Dia do Frevo


Caros jeguiantes, hoje, 9 de fevereiro, entre o colorido das sombrinhas, dos passos rápidos e vibrantes, se comemora o Dia do Frevo! A música e dança surgiram entre os finais do século XIX e o século XX, nas ruas de Pernambuco, e, desde então, acabou sendo incorporado como parte do imaginário popular do estado e de sua herança cultural. Segundo artigo publicado no Portal São Francisco, “a palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, dando origem a palavra frevo, que passou a designar: “Efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas como pelo Carnaval”, de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa””.

Jegueton dançando o frevo em Olinda. Imagem: Janaína Calaça.

O frevo possui duas vertentes: a da dança e a da música. O frevo-dança tem influência nos passos agéis da capoeira e a presença da sombrinha funcionaria como arma de defesa disfarçada, já que a capoeira era proibida na época, por se traduzir na resistência da população negra às condições a que era subjugada. As vestimentas são caracterizadas pelas cores fortes e vibrantes, que acabam por traduzir a energia contagiante da dança.

Todo turista que se preza paga mico e tira foto fingindo dançar frevo! Imagem: Fábio Brito (Arquivo Jeguiando)

O frevo-música, conhecido por sua vibração, está dividido em frevo de rua, frevo-canção e frevo de bloco (para saber mais, acesse o Portal São Francisco). O ritmo é tão marcante que atravessou o tempo e se mantém, até hoje, vivo nos carnavais pernambucanos e sempre figura em outros carnavais do Nordeste, como em Salvador, quando é entoado nos trios elétricos por artistas locais. A energia do frevo é sentida pelos foliões, que, mesmo quando cansados, arranjam força, alegria e disposição para arriscar uns passos, sacudir a sombrinha e fazer o colorido dos corpos enfeitar as ruas e os dias de Carnaval. Só para deixar um gostinho, deixo o Frevo de rua “Vassourinhas”, um dos mais conhecidos do cancioneiro popular pernambucano. Feliz Dia do Frevo!

Siga-nos no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by jana_calaca, Jegueton. Jegueton said: Dia do Frevo, hj, no @jeguiando! Vamos comemorar esta data tão importante para o imaginário popular brasileiro! http://bit.ly/f5jLdw […]


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: