Caros jeguiantes, entre os dias 25 e 31 de julho, a trupe do Jeguiando arrumou suas mochilas e cangalhas e partiu para uma fam trip em Bonito, a convite do Bonito Web e do Bonito Hostel. O Bonito Web, que cuida da divulgação do Recanto Ecológico do Rio da Prata e da Estância Mimosa, foi novamente nosso parceiro nesta viagem ao lado do Bonito Hostel – tocado por seu Luiz Octávio (que há anos reúne várias histórias sobre a cidade na cachola!) e tem em sua filha, Maria Laura Junqueira, uma das maiores entusiastas do hostel -, que já recebeu e recebe pessoas de todos os cantos do mundo, interessadas em descobrir o por quê de Bonito já ter sido citado mais de 9 vezes como o melhor destino de ecoturismo no Brasil.
- Vício da Gula, Bonito, MS – Lanchinhos tradicionais mesclados a sabores locais
Entre os passeios que ocupam, às vezes, um dia inteiro em Bonito e Jardim, entre as caminhadas pela cidadezinha, por suas ruas planas e entre seu povo acolhedor, o visitante geralmente busca um local para simplesmente se refrescar ou para fazer um lanche rápido, sem que necessariamente envolva refeições mais elaboradas. Bonito, apesar de pequena (com seus 18000 habitantes), possui opções para todos os gostos: desde lanchonetes, passando por pizzarias, sushi bar, até restaurantes dedicados a pratos regionais mais elaborados, como é o caso da Casa do João, com a sua famosa Traíra Vestida. Hoje, no entanto, falaremos de um lugarzin com uma trajetória bem bacana e especializado em lanches rápidos, mas com o diferencial de servir preparações utilizando produtos locais.
Dona Neila e Seu Mário – os proprietários do Vício da Gula – não são bonitenses. Eles, assim como muitas famílias oriundas de Campo Grande e de outras cidades brasileiras, arrumaram suas malas para Bonito com o intuito de ganhar qualidade de vida e poder criar seus filhos em um local mais tranquilo, realidade bem distante da que é vista nas grandes cidades. Quando se mudaram para Bonito, Dona Neila e Seu Mário tiveram suas histórias alinhavadas à própria história da cidade, que na época, aos poucos, se estruturava para se tornar, mais tarde, o destino de ecoturismo mais visitado do Brasil. Na época em que os passeios ainda estavam se organizando e que não existiam receptivos, contando com o serviço de restaurantes, o casal encontrou na venda de kits de lanches uma forma de subsistência. Os turistas adquiriam os kits, contendo um sanduíche, uma fruta e um suco, e essa era a refeição servida nos passeios. Com a construção dos receptivos, o casal acabou tendo que reinventar o negócio e partiram para a venda de sanduíches em um carrinho nas ruas de Bonito, até que conseguiram, depois de alguns anos, abrir um endereço fixo, que hoje é o Vício da Gula.
Como muitos investem nos lanches tradicionais, o casal acabou tendo a ideia de abrir um negócio que mesclasse o tradicional com sabores locais, tornando assim o seu diferencial em relação a outros estabelecimentos. Além de servir os sanduíches, milkshakes e doces já manjados, o cardápio do Vício da Gula ousou quando lançou o X-Jacaré (um cheeseburguer recheado com hámburguer confeccionado com carne de jacaré – eleito o prato típico de Bonito). Ainda no campo das experimentações, o casal lançou também o Milkshake de Guavira, fruta típica do cerrado, muito utilizada na cidade no preparo de doces e sucos. Acabou que o X-Jacaré e o Milkshake de Guavira se tornaram a casadinha da lanchonete e uma das pedidas imperdíveis de quem procura um lanchinho rápido no fim da tarde ou à noite principalmente.
Além dos sanduíches e milkshakes, o Vício da Gula também passou a se destacar pelos seus doces finos, que também mesclam os sabores tradicionais (como recheio de coco e chocolate) aos sabores exóticos do cerrado, como bombons de guavira e jaracatiá. No fim das contas, o local agrada tanto às pessoas que buscam sabores conhecidos e não querem se arriscar a provar coisas novas, quanto às pessoas que acreditam que viajar também envolve experimentações gastronômicas. #ficaadica
- Outras informações:
– Endereço: Cel. Pilad Rebuá, 1895. Bonito, MS.
– Telefone: (67) 3255-2041.
- Sobre a fam trip a Bonito:
– Agradecimento especial aos nossos anfitriões: Bonito Web (especialmente a Carina Freitas), Bonito Hostel (Seu Luiz Octávio, Maria Laura Junqueira e a toda a equipe que nos acompanhou durante nossos dias de estadia).
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca