Festivais de Inverno pelo Brasil


Caros jeguiantes, para espantar o frio, nada como cultura e calor humano! Entre os meses de junho a agosto, acontecem, em diversas cidades do Brasil, festivais de inverno, que envolvem uma vasta programação cultural, geralmente gratuita, que traz música, teatro, literatura, gastronomia, etc., para quem esteja disposto a vestir um casaquinho quente e se mandar para curtir a festa. Os eventos, em sua maioria, trazem artistas de projeção nacional para os seus palcos mesclando-os com artistas regionais. Para quem gosta de viajar e, de quebra, ainda quer acompanhar um evento como estes, segue a lista dos principais:

Festivais de inverno acontecem em várias cidades brasileiras, com uma vasta programação cultural para seus visitantes. Imagem: Erik Pzado

Festivais de inverno acontecem em várias cidades brasileiras, com uma vasta programação cultural para seus visitantes. Imagem: Erik Pzado

Junho:

  • Festival de Inverno Pedro II (PI) – Entre os dias 23 a 26 de junho, o evento aconteceu em Pedro II, cidade localizada a 200 km de Teresina, conhecida como a Suiça Piauiense e reuniu artistas como Edson Cordeiro, Vanessa da Matta, Nando Reis e artistas dedicados ao jazz e ao blues. Para se programar para o próximo ano, acesse o site oficial do evento.

Julho:

  • Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP) – Consolidado como um dos maiores festivais de música clássica da América Latina, o evento já soma 40 anos de história e acontece entre os dias 1 a 24 de julho, com apresentações concentradas, em sua maioria, em Campos do Jordão, mas também em São Paulo. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.
  • Festival de Inverno de Petrópolis (RJ) – Já em sua 11ª edição, o evento acontecerá este ano entre os dias 1 a 17 de julho e terá como atrações Otros Aires (Argentina), Zeca Baleiro, Yamandu Costa, orquestras, entre outros. Algumas atrações são gratuitas mediante a apresentação de 1 kg de alimento não perecível, porém outras são pagas. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.
  • Festival de Inverno Sesc Rio (RJ) – Entre os dias 8 a 31 de julho, quem estiver de passagem pelo Rio de Janeiro, além de aproveitar o Festival de Inverno de Petrópolis, ainda pode adicionar ao seu roteiro o festival que acontece em Teresópolis, que, este ano, conta com uma programação que envolve exposições, apresentações teatrais e de dança, shows e muito mais. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.

  • Festival de Inverno de Garanhuns (Pernambuco) – Um dos mais antigos e tradicionais festivais de inverno do Nordeste chega, este ano, à sua 21ª edição e acontecerá entre os dias 14 a 23 de julho, com uma programação que envolve shows de artistas nacionais, como Alceu Valença, Otto, Pato Fu, Seu Jorge, Nação Zumbi, apresentações teatrais, circenses, de dança, entre outras atrações. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.
  • Festival de Inverno de Paranapiacaba (Santo André, SP) – A simpática vila operária de Santo André, patrimônio histórico pela sua importância no ápice da indústria cafeeira, chega à sua 11ª edição e acontecerá entre os dias 16 a 31 de julho. Este ano, nomes como Pato Fu, Rita Ribeiro e Lenine estarão pelos palcos do evento. Chegue pelo menos com 1 hora de antecedência para garantir os convites. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.
  • Festival de Inverno de Bonito (MS) – Uma das cidades mais receptivas e ricas em belezas naturais também tem seu festival de inverno. Já em 12ª edição, o evento este ano acontecerá entre os dias 27 a 31 de julho (e nós, do Jeguiando, estaremos lá para acompanhar a festa!). Este ano, além das apresentações teatrais, dos saraus literários, das exposições, a cidade ainda receberá Falcão, do Rappa, Jota Quest, Ney Matogrosso, Almir Sater e muito mais em seus palcos. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.

Agosto:

  • Festival de Inverno Bahia 2011 (BA) – Já em sua 7ª edição, entre os dias 19 a 21 de agosto, o festival acontece em uma das cidades mais frias da Bahia, Vitória da Conquista, cujas temperaturas podem atingir 10ºC. Dentre as atrações deste ano estão: Vanessa da Mata, Ana Carolina, Cidade Negra, Nando Reis, Victor e Leo, etc. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento.
Festivais de inverno espalhados pelo Brasil animam os dias frios com vasta programação cultural. Imagem: Erik Pzado

Festivais de inverno espalhados pelo Brasil animam os dias frios com vasta programação cultural. Imagem: Erik Pzado

E então? Animaram-se? Resolvemos elencar alguns destes festivais para atiçar a curiosidade dos leitores, mas é importante salientar que não são só esses festivais que acontecem no Brasil. Caso conheça algum e queira compartilhar conosco, é só deixar seu comentário com a sua dica!

Siga-nos no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

12 Comentários

  1. Alessandro disse:

    Tem um muito bom também em Porto Alegre. A abertura é nesse domingo.

  2. Manumayah disse:

    Ai, flor…

    …vi a matéria no jeguiando e não poderia deixar passar isso em branco; por aqui onde moro também tem um festival de inverno “fuderoso” que reúne grandes nomes de nossa MPB, além de artistas da terra e atrações para @s mais diferenciad@s públicos/linguagens (música, teatro, circo, literatura, gastronomia, exposições, intervenções artísticas entre tantos outros segmentos…). São 10 dias de festival em vários pontos da cidade acontecendo ao mesmo tempo…

    XXI Festival de Inverno de Garanhuns/PE – Ano 2011

    Ó o link:

    http://www.fig.com.br

    Abraçares de Luz!

    Manú*** ^^)

    #prontofalei 😉

  3. bom a mais de 21 anos que acontece em garanhuns-pernambuco o FIG, FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS , COM VARIOS PALCOS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS DURANTE 10 DIAS A CIDADE E TOMADA POR TURISTAS, MAIS DE 500 MIL PESSOAS PASSAM PELA CIDADE DURANTE ESSES 10 DIAS DE FESTA.

    MANDO A PROGRAMAÇÃO DESSE ANO O FESTIVAL E DO DIA 13 A 22 DE JULHO

    PALCO GUADALAJARA
    Esplanada Guadalajara
    A partir das 21h

    14/07 – Quinta-feira
    – Lucyole Maranhão
    – Tributo a Lula Côrtes – Triângulo do Poder, Má Companhia e convidados
    – Geraldo Azevedo
    – Alceu Valença

    15/07 – Sexta-feira
    – Rogério e os Cabra
    – Pato Fu
    – Otto
    – Frejat
    – Nando Reis

    16/07 – Sábado
    – Muendas
    – Orquestra Contemporânea de Olinda
    – Orchestra Santa Massa
    – Bebel Gilberto
    – Gal Costa

    17/07 – Domingo
    – Mourinha do Forró
    – Bongar
    – Josildo Sá
    – Marina Lima

    18/07 – Segunda-feira
    – Paulinho Groove
    – Zé Cafofinho e Suas Correntes
    – Adilson Ramos
    – Fafá de Belém

    19/07 – Terça-feira
    – Banda Lux Time
    – Rogerman e Maestro Ademir Araújo
    – Spok Frevo Orquestra
    – Elba Ramalho

    20/07 – Quarta-feira
    – Lucas Notaro
    – Daúde e Nelson Sargento
    – Roberta Sá
    – Margareth Menezes

    21/07 – Quinta-feira
    – Karla Rafaella
    – Karina Buhr
    – Luiza Possi
    – Seu Jorge

    • Olá, Fernando! Td bem?

      Agradeço a divulgação da programação do Festival de Garanhuns. Como disse, é difícil mapear todos os festivais que acontecem no Brasil, por isso pedi a contribuição dos leitores para enriquecer o post. 😀

      Obrigada!

      Grande abraço,

      Jana.

      • sophia disse:

        olhe bem , eu conheço vários festivais pelo pais (trabalho com montagens de estruturas ) e posso dizer com total segurança que o festival de inverno de Garanhuns é o maior deles , o mais bem estruturado e o que apresenta maior diversidade artistica e cultural o desconhecimento de nós sul-sudestinos para com o restante do Pais é apenas mais um caso ignorância latente ou de preconceito incubado

        • Olá, Sophia. Td bem?

          Sophia, entendo perfeitamente seu posicionamento, mas, como citei no próprio post sobre os festivais, eu não teria como mapear todos os eventos deste tipo que acontecem no Brasil, por ser inviável. No próprio post também deixei claro que quem quisesse contribuir com o enriquecimento da matéria teria todo espaço aqui. Os comentários estão abertos justamente por essa razão: para que as pessoas possam ter a liberdade de tornar este um post colaborativo.

          Sou nordestina, nascida na Bahia e só moro em São Paulo há quatro anos, ou seja, não se trata de preconceito incubado, muito menos de ignorância latente. Minha grande preocupação, hoje, é divulgar o turismo nacional como um todo e não privilegiar uma região em relação à outra. O fato de ter citado alguns festivais não foi uma questão de privilegiar um e silenciar os outros. Como disse, o espaço para os leitores estava aberto o tempo inteiro para que este post fosse expandido.

          Farei um update do post, porque é importante que isso seja feito, mas acusar alguém de ignorante e preconceituosa, partindo de apenas uma perspectiva é bem complicado, hein?

          Abraços,

          Jana.

  4. Myriam Carvalho disse:

    Olá,

    Adoro os Festivais de Inverno.
    Um festival de Inverno que fui ano passado e que amei, foi o de Paranapiacaba, foi sem dúvidas, um dos melhores que já fui, e esse ano acho que vai tá melhor ainda.

    Bjos

  5. caetano morendi disse:

    Ola Janaina estine em bonito ah um mes com minha mulher e foi maravilhoso muito obrigada pelos tokes abraços!!

    • Oi, Caetano! Td bem?

      Bonito é uma cidade para a qual muita gente acaba querendo sempre voltar. Nós somos deste grupo de pessoas. Agora, no final de julho, voltaremos à cidade para fazer mais algumas matérias e ampliar as dicas. 😀 Que bom que gostou de nossos posts! Volte sempre!

      Beijão,

      Jana.

  6. caetano morendi disse:

    Janaina fui pra bonito ah um mes com minha mulher e foi maravilhoso!!
    muito obrigada pelos tokes abraços!!


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: