Chegamos à Pousada e Restaurante Dona Felicidade já com o fim do dia. O caminho, que levava à recepção, já se encontrava aceso, assim como os cantinhos ao ar livre. Mal estacionamos o carro e já fomos recepcionados pela dona da casa, Lurdinha, com um abraço e um “vamos entrar!”. Atravessando o jardim até chegar ao restaurante – onde paramos depois para um dedo de prosa -, fomos encontrando alguns hóspedes: uns deitados nas redes espalhadas pela propriedade, outros conversando ao ar livre. O clima? Caloroso e de profunda descontração, mesmo com o friozinho típico de Cunha, que nos convida, a todo tempo, a nos esconder debaixo das cobertas.
Enquanto engatávamos uma conversa com a Lu, alguns hóspedes iam chegando ao restaurante da pousada, mas não só para jantar – o que comumente é esperado -, mas, principalmente, para se reunirem e engatarem mais um dedo de prosa. A cena, pareceu-me, assemelhava-se à rotina de uma casa, onde quase todos se reúnem próximo à cozinha para fechar o dia, conversar e comer. Neste clima descontraído, neste clima de aconchego, que nossa segunda noite em Cunha teve seu início, entre o cheiro de terra e café passado na hora, debaixo de um céu profundamente estrelado e envoltos em muita prosa! =)
- Restaurante Dona Felicidade
Antes de chegarmos à Pousada e Restaurante Dona Felicidade, já havíamos escutado muito sobre um dos seus grandes atrativos: a comida mineira preparada e servida no fogão à lenha por Almiro, um dos proprietários da casa. Enquanto muitos restaurantes usam o fogão à lenha como um toque cenográfico para compor o ambiente, principalmente quando o mesmo se propõe a ser rústico, o fogão à lenha do restaurante da Dona Felicidade não é cenográfico. Ao contrário! É utilizado em diversos momentos do dia, seja para passar um café, seja para preparar um pão na chapa ou para a sua função principal: preparar o almoço e o jantar, servidos na casa, que atendem tanto aos hóspedes como ao público de fora.
Com foco, principalmente, na gastronomia mineira (com toque caipira), a comida servida no Restaurante Dona Felicidade faz jus à fama de ser um dos melhores da cidade, quando o assunto é comida mineira. Com uma grande variedade de preparações, o restaurante serve dos tradicionais pratos mineiros, como o Leitão à pururuca, panceta, torresminho, couve refogada, carne com legumes, purê de mandioca, carne seca na moranga – dentre outros -, como também sabores típicos da região, como a truta ao molho de shitake.
Seguindo a linha de sabores mineiros e regionais, na sobremesa, a dica fica por conta dos doces e compotas caseiros (como o doce de leite, acompanhado de uma fatia generosa de queijo minas) ou sorvete artesanal. Para beber, o restaurante serve de bebidas não alcoólicas, como sucos naturais, à alcoólicas, como destaque para a cerveja artesanal Wolkenburg, produzida em Cunha e só encontrada na cidade.
Além da comida saborosa, o Restaurante Dona Felicidade destaca-se ainda pelo aconchego de suas instalações. O restaurante, amplo e bem iluminado, traz uma decoração rústica, que lembra as casas de fazenda, objetos antigos, redes e vinis antigos, que, segundo a proprietária, foram presentes de muitos de seus hóspedes. Depois do almoço, clientes que não sejam hóspedes têm toda a liberdade de caminhar e descansar nas áreas comuns da propriedade, mostrando que um de seus diferenciais é a hospitalidade.
- A Pousada Dona Felicidade
Localizada entre montanhas e a 4 km do centro de Cunha, no caminho para algumas das principais cachoeiras da cidade, a Pousada Dona Felicidade encontra-se em uma área de 200.000 m², cercada de muito verde, onde o contato com a natureza, a vida ao ar livre e a tranquilidade fazem parte da rotina do empreendimento. Reunindo, ao todo, cinco chalés e uma casa com três suítes privativas – simples e aconchegantes -, a pousada é indicada para os viajantes que curtem um climinha de fazenda, uma rotina descontraída, leve e sem luxos.
– Acomodações
As acomodações estão divididas em Chalé Azaléia (dois quartos de casal no mezanino; na parte de baixo banheiro e sala); Chalé Hibisco (dois ambientes – sala e quarto -, ao lado dos lagos, com vista para montanhas); Chalé Felicidade (com duas suítes de casal grandes, divididas por uma ampla sala com TV, lareira, frigobar e varanda com vista para as montanhas); Chalé Primavera (acomoda até quatro pessoas confortavelmente e e equipado com cama Queen e varanda com vista para as montanhas); Chalé das Rosas (amplo, com cama Queen, de frente para os lagos e vista para as montanhas) e, por fim, as suítes, que são reunidas em uma casa no alto da montanha (três suítes independentes; acomodam de 2 a 5 pessoas; cercada por lagos, redários, fonte de água e jardins).
Pelo fato dos chalés serem especialmente amplos, a pousada recebe muito bem quem viaja em família; em grupos ou com filhos.
– Lazer
Dentre as atividades de lazer oferecidas pela pousada, algumas das principais são: cavalgada, pesca no lago e trilha. Ademais, o local conta com um amplo jardim para as crianças com playground; campo de futebol; fazendinha e muita área verde. Para relaxar, diversos redários encontram-se espalhados ao longo da propriedade.
– Fazendinha
Um dos lugares preferidos das crianças (e de adultos, como eu, que não podem ver um bichinho!), a fazendinha não é isolada do resto da propriedade, como comumente se vê. Ao contrário, os cercadinhos e viveiros são parte do jardim e localizam-se entre árvores frutíferas. Lá, é possível ver de pertinho ovelhas, perus, coelhos, além das galinhas, que cuidam da produção de ovos de quintal da pousada.
- Café da Manhã da Pousada e Restaurante Dona Felicidade
Seguindo a tradição do restaurante e de suas gostosuras, o café da manhã da Pousada e Restaurante Dona Felicidade é farto na medida certa. Pães, biscoitinhos, frios, frutas, sucos, queijos, bolos, mel, geleias, coalhada e ovos de quintal (produzidos na propriedade) compõem a primeira refeição do dia.
Um mimo oferecido aos hóspedes por Almiro, proprietário e chef da casa, é a preparação de pães na chapa diretamente no fogão à lenha. Com manteiga ou com uma fatia generosa de queijo Minas quente, os pãezinhos saem diretamente do fogão para o prato do hóspede, que começa o dia bem servido com preparações quentinhas para espantar o frio de Cunha!
- Eventos
Além de funcionar como pousada e restaurante (aberto ao público), a Pousada e Restaurante Dona Felicidade também promove eventos, que já fazem parte do seu calendário, como festas juninas, ceias de Natal e Réveillon. Recentemente, por exemplo, por conta dos festejos juninos e julinos, aconteceu mais um dos animados “arraiás” da Felicidade, que contou com a presença de hóspedes e de locais.
Se você é um viajante que curte lugares animados, receptivos e hospitaleiros, simples, mas aconchegantes, fica a dica para conhecer a Pousada Dona Felicidade! Mesmo que esteja em Cunha à passagem e que não tenha a necessidade de se hospedar, ao menos dê uma passadinha no restaurante da propriedade. Valerá certamente umas horinhas, pelo sabor da comida e pela receptividade do casal Almiro e Lurdinha e de seu filho Murilo. =)
- Outras informações
– Localização: Estrada da Catióca, Km 1, Cunha, SP.
– Tel.: (12) 3111-5188
– Informações: pousadadonafelicidade@uol.com.br
– Site oficial: http://www.pousadadonafelicidade.com.br/
– Não aceita animais.
- Agradecimentos
Agradecemos ao convite da AD Comunicação & Marketing e da Secretaria de Turismo de Cunha para retornar à cidade. Agradecemos à Lurdinha, Almiro e Murilo, da Pousada Dona Felicidade, pela hospedagem e pela receptividade.
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
[…] Chegamos à Pousada e Restaurante Dona Felicidade já com o fim do dia. O caminho, que levava à recepção, já se encontrava aceso, assim como os cantinhos ao ar livre. Mal estacionamos o carro e já fomos recepcionados pela dona da casa, Lurdinha, com um abraço e um “vamos entrar!”. Atravessando o jardim até chegar ao restaurante – onde paramos depois para um dedo de prosa -, fomos encontrando alguns hóspedes: uns deitados nas redes espalhadas pela propriedade, outros conversando ao ar livre. O clima? Caloroso e de profunda descontração, mesmo com o friozinho típico de Cunha, que nos convida, a todo tempo, a nos esconder debaixo das cobertas… para ler a reportagem completa no Blog Jeguiando, clique aqui. […]
[…] Chegamos à Pousada e Restaurante Dona Felicidade já com o fim do dia. O caminho, que levava à recepção, já se encontrava aceso, assim como os cantinhos ao ar livre. Mal estacionamos o carro e já fomos recepcionados pela dona da casa, Lurdinha, com um abraço e um “vamos entrar!”. Atravessando o jardim até chegar ao restaurante – onde paramos depois para um dedo de prosa -, fomos encontrando alguns hóspedes: uns deitados nas redes espalhadas pela propriedade, outros conversando ao ar livre. O clima? Caloroso e de profunda descontração, mesmo com o friozinho típico de Cunha, que nos convida, a todo tempo, a nos esconder debaixo das cobertas… para ler a reportagem completa no Blog Jeguiando, clique aqui. […]
favor informar disponibilidade e preços p/ 19/20 de outubro p/ grupo grande 10 ou mais casais
TEM VAGA PARA ENTRAR DIA 18 E SAIR DIA 19 SÃO 4 ADULTOS E UMA CRIANÇA DE 10 ANOS, PODEMOS FICAR JUNTOS NA ACOMADAÇÕES, QUAL SERIA O VALOR
Solange, entre em contato diretamente com a pousada. Os dados estão no tópico Outras Informações