Conhecer os mercados públicos das cidades é algo que sempre tento fazer durante uma viagem. Independente de suas dimensões ou da variedade de seus produtos, os mercados são interessantes principalmente por permitirem um contato mais próximo com a cultura local. É através deles que conhecemos, por exemplo, alguns produtos que fazem parte do cotidiano da região (frutas, hortaliças, carnes); alguns pratos típicos e até peças de artesanato produzidos por locais. Uma visita a um mercado sempre traduz um pouco a dinâmica da sua cidade.


  • Mercado Municipal de Punta Arenas, um bom lugar para comer
Mercado Municipal de Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de Punta Arenas. Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de Punta Arenas. Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

O Mercado Municipal de Punta Arenas é novo. Foi inaugurado em meados de 2010 em uma das principais avenidas da cidade – a Avenida Costanera -, praticamente em frente ao porto e com vista para o Estreito de Magalhães (no terceiro pavimento). O mercado basicamente é voltado para o comércio de frutas, verduras e hortaliças, pescados (que é um dos pontos fortes do mercado, devido à abundância de Trutas, Salmão e mariscos na região) e artesanto local (de lembrancinhas a peças de vestuário). No entanto, o principal atrativo do mercado para os visitantes são os restaurantes (pequenos e simples), onde é possível comer bem pagando um pouco menos, se considerarmos os outros restaurantes espalhados pela cidade.

Mercado Municipal de Punta Arenas. Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de Punta Arenas. Punta Arenas, Chile. Imagem: Janaína Calaça

  •  Almoçando na Cocineria Anita

Depois do city tour por Punta Arenas, decidimos procurar um lugar para almoçar (um lugar de preferência bom e barato), então nos indicaram o Mercado. Logo que chegamos, escolhemos ficar no terceiro pavimento (envidraçado e com vista para o Estreito de Magalhães), mas acabamos desisitindo pois o restaurante que havíamos escolhido não estava servindo empanadas no momento. Foi aí que, no segundo pavimento, paramos na Cocineria Anita (um restaurante simples, sem firulas, mas que servia tanto as empanadas quanto pratos com pescados e o melhor: aceitava dólares). Pois bem! Lá ficamos! Pedi uma empanada de carne ao forno, um salmão à milanesa com batatas fritas e um refrigerante (tudo deu 18 dólares). As porções são extremamente bem servidas e arrisco dizer que o meu prato, na verdade, serviria perfeitamente duas pessoas. Nossa escolha foi acertiva e, mais uma vez repito, continuo a acreditar que os mercados oferecem, na maioria das vezes, uma possibilidade de provar os sabores locais da forma que se apresenta no dia a dia: sem firulas, mas com a pitada e o tempero do cotidiano. 😉

Empanadas chilenas. Imagem: Janaína Calaça

Empanadas chilenas. Imagem: Janaína Calaça

Quer saber mais sobre a Patagônia Chilena e sobre o Chile em geral, acesse o site oficial do Turismo no Chile: http://www.chile.travel/ ou acompanhe as novidades através de sua fanpage: https://www.facebook.com/chiletravelguide

Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!

  • Agradecimentos

Ao Turismo Chile, ao Servicio Nacional de Turismo de la Región de Magallanes y Antártica Chilena e à Cámara de Empresarios de Turismo Austro Chile pela oportunidade de conhecer a incrível Patagônia Chilena; a Jorge Guazzini e Pía Moya pela confiança em meu trabalho e por todo suporte e um agradecimento especial à minha querida Mari Campos.

Salmão à milanesa e batatas fritas. Imagem: Janaína Calaça

Salmão à milanesa e batatas fritas. Imagem: Janaína Calaça

Para acompanhar nossa viagem à Patagônia Chilena, siga o Jeguiando nas redes sociais!

Conheça nossa Fanpage!

http://www.facebook.com/Jeguiando

 

Compartilhe...
13
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

6 Comentários

  1. Ei Jana,

    Também adoro mercados. Achei esse de Punta Arenas bem arrumadinho e bem novo. Legal demais!
    Fiquei com água na boca com essas empanadas. Hummmm!!!

    Beijos,
    Lillian.

  2. Ludmy disse:

    Concordo com você: Os mercados são uma ótima maneira de conhecer a gastronomia local. Esse mercado estava super arrumadinho! Dá pra ver que foi inaugurado recentemente. E essas empanadas… aiai!

  3. Nossa, Jana, que lugar lindo!!! E essa empanada, morri de fome aqui!!!


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares