendimento acrescentou bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), buffet de petiscos, café da tarde, crepes, pizzas, tapioca, acarajé ao seu pacote.
Como funciona o all inclusive no Cana Brava:
>> O frigobar é abastecido diariamente com água e refrigerantes (não há bebidas alcoólicas nos quartos);
>> As bebidas alcoólicas e não alcoólicas inclusas no pacote são: cerveja, refrigerante, água mineral, suco, água de coco, coquetel, whisky 8 anos, vodka, Campari, Martini, Bacardi, licores, cachaça, drinks, batidas e roskas. Espumante, vinhos brancos e tintos nacionais também estão inclusos, mas só poderão ser consumidos no Restaurante Encontro das Águas e nas refeições principais (almoço e jantar);
>> A Copa Baby funciona 24 horas e conta com estrutura e insumos à disposição para o preparo de alimentos para bebês.
O Cana Brava Resort trabalha com dois restaurantes principais: o Encontro das Águas (um restaurante buffet, onde são servidas as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar –) e o Restaurante da Praia, onde funciona uma estação de crepes, pizzas e massas e onde é servido um buffet de petiscos variados e o café da tarde.
O resort ainda conta com um quiosque, onde são preparados e servidos acarajés e tapiocas, um bar molhado e três bares de piscina. Uns preparam drinks mais elaborados e outros servem bebidas mais simples, como cervejas, refrigerantes, água e caipirinha.
Como parte da programação de atividades voltadas para adultos, o resort oferece almoços e jantares temáticos, como a feijoada aos sábados, embalada por um grupo de Chorinho, e as noites Afro, que contam com a presença de uma baiana caracterizada, servindo acarajés, e com um cardápio baianíssimo, englobando caruru, vatapá, xinxim de galinha, feijão fradinho com camarão e farofa de dendê.
- E para curtir a noite no resort…
O Cana Brava Resort não é um resort indicado para quem curte altas baladas e badalações. É um resort voltado para quem quer descansar e se divertir com a família, curtir as paisagens, tomar banhos de mar, bebericar, assistir ao pôr do sol, namorar olhando as estrelas. À noite, rola show ao vivo no restaurante, lual no Restaurante da Praia e bingo. O bar fecha às 22 horas, e as famílias geralmente se recolhem neste horário ou ficam nas varandinhas dos chalés curtindo a noite, batendo papo, se balançando na rede. Se este é o seu perfil, certamente o Cana Brava é o seu resort. #FicaADica
Serviço:
– Localização: Rodovia Ilhéus, Canavieiras, Km 24 – Olivença – Ilhéus – BA.
– Tel.: (73) 3269-8000
– Whatsapp: (73) 9945-8276
– Site oficial: http://canabravaresort.com.br/
– Check-in: 14 horas/ Check-out: 12 horas
– Serviço de transfer: O serviço de transfer deve ser agendado com o departamento de reservas com no mínimo 48 horas de antecendência. O valor é de R$ 95,00 por adulto e R$ 47,50 para crianças de 6 a 12 anos (transfer grátis para crianças de 0 a 5 anos).
– Táxi: Para quem não quiser contratar o transfer, o preço do táxi para o Cana Brava Resort fica R$ 70,00.
Outras informações:
– Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Ilhéus (localizado a 30 minutos do resort).
– Contratação de passeios: http://www.ertour.com.br/
– Aluguel de carro: http://www.fonsecarentacar.com.br/ (Recomendamos!)
O Jeguiando viajou à convite do Cana Brava All Inclusive Resort.
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Achei o resort lindo, mas vale a pena ficar nele tendo outras coisas a fazer perto de Ilhéus? É melhor ficar num resort ou em uma pousada?
por favor, pode falar um pouco sobre a praia do resort.
para mim esse é um ponto decisivo para escolhermos onde ficar, mas quase não tenho encontrado comentários sobre a praia do canabrava. É adequada para crianças e terceira idade?
Carolina, de fato não nos dedicamos a areia tanto quanto nos dedicamos a infraestrutura dentro do hotel. A praia tem uma areia bem firme e por conta dos rios que desaguam nela, tem uma coloração ferruginosa, o que não significa que seja suja, apenas tem uma cor mais parecida com aquelas que temos aqui no litoral sul paulista.
Não há barracas e quiosques, o que não é um problema, já que é só voltar para o resort e se reabastecer :D.
Dependendo do horário, você terá a praia mais tranquila, basta ficar de olho na maré, ok?
Você se recordaria ou saberia me informar quais o espumante e vinhos são servidos? É apenas uma marca ou existem opções para se escolher? Muito obrigada
Oi Tatiana, posso estar enganado mas me recordo apenas da Salton. Não me recordo se há variedade de opções. Vale consultar o hotel para 100% de precisão, ok?
Foi comentado que existe a opção de táxi para traslado hotel aeroporto.
Gostaria de saber se é necessário fazer algum agendamento com o serviço de táxi?
Qual o valor aproximado para o transporte hotel/aeroporto?
O hotel fornece o numero de pessoas que fazem o serviço, no caso em questão táxi?
Basta desembarcar e apanhar o primeiro táxi?
Saberia informar se o transporte já tem um valor fixo?
Agradeço a atenção.
Oi Emerson, há grande oferta de taxis no aeroporto mesmo. Há ainda a opção de pegar vans, creio que sejam mais econômicos. Não tenho o valor exato do transporte mas pode consultar em http://www.canabravaresort.com.br/o-que-fazer/passeios-e-transfer.html
[…] Cana Brava Resort (Review): http://jeguiando.com/2014/12/24/cana-brava-resort-all-inclusive-ilheus-bahia/ […]
Olá a todos.
Será que alguem pode me atualizar sobre o Resort Cana Brava. Espero ir ate lá em novembro de 2020. Gostaria de saber como andam as coisas por la.
Obrigada