Destino que um dia encantou a atriz francesa Brigitte Bardot atravessa o tempo encantando novas gerações – falo de Búzios, balneário localizado no estado do Rio de Janeiro e que, por sua atmosfera vibrante e belas paisagens naturais, ganhou a alcunha de St Tropez brasileira, atraindo, todos os anos, visitantes de várias partes do mundo e do país interessados em descobrir que encantos são esses que a cidade reserva a ponto de ter sido imortalizada na biografia de um dos ícones da beleza do cinema francês.
Com uma baía banhada por águas de vários tons de verde; encostas pontuadas por vegetação e cantinhos aconchegantes; praias de diversos perfis – ideais para praticar surf, para receber famílias ou para relaxar –; e contando com o clima fervilhante da Rua das Pedras à noite, Búzios é um destino para quem quer relaxar, mas tendo sempre a opção de cair na balada.
Depois de imortalizada por Bardot, a vila de pescadores foi ganhando a estrutura de um destino litorâneo badalado, com a chegada de bons restaurantes, bares e lojas de grife famosas, mas sempre mantendo o clima de tranquilidade que lhe é tão característico. Bons restaurantes, inclusive, continuam chegando à região, o que mostra que o destino continua atraente, mesmo tendo passado mais de quatro décadas depois da primeira visita de Brigitte Bardot. Na ocasião de nossa visita a Búzios, tivemos a oportunidade de conhecer mais um bom restaurante que passa a compôr o vasto leque opcional da cidade: o restaurante japonês Moshi Moshi, localizado no Blue Tree Park Resort.
- Restaurante Moshi Moshi – Jantar performático em Búzios
Poucas opções combinam tão bem com o clima litorâneo quanto as oferecidas pela gastronomia japonesa. Pensando nisso, o Blue Tree Park Resort resolveu abrir o restaurante Moshi Moshi em sua propriedade, para oferecer uma opção leve e sofisticada aos seus hóspedes e ao público externo. O restaurante é uma opção principalmente para os hóspedes do complexo, quando estes desejarem variar os menus, sem ter que se deslocar até o centro da cidade. Nada mais conveniente do que um restaurante de excelente qualidade, ambiente encantador e dentro da infraestrutura do hotel onde você já está hospedado. No entanto, como foi dito anteriormente, o restaurante passou a ser uma opção na região para o público externo, que deseja jantar em um bom restaurante de culinária japonesa.
Conveniências à parte, o Moshi Moshi agrada principalmente pela experiência oferecida àqueles que desejam assistir e aproveitar um jantar show preparado com maestria pela equipe que comanda a operação da casa. Sua culinária é realmente notável e, mais que isso, memorável. A experiência gastronômica da noite em que visitamos o local foi comandada pelo Chef Sérgio, um jovem ludovicense cheio de talento e que se dedica a trazer a gastronomia japonesa aos hóspedes do Blue Tree Park Resort de Búzios. Mais do que um jantar, o cliente pode se preparar para assistir a um verdadeiro show gastronômico e ainda sair com aquela típica satisfação que acompanha os fãs da “boa mesa” após uma excelente refeição.
- O jantar perfomático: uma experiência sensorial
As preparações da noite foram realizadas na chapa (teppan), em frente aos convidados, o que definitivamente garantiu um show para os sentidos. A visão foi agraciada com toda a pirotecnia e a beleza do fogo; a audição foi aguçada pelos sons das espátulas contra a chapa, assim como o estalar dos alimentos crepitando sobre o fogo; e, finalmente, nosso olfato foi atingido em cheio pelos sutis aromas que emanavam durante o impecável trabalho do chef Sérgio.
- O ambiente
Para quem acredita que um espaço aconchegante e cuidadosamente decorado é parte de uma experiência gastronômica, pois também afeta positivamente os sentidos, o Moshi Moshi agrada aos olhos. Com capacidade para acomodar até 28 clientes, distribuídos entre os 4 teppans do salão – recebendo até sete clientes por bancada –, o restaurante é decorado com referências orientais, tanto em seus elementos decorativos, quanto em relação às cores e à presença de madeira nos ambientes.
A disposição das bancadas em volta dos teppans estimula tanto a conversa entre os participantes do jantar, como também valoriza o preparo do alimento a ser servido. Essa é justamente a proposta desse tipo de estabelecimento: proporcionar ao cliente a experiência de visualizar e participar como espectador da preparação de seu prato.
Por tratar-se de um restaurante onde as preparações são confeccionadas em meio ao salão, o espaço é muito bem preparado para tal, pois, sobre cada estação de cozimento, há exaustores que facilmente darão conta do recado, o que na prática significa que a probabilidade de você sair do restaurante defumado é mínima. 🙂 Alegria garantida aos clientes mais vaidosos e perfumados!
Para visualizar a dinâmica do restaurante, assista a um dos nossos vídeos curtos:
- O Jantar Show
Nada mais íntimo e pessoal do que estar frente a frente com o Chef responsável pela preparação dos pratos que depois você irá consumir. A experiência de participar de um Jantar Show traz consigo toda a responsabilidade de mostrar ao cliente que não há mágica em transformar ingredientes em pratos. Nesse processo de alquimia, vale a experiência do Chef em estimar os tempos de cozimento de cada um dos ingredientes, que demandam temperaturas diferentes e pontos distintos de cocção para serem finalmente servidos.
Como citei, o chef responsável pela nossa bancada foi o talentoso ludovicense Sérgio, que, em nossa chegada, nos informou que o cardápio da noite seria composto por risoto oriental – o Yakimeshi –, acompanhado de camarões, vegetais grelhados e com opções de salmão ou filét mignon.
Escolhidas as opções entre os participantes, o show teve seu início. Em uma breve demonstração de habilidades de malabares, as espátulas pareciam atender aos pensamentos do Chef, como se suas mãos fossem magnéticas.
Os ingredientes foram sendo enfileirados por ordem de preparo na chapa, como em um ballet. Em um passe de mágica e depois de alguns movimentos, arroz, ovos e todos os demais ingredientes foram se alinhando de maneira a formar um esboço do prato pronto, nos saudando com a imagem de um coração sobre o teppan. Depois disso, estava pronto o nosso Yakimeshi, que apenas aguardava para ser fracionado em cada uma das porções individuais.
A parte bonita do show ficou por conta da preparação das carnes e legumes, com línguas de fogo pairando sobre a chapa. As labaredas com suas emanações e luzes atraíam a atenção de todos, como uma hipnose coletiva. O cheiro dos ingredientes flambados simplesmente deixou o nosso grupo ansioso pelo momento mais esperado do jantar: a hora de COMER! 😀
Ao final do show, todos os presentes se entregaram ao momento mais esperado da noite. Durante o jantar propriamente dito, tivemos a oportunidade de confirmar o que todos os nossos sentidos já haviam adiantado. Tornei-me fã do trabalho realizado pelo jovem Chef Sérgio, que decidiu deixar sua cidade no Maranhão e veio para a região sudeste em busca de oportunidades de aperfeiçoamento de seu ofício!
Deixo o meu obrigado ao Chef pelo show e pela deliciosa refeição oferecida. Saiba que seus esforços surtiram efeito e nossa impressão sobre seu trabalho e o restaurante foram extremamente positivas!
- Moshi Moshi, uma opção saborosa de gastronomia japonesa em Búzios
Para quem estiver planejando passar as férias ou fins de semana em Búzios, o Moshi Moshi, localizado no Blue Tree Park Resort é uma opção interessante, leve e saborosa para o jantar. Como o local tem capacidade apenas para acomodar apenas 28 clientes por vez, é recomendável ligar antecipadamente para checar se não há necessidade de reservas.
- Outras informações sobre o Restaurante Moshi Moshi (no Blue Tree Park Búzios):
– Localização: Av. Tucuns, s/n, Praia de Tucuns – Armação de Búzios – RJ.
– Tel.: (22) 2633-6700.
– Site oficial: http://www.bluetree.com.br/hotel/blue-tree-park-buzios/
- Agradecimentos
A trupe (parcialmente) viajou para Armação de Búzios a convite da Blue Tree; Communica Brasil e TAM.
Conheça nossa Fanpage!
Siga a nossa trupe no Twitter
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Ótimo ambiente.. recomendo
Godoy, exatamente como disse. Quem visitou, com certeza adorou o ambiente intimista deste restaurante! 😀
Olá amigos, gostei muito da dica, amo comida japonesa, estamos indo passar o meu niver em Buzios no final deste mês, certamente vou anotar a dica! Abraçosss
Oi Kellen, belezinha? Olha até os não fãs ficaram de boca aberta (exceto na hora de mastigar). O capricho com o qual o jantar foi conduzido foi uma coisa de louco. Alquimia pura!