Kawiarnia Krakowiak – Doceria e casa de chá em Curitiba


Curitiba, no Paraná, é considerada uma das capitais brasileiras mais frias em termos climáticos. Para quem curte esse clima de cachecol, casacão e edredon, certamente deve curtir também um bom café, chocolate quente e bebidas que aqueçam o corpo no geral. Na primeira vez em que estive no destino paranaense, durante um passeio no Bosque do Papa, encontrei, meio escondidinha, uma simpática casa de chá ou doceria, que mais parecia ter sido tirada de uma dessas historinhas que envolvem bruxas taradas por doces, crianças perdidas em bosques e a insinuação de cenas toscas de canibalismo. Well, well, o bosque já estava lá ao lado, João e Maria poderiam ser Erik e eu… Só faltou a bruxa! Ou será que faltou mesmo?

Doceria Kawiarnia Krakowiak, especializada em gastronomia polonesa. Curitiba, Paraná. Imagem: Erik Pzado

Doceria Kawiarnia Krakowiak, Curitiba. Imagem: Erik Pzado

  • Kawiarnia Krakowiak – Casa de chá e gastronomia polonesa em Curitiba

Para quem não sabe, Curitiba, além de ser gelada pra dedéu, é uma cidade com forte influência cultural alemã, ucraniana e… tchan, tchan, tchan… polonesa! Neste passeio pelo bosque, enquanto o lobo mau não vinha, Erik e eu fizemos uma parada na Kawiarnia Krakowiak, uma casa de chá dedicada à gastronomia polonesa, que oferece, em seu cardápio, preparações doces e salgadas que traduzem a herança cultural polonesa na cidade paranaense.

Kawiarnia Krakowiak e seus "trocentos" objetos peculiares de decoração. Imagem: Erik Pzado

Kawiarnia Krakowiak e seus "trocentos" objetos peculiares de decoração. Imagem: Erik Pzado

Móveis e objetos de decoração antigos trazem aquele clima de casa de vó! Imagem: Erik Pzado

Móveis e objetos de decoração antigos trazem aquele clima de casa de vó! Imagem: Erik Pzado

A casa de chá, como dizem em minha terra, é miúda! É uma casinha de madeira, bem pequena, que, de tão pequena, fica aconchegante e na falta de calor… A proximidade das mesas providencia pelo menos calor humano! Brincadeiras à parte, a atmosfera da doceria é caseira. Parece casa de vó, com todos os seus paninhos, móveis e objetos antigos e pequenas tapeçarias. Incrivelmente, o local permanece exatamente como o conheci, há 3 anos, em minha primeira visita à cidade!

Erik Pzado e Jana Calaça curtindo um friozinho na Kawiarnia Krakowiak. Imagem: Erik Pzado

Erik Pzado e Jana Calaça curtindo um friozinho na Kawiarnia Krakowiak. Imagem: Erik Pzado

  • O que é servido na Kawiarnia Krakowiak?
Café e bebidas quentes ajudam a afastar o frio dos visitantes. Imagem: Erik Pzado

Café e bebidas quentes ajudam a afastar o frio dos visitantes. Imagem: Erik Pzado

Além de servir várias preparações doces e salgadas típicas da gastronomia polonesa, a Kawiarnia Krakowiak oferece também uma espécie de café colonial, que vem acompanhado de sequilhos, tortas, café, chá, chocolate quente, suco e outros doces. As porções são fartas e a qualidade dos itens vale a pena ser conferida. Provei, por exemplo, uma das melhores tortas de limão até hoje nesta simpática casa de chá. O local também serve almoço típico polonês, sopas, saladas, lanches etc.

Petit Gateau. Imagem: Erik Pzado

Petit Gateau. Imagem: Erik Pzado

Deixo apenas uma dica: como o local é pequeno, apesar de ter uma área externa, o quadro de funcionários também é bastante limitado, logo pode ser que você tenha que esperar um pouquinho para ser atendido ou aconteça de você ter que tomar sorvete com garfo, mas fora isso… Vale a pena conhecer o local! 😉 Divirtam-se!

Torta polonesa. Imagem: Erik Pzado

Torta polonesa. Imagem: Erik Pzado

  • Outras informações

Não esqueça de fazer uso do sistema de Jardineiras para conhecer a cidade! É barato e eficiente. Eu recomendo!

Endereço: Rua Wellington de Oliveira Vianna, 40. Bosque João Paulo II. Tels: (41) 3026-7462 e 9119-0119.

Horário de Funcionamento: Das 10:00 às 21:00 horas.

Siga-nos no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Lorena Grisi disse:

    Odeio passar em blogs que me deixam com inveja!! rs Não bastasse esses 2 blogueiros mostrarem lugares lindos, eles ainda ficam colocando fotos de comidas gostosas!!! #AchoInjusto!

    Beijos, queridos, saudade d’ocêis!

  2. moranguigo disse:

    hummm que delicia!~
    não vejo a hora de conhecer!!!


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: